Literatura na Mário: Cecília Meireles - 120 anos

Legado da autora de clássicos como "Romanceiro da Inconfidência" é discutido pelas poetas Júlia Hansen e Mariana Basílio

Cecília Meireles - 120 anos
15 de dezembro
quarta, 19h
Espaço Tula Pilar Ferreira

link para reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/literatura-na-mario:-cecilia-meireles---120-anos/1413610

Com este evento, a Mário celebra os 120 anos do nascimento de Cecília Meireles, uma das mais prolíficas e talentosas escritoras brasileiras. Sua poesia é tema de uma conversa entre as poetas contemporâneas Júlia de Carvalho Hansen e Mariana Basílio, que comentam também a influência da autora em seus próprios textos. Ao longo do evento, a atriz Luah Guimarãez costura os depoimentos com a leitura dramática de poemas selecionados da homenageada. A mediação fica por conta da jornalista Ana Paula Orlandi.

A homenagem inaugura o ciclo de eventos que a biblioteca prepara para o ano de 2022, quando se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna. Cecília Meireles, embora não tenha participado do evento, é um dos grandes nomes da chamada segunda geração modernista, dona de uma poesia intimista, reflexiva, e marcada pela religiosidade.

Nascida em 07 de novembro de 1901, além de poeta, cronista e escritora infanto-juvenil, foi artista visual, folclorista, dramaturga, crítica literária, professora, jornalista e tradutora de autores estrangeiros, como da britânica Virginia Woolf (1882-1941), do espanhol Federico García Lorca (1898-1936) e do indiano Rabindranath Tagore (1861-1941).

A primeira convidada do evento é a poeta e astróloga Júlia de Carvalho Hansen, formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em estudos portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. É autora de livros publicados no Brasil e em Portugal, sendo os mais recentes "Seiva veneno ou fruto" (2016) e "Romã" (2019), ambos lançados pela Chão da Feira, editora que integra ao lado de outras mulheres.

Ao seu lado vem a poeta, ensaísta e tradutora Mariana Basílio, mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mariana é autora de livros de poemas como “Sombras & Luzes” (2016) e “Tríptico Vital”, que recebeu destaque em importantes editais e prêmios. Em 2020, recebeu da Secretaria de Cultura Do Estado de São Paulo o “Prêmio Por Histórico de Realização Em Literatura”.

Luah Guimarãez, por sua vez, é atriz e provocadora cênica, formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela USP. É responsável pela Gaia Ciência Produções Artísticas, que realiza projetos artísticos e formativos em todo o país, além de ter fundado a mundana companhia. Em 2003, recebeu o Prêmio APCA pela atuação ao lado de Renato Borghi, Élcio Nogueira e Débora Duboc, e em 2003 ganhou o Prêmio Shell (2002) na categoria idealização e curadoria.

Mediadora da conversa, a jornalista Ana Paula Orlandi escreve sobre cultura e comportamento, e já colaborou para veículos como Folha de S. Paulo, Zum, Marie Claire e Tpm. Em 2020, escreveu para a revista Pesquisa FAPESP a reportagem “Muito além da poesia”, em que apresenta os muitos estudos acadêmicos que vêm revelando novas faces da produção de Cecília Meireles.