Exposição na Mário: Microcosmos, de Jorge Sato

Fotógrafo retrata objetos do cotidianos de modo inusitado em ensaio artístico feito durante a quarentena

A partir da próxima segunda, dia 20 de setembro, a Mário recebe a exposição “Microcosmos”, de Jorge Sato.

Desenvolvido no ano passado, no auge do isolamento, o ensaio fotográfico apresenta o universo interior do artista através de um olhar renovado sobre os objetos do cotidiano. Feitas com o auxílio de um tubo extensor e uma lente de macrofotografia, as imagens de Sato jogam com as escalas, fazendo associações inusitadas que aproximam o grande do pequeno e conferem sentido figurado a acontecimentos triviais.

Nessa releitura silenciosa e nostálgica da vida cotidiana, a Via Láctea pode ser vista dentro de uma xícara de café e as gotas do chuveiro formam uma pintura expressionista abstrata. Nas palavras de Sato, acostumado a fotografar na rua, de forma espontânea, o ensaio artístico busca conceder às pessoas um “respiro profundo” neste momento difícil em que vivemos, colocando-se como um “refúgio criativo” em meio à angústia e ao tédio.

A exposição ocupa o Espaço Tula Pilar Ferreira, o Hall da Consolação e a Sala de Estudos São Luis até o dia 20 de outubro, de segunda a sexta, das 9 às 17h. Não é necessário fazer agendamento e é permitida a entrada de até 6 (seis) pessoas por vez.