Minha história: Lua e Fatima Oliveira

Mãe e filha contam sobre o projeto "Biblioteca Mundo da Lua" neste episódio do "Minha história"

O “Minha História” de hoje recebe  a jovem Lua Oliveira – Raissa Luara Castro de Oliveira, por extenso – e sua mãe Fatima, fundadoras da biblioteca comunitária Mundo da Lua, localizada na Comunidade dos Tabajaras e Cabritos, no Rio de Janeiro. O episódio vai ao ar no Youtube da Mário hoje às 11h. O link de acesso fica na nossa bio. 

 
A ideia de montar uma biblioteca começou quando Lua, na época com 12 anos, foi à Bienal do Livro, em 2019, e se indignou com a quantidade de crianças de escolas públicas que não podiam comprar os livros que gostariam de ler. Então, pegando emprestado o celular de sua mãe, sem que ela soubesse, a garota fez um vídeo pedindo doações de livros que viralizou na internet. 
 
Em apenas quatro dias já tinham sido arrecadados 4 mil títulos e, no fim de agosto daquele ano, seria inaugurada a biblioteca Mundo da Lua. O espaço, aberto até o início da pandemia do coronavírus, contava com aulas de música, teatro, palhaçaria e artesanato. 
 
Além dessa empreitada, Lua criou, sempre acompanhada por Fatima, sua mãe e apoiadora, o Projeto Mundo da Lua, que até agora já ajudou a montar 22 salas de leituras em outras comunidades do Rio de Janeiro e mais outras tantas fora do estado. Atualmente, a dupla espera a abertura de mais quatro salas de leitura e de uma segunda biblioteca Mundo da Lua, dedicada exclusivamente às crianças.