Slam da Guilhermina

Projeto vencedor do prêmio Jabuti acontece na Mário com poetas convidados

Slam da Guilhermina
26 de março, sábado
16h
Espaço Tula Pilar Ferreira


Criado em 2012, o coletivo Slam da Guilhermina realiza edições de slam de poesia toda última sexta-feira do mês. O evento costuma acontecer na praça da estação de metrô Guilhermina-Esperança, mas já passou por diversos outros bairros, cidades e até países, realizado em parceria com diversas instituições e eventos de cultura, como Sesc SP, FLIP-RJ e FLUP –RJ, Projeto Guri, entre outros. Em 2022, pelo Slam Interescolar SP, o projeto venceu o prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.

Em março, o Slam ocupa o Espaço Tula Pilar Ferreira da Mário. Participam do evento, aberto ao público, os integrantes do coletivo Emerson Alcalde, Cristina Assunção, Uilian Chapéu, Legant DJ PE, além de outros poetas convidados.

Slammer, escritor e ativista social, Emerson Alcalde é co-fundador do Slam da Guilhermin e slammaster de diversos eventos do gênero. Já se apresentou em vários países e foi vice-campeão da Copa do Mundo de Slam de Paris. É autor de diversos livros, como "Diário Bolivariano" (2019), "Nos Corre da Poesia – autobiografia de um slammer" (2022), e foi coordenador de cultura do CEU Três Pontes.

Cristina Assunção é mestre em História pela PUC -SP, professora, atriz e slammaster. É membra fundadora do Slam Guilhermina, que desde o início documenta e produz. Em 2011, dirigiu o documentário “Jardim Samara: História e Identidade” e lancóu o livro homônimo que retrata a história do bairro, com o apoio do Programa VAI. Atuou na peça “O Direito à Preguiça”, baseada na obra de Paul Lafarge, e atualmente atua na peça “Rolezinho”.

Uilian Chapéu é agitador cultural do Slam da Guilhermina e esteve à frente de diversos outros eventos do tipo, como o Slam Interescolar e o Slam SóFáLá. Nestes eventos, além de cuidar da produção, exerce a função de "matemático", sendo responsável pelo cálculo das notas dos participantes.

Formado em artes cênicas, Legant é artista-educador, ator, improvisador, slammer e performer. Professor de artes e responsável por diversas oficinas educacionais, é autor de vários zines de poesia e fundador da batalha de rap e coletivo Brasirima

Felipe da Silva Santos, o DJ Pê, é especialista em ritmos como rap, soul e funk, e produtor de diversos eventos musicais. Ministrou oficinas de DJ gratuitas, com destaque para a que ofereceu em 2007 para jovens da Fundação Casa do Belenzinho. É fundador do coletivo de Djs Equipe Line Master, com realiza eventos culturais na comunidade do Bairro de Ermelino Matarazzo.