Biblioteca Mário de Andrade

Reforma

O prédio da Biblioteca Municipal Mário de Andrade está sendo restaurado e modernizado. O projeto, orçado em R$ 16 milhões, é executado com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. As obras tiveram início em setembro de 2007 e a biblioteca está fechada ao público.

Segunda maior biblioteca do país, a Mário de Andrade vivia uma situação de extrema precariedade. Além da deterioração predial, uma série de fatores comprometiam o seu funcionamento adequado, como a falta de espaço para a guarda e atualização de seu acervo, deterioração da coleção geral de livros e periódicos, falta de funcionários etc.

A reforma contempla a recuperação estrutural do prédio, construído em 1942 e tombado pelo patrimônio histórico; a impermeabilização das lajes de cobertura, todas comprometidas; a recuperação da fachada e a modernização das instalações de infra-estrutura.

O projeto, do escritório de arquitetura Piratininga, prevê ainda o restauro do mobiliário original e a retirada das grades que hoje cercam a biblioteca. Uma intervenção externa, aprovada pelo Conpresp e o Condephat, está sendo realizada: uma passarela de vidro interligando a entrada da Av. São Luiz, acesso da futura biblioteca circulante, à entrada da Rua da Consolação,

Na antiga sala de leitura, Herculano de Freitas, está sendo instalada a biblioteca circulante, com capacidade para cerca de 60 mil volumes. Esta será a primeira parte da biblioteca a reabrir para o público, ainda antes do final da reforma predial.

No segundo andar da biblioteca estão sendo construídas, além de salas coletivas de estudos, 16 cabines individuais de pesquisa, a serem utilizadas mediante agendamento prévio.

O projeto prevê a utilização da torre de 22 andares para armazenamento exclusivo de livros. Haverá ampliação das áreas reservadas para a guarda de obras raras, livros de arte e multimeios.

A coleção de periódicos em depósito na BMA e a coleção de periódicos em depósito na Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro, assim como os laboratórios de encadernação, restauro e microfilmagem serão transferidas para o antigo prédio do IPESP, localizado na Rua Bráulio Gomes e cedido pelo Governo do Estado de São Paulo para servir de Anexo.

A Secretaria Municipal de Cultura já contratou a elaboração do projeto de Arquitetura para a adaptação do antigo prédio do IPESP. Os dois edifícios da Biblioteca Mário de Andrade serão interligados por um túnel.

O edital de licitação para contratação da obra da Biblioteca Mário de Andrade, publicado em junho de 2006, previu a entrega das propostas em 21 de agosto. Em 6 de julho do mesmo ano realizou-se reunião pública para o esclarecimento das especificações técnicas do projeto.

Além da restauração e modernização das instalações da BMA, forças-tarefas foram organizadas internamente e agora agem atualizando, higienizando e catalogando eletronicamente o acervo.