Exposições: ALEX FLEMMING - O Mapa da Mina

No ano do bicentenário da independência, artista brasileiro radicado em Berlim questiona sistema de exploração das riquezas mineiras do Brasil

Dia 30 de julho, sábado, às 11h, acontece a abertura da exposição "ALEX FLEMMING: o Mapa da Mina", que a Mário tem a alegria de receber até 28 de agosto. Não é necessário se inscrever para o evento, que contará com a presença do artista.

A exposição é composta por uma série de obras feitas em chapas de madeira, recortadas no formato do mapa do Brasil e cravejadas de pedras nativas como topázios, opas, rubilitas e kunzitas. No ano do bicentenário da independência, tal cartografia carrega uma profunda potência estética e política. 

Com o trabalho, Flemming reflete sobre as riquezas geradas no solo do Brasil, suas formas de extração e a má distribuição de renda decorrente do processo. "Desde nossa colonização o extrativismo gera fortunas que vão para os bolsos de uma minoria, escancarando a desigualdade da população", afirma o artista. 

Ao trabalhar com o mapa do país, o artista também faz pensar sobre pertencimentos e deslocamentos. Residente na Alemanha desde 1991, o tema é especialmente caro a Flemming, brasileiro de origem. 

Artista multimídia, Alex Flemming transita pela pintura, gravura, instalação, desenho, colagem, escultura e fotografia, criando sobre "superfícies não tradicionais", como ele próprio define. Em mais de 40 anos de carreira, suas obras foram expostas em diversas instituições nacionais e internacionais e também foram tema de diversos livros.

É de sua autoria a obra no vidro da fachada da Biblioteca, composta por 16 retratos coloridos e instalada em 2016.