A Mário no Google Arts & Culture

 Biblioteca Mário de Andrade e Google Cultural Institute colocam no ar 394 obras da Coleção de Artes e de Obras Raras


No mês de seu aniversário, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA), a segunda maior em acervo do país, comemora a digitalização de 639 obras de sua Coleção de Artes e de Obras Raras. Desse total, 394 peças encontram-se em domínio público e estão, a partir de hoje, disponíveis para consulta na plataforma do Google Arts & Culture.

A partir da parceria entre Biblioteca Mário de Andrade e Google Arts & Culture – plataforma do Google que disponibiliza acervos virtuais de mais de 2.000 museus e instituições culturais do mundo – foi realizado nos últimos anos um trabalho de digitalização de parte do acervo das coleções de Artes e Obras Raras.  O trabalho consistiu, portanto, na curadoria e
catalogação de cartazes, mapas e fotografias pelos bibliotecários e a digitalização desses materiais a partir do uso de equipamentos especiais disponibilizados pelo Google Arts & Culture.

As obras foram escolhidas levando em consideração seu estado físico e as técnicas disponíveis para digitalização. Como resultado deste trabalho os usuários terão acesso a obras que, até então, estavam restritas ao público, em especial aquelas que são integrantes do nosso acervo de Obras Raras.

Estão disponíveis para acesso online diversos tipos de materiais: Plantas e Mapas Manuscritos Originais do Brasil Colônia (1731-1803) / Coleção Pirajá da Silva; Mapas Antigos do Mundo: Europa, África e Ásia (1544-1822), publicados por quase 400 anos / Coleção Félix Pacheco; Mapas Antigos das Américas (1636-1879), publicados num período de 240 anos / Coleção Félix Pacheco; Mapas Antigos do Brasil, (1630-1883), dos períodos colonial e imperial, publicados em várias cidades da Europa, no Rio de Janeiro e em São Paulo / Barão Homem de Mello; Plantas e Mapas Antigos da cidade de São Paulo (1881- 1918), que retratam a evolução urbana na virada do século XIX para o XX; Fotos de São Paulo antigo (1894-1922) com vistas do centro de São Paulo, por Guilherme Gaensly (1843- 1928); Xilogravuras Japonesas, impressas no estilo ukiyo-e; Obras de artistas como Militão Azevedo (1837-1905), um dos mais importantes fotógrafos brasileiros da segunda metade do século XIX e Joaquín Torres García (1874-1949), pintor e desenhista uruguaio.

Essa é uma das etapas previstas no amplo programa para tornar cada vez mais disponíveis catálogos, acervos e serviços da Biblioteca Mário de Andrade. Inúmeras iniciativas e projetos estão sendo planejados para o centenário da instituição, em 2025.