Literatura na Mário: Afetos & internet

No “Literatura na Mário” deste dia 4, o tema são os afetos em tempos de hiper-conexão.

 Literatura na Mário: Afetos & internet

com Natália Borges Polessa e Natália Timerman
mediação de Tamy Ghannam
04 de agosto
quarta, 19h
 
Neste evento do ciclo “Literatura na Mário”, o tema são os afetos em tempos de hiper-conexão. Participam da conversa as escritoras Natália Borges Polesso e Natália Timerman, que abordam o assunto em seus últimos livros, lançados neste ano. A mediação fica por conta da pesquisadora Tamy Ghannam, do  canal Literatamy. O vídeo vai ao ar no Youtube da Mário, que pode ser acessado por meio do link disponível na nossa bio. 
 
No romance “Copo Vazio”, de Natália Timerman, Milena conhece Pedro em um aplicativo de relacionamentos e, depois de três meses de contato, sofre o que é hoje conhecido por “ghosting”. O termo é usado para definir um relacionamento encerrado de modo repentino e, geralmente, virtual, em que um dos parceiros simplesmente desaparece, sem deixar explicações. Em “Extinção das Abelhas”, Natália Borges Polesso conta a história de Regina, garota abandonada pela mãe e órfã do pai que decide vestir uma máscara de gorila e se tornar uma “camgirl”, isto é, uma modelo de webcam que se expõe na internet, – na maior parte das vezes fazendo shows em que realizam atividades sexuais – em troca de dinheiro ou atenção.
 
Natalia Borges Polesso, escritora e tradutora, é doutora em teoria da literatura pela PUC-RS. Natalia Timerman, além de escritora, é psiquiatra, mestre em psicologia. Atualmente cursa o doutorado em literatura na Universidade de São Paulo (USP).
 
Entre os livros publicados por Natalia Polesso, destacam-se o de contos Amora (2015), vencedor do Prêmio Jabuti, o de poesia “Pé atrás” (2018), e “Controle”, seu primeiro romance, vencedor dos prêmios Ages e Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Natalia Timmerman, por sua vez, além de “Copo Vazio”, é autora de “Desterros – histórias de um hospital-prisão”, em que conta sua longa experiência trabalhando no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário e da coletânea de contos “Rachaduras” (2019), finalista do Prêmio Jabuti.  
 
Quem completa a mesa é Tamy Ghannam, formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora de narrativas brasileiras contemporâneas. Desde 2015 é responsável pelo LiteraTamy, plataforma multimídia de crítica literária independente que produz resenhas, mediações e entrevistas com autores, editores e outros profissionais da literatura. Tamy também o perfil da Biblioteca Lygiana, que reúne conteúdos referentes à obra de Lygia Fagundes Telles.