Literatura na Mário: Leitoras de Virginia Woolf

Virginia Woolf é o tema desta mesa do ciclo "Leitura na Mário".

 

Literatura na Mário: Leitoras de Virginia Woolf
com Ana Carolina Mesquita e Carola Saavedra
mediação de Luana Chnaiderman
18 de agosto
quarta, 19h

 

Hoje, às 19h, vai ao ar mais um encontro do ciclo “Literatura na Mário”. Desta vez, a conversa gira em torno de Virginia Woolf (1882-1941), uma das mais importantes ficcionistas do século 20, autora de clássicos modernos como “Mrs. Dalloway” e “Rumo ao Farol”. Participam do evento a escritora Carola Saavedra e a tradutora e pesquisadora Ana Carolina Mesquita. As convidadas discutem as ressonâncias da obra de Woolf em seus próprios textos e trajetórias.

A mediação é da escritora e professora Luana Chnaiderman.

Ana Carolina Mesquita é doutora em teoria literária pela Universidade de São Paulo (USP), onde traduziu e analisou os diários que Virginia Woolf manteve ao longo de 44 anos, da adolescência aos dias que antecederam sua morte. Foi também pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, quando estudou o modernismo britânico. No meio editorial, Ana contribuiu com a publicação de dezenas de obras, como tradutora, produtora ou editora. Entre os autores que traduziu, destacam-se Joan Didion e Maya Angelou.

Ao seu lado está Carola Saavedra, doutora em literatura comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e autora de diversos romances, entre eles “Toda terça” (2007), “Paisagem com dromedário” (2010) e “Com armas sonolentas” (2018). Suas obras já foram traduzidas para outros idiomas e a escritora esteve entre os 20 selecionados da publicação de 2012 “Os melhores jovens autores brasileiros”, da revista Granta. Atualmente, Carola é professora e pesquisadora de literatura e estudos culturais no Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia, na Alemanha.

Na mediação do debate está Luana Chnaiderman, escritora e professora. Graduada e pós-graduada em letras pela USP, Luana dá aulas de Português no Colégio Equipe, em São Paulo, e também oferece oficinas de escrita literária. É autora dos livros “Minhocas” (2014), “Fuga”(2017) e “Os animais domésticos e outras receitas” (2018), semifinalista do Jabuti na categoria de contos.