Minha História: Jorge Viveiros de Castro

Fundador da editora 7letras conversa sobre a sua trajetória profissional

Minha história: Jorge Viveiros de Castro
07 de setembro de 2021

No episódio de hoje do ciclo “Minha História”, o convidado é Jorge Viveiros de Castro, fundador da editora 7letras, do Rio de Janeiro. O vídeo vai ao ar às 11h no Youtube da Mário.

Formado em jornalismo, Jorge trabalhou como livreiro antes de fundar a 7letras – inicialmente grafada Sette Letras – em 1993. A editora logo chamou a atenção no cenário literário pelos talentos que revelava. Entre aqueles que estrearam na 7letras, aparecem nomes como Carola Saavedra, João Paulo Cuenca, Julián Fuks, Marília Garcia, e muitos outros. Neste trabalho de garimpagem, edição e divulgação de novos autores, foram importantes as revistas literárias criadas e mantidas pela editora, entre elas a Inimigo Rumor, de poesia, e a Ficções, de prosa.

Desde sempre, a editora de Jorge também se destacou por publicar poesia, gênero com pouco apelo comercial, sendo pioneira na publicação de pequenas tiragens com acabamento profissional. Com o tempo, a 7letras, foi ampliando seu catálogo, que hoje conta com publicações acadêmicas em áreas diversas, com destaque para filosofia, história e ciências sociais.

Além de editor, Jorge é também escritor. É autor, entre outros, do juvenil “O melhor time do mundo” (2007), do romance “A invenção do amor” (2013), e do livro de contos “Shazam” (2012).