Literatura na Mário: Luto e escrita

Carla Rodrigues e Noemi Jaffe discutem as relações entre luto e literatura a partir de seus livros recém-lançados

Literatura na Mário: Luto e escrita
com Carla Rodrigues e Noemi Jaffe
mediação de Robson Viturino
6 de outubro
quarta, 19h

Hoje, às 19h, como parte do ciclo “Literatura na Mário”, acontece o evento “Luto e escrita”, em que a professora de filosofia Carla Rodrigues e a escritora Noemi Jaffe exploram as relações do luto com literatura e a escrita, a ética e a política. Ambas escreveram sobre luto em obras recentes: em “Lili – novela de um luto” (2021), Noemi relata os primeiros dias após a perda da mãe, sobrevivente do Holocausto; Carla, por sua vez, em “O luto entre clínica e política” (2021), discute a questão dentro pensamento de Judith Butler, que trata o luto como uma categoria, mais do que clínica, ético-política. A mediação é do jornalista e também escritor Robson Viturino.

Mestre e doutora em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Carla Rodrigues é professora da cadeira de ética no departamento de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do programa de pós-graduação em filosofia (IFCS/UFRJ), vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. Desenvolve o projeto "Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado" – do qual faz parte o livro “O luto entre clínica e política” (2021) e coordena o laboratório Filosofias do Tempo do Agora, que promove estudos na interseção entre filosofia e psicanálise.

Ao seu lado está Noemi Jaffe, mestra e doutora em teoria literária pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de literatura e escrita criativa, desde 2016 mantém – em parceria com Luciana Gerbovic e João Bandeira – o Centro Cultural Literário Escrevedeira, que organiza cursos e oficinas relacionados à escrita e à literatura. Noemi é autora, entre outros, de “A Verdadeira História do Alfabeto” (2012), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura, “O Que os Cegos Estão Sonhando?” (2012), “Não Está Mais Aqui Quem Falou” (2017) e “O Que Ela Sussurra” (2020). Além de escritora, atua como crítica literária, escrevendo com frequência para o caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, entre outros veículos.

O responsável pela mediação da conversa é Robson Vitorino, escritor e jornalista especializado na área de economia e negócios, e psicanalista em formação. Formado em jornalismo pela PUC – Campinas, Robson escreve perfis e reportagens para diversos veículos, entre os quais as revistas Época Negócios, Exame e Veja, recebendo em 2012 recebeu o Grande Prêmio de Reportagem da Editora Globo. Estreou na ficção com o romance “Do outro lado do rio” (2016) , finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.