Indicações da equipe- Resenhas de Setembro

#Márioindica Manual prático de bons modos em livrarias, de Lilian Dorea

Livro sobre prateleira vinho com diversos outros livros ao fundo. A capa tem tons de rosa e laranja com ilustração de uma livraria com estantes, a da esquerda tem portas de vidro e a da direita não tem portas, no chão há tapetes nas cores branco e rosa. Do lado esquerdo há uma placa de fundo creme escrito em preto “Livraria da Hillé” e o título está na parte superior, em branco, sobre uma faixa na cor rosa.

 

 

 

 

 

 

"[Brás Cubas, Literatura Fantástica]
Freguês 1 (segurando um exemplar de Memórias Póstumas de Brás Cubas): Esse livro do Brás Cubas é bom?
...
Freguês 2: Sim, é muito, você nunca leu?
....
Freguês 1: Não, mas esse tal de Brás Cubas escreveu só esse livro?
Manual Prático de bons modos em livrarias: Machado de Assis me ligou ontem e disse adorar ser o autor mais lembrado pelos fregueses alucinados da livraria. Tâmo junto, Machadão, tâmo junto." (DOREA , 2013, p. 49)
Nascido em formato de blog, retrata as dores e delícias de uma atendente de livraria.
Sob a alcunha de Hillé Puonto (homenagem à Obscena Senhora D, de Hilda Hilst, a autora mostra o cotidiano do balcão de atendimento de uma livraria que poderia ser perfeitamente confundido com uma biblioteca.
Para rir e e fazer um exercício de empatia!

#Márioindica Acerto de Contas

Livro sobre superfície com tampa de vidro no qual, em seu interior, há um livro aberto, ao fundo, diversas estantes com livros. Capa do livro em destaque com várias imagens em formatos geométricos, com título no lado esquerdo superior, dentro de um retângulo, em fundo vermelho, com as letras na cor amarela e o subtítulo abaixo em azul. No quadro ao lado, há busto de homem que se assemelha a um investigador e um pelicano em fundo azul, abaixo, em fundo amarelo, um copo e, ao lado, um cigarro apagado, abaixo, em fundo vermelho, um revólver apontado para a esquerda em direção a uma mulher de biquíni amarelo e preto, que está em fundo azul e no quadro acima há uma digital, em fundo amarelo. No centro há um quadro com uma sirene, acima dos nomes dos autores e dos treze contos do livro, nas cores vermelha, amarela e azul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro reúne escritores latino-americanos em treze histórias sobre crimes, mistérios e assassinatos. O público leitor, de uma maneira selvagem e habilidosa, verá a nova literatura latino-americana com os escritores, veteranos ou estreantes, procurando sempre dosar os elementos de horror e suspense com a realidade dos onze países e das cidades onde se passam as “ocorrências”. Começando com um assassinato de uma famosa cantora peruana, passando pelo desaparecimento sombrio de um menino de rua até a narrativa de uma manifestação brasileira violenta, o livro circula nos becos e nos ricos lugares da América Latina.
Você terá em mãos um conjunto de contos brutos e de investigação, que são marcados pela variedade de estilos e a sensibilidade de combinar as histórias tradicionais dos países com os conflitos sociais e políticos dos tempos atuais.

#Márioindica Não era você que eu esperava, de Fabien Toulmé

Livro sobre prateleira cinza com outros livros ao fundo. A capa do livro tem fundo azul, com desenho de um homem em uma porta entreaberta, ele olha um berço, com penduricalhos, que está do lado direito. O nome do autor está na parte superior na cor azul, e o título abaixo, na cor branca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontramos uma narrativa sincera e de estranhezas na novela gráfica autobiográfica, de Fabien Toulmé. Os quadrinhos têm suas cores alternadas conforme a mudança de capítulos e, com traços singelos, o autor consegue demonstrar de forma delicada e brilhante as expressões humanas. Fabien conta sua história traçando partes específicas, começando por um episódio na infância que lhe causava estranhamento e como o ocorrido o acompanhou em sua fase adulta. Passa pelo casamento, as viagens constantes e o grande momento da gravidez de sua segunda filha. Toda expectativa criada, os planos, as sensações, e como a vida pode nos surpreender para o bem, conforme nos permitimos.
O mais bonito desta história não é desfecho dela, mas o caminho que ela percorre, o ponto alto é a forma honesta como tudo é colocado. Uma leitura que chega de mansinho e transborda nossas emoções.