FANZINES NAS ZONAS DE SAMPA

Oficinas de Histórias em Quadrinhos


FanZines nas Zonas de Sampa
Oficinas de histórias em quadrinhos

 
O projeto teve início em 2006 e logo agradou o público deixando claro que deveria ser ampliado. A iniciativa busca levar uma linguagem atraente que aproxima crianças, adolescentes, jovens e adultos da leitura.

As oficinas que são dividas em Histórias em Quadrinhos (iniciantes e avançado), Caricatura e Mangá, trabalham a clareza na produção do roteiro, o desenvolvimento e a articulação do texto escrito com o formato do desenho e coerência da HQ.

Com encontros semanais, duração de três meses e carga horária total de 48h, as aulas acontecem em diversas unidades da rede municipal de bibliotecas. Ao final dos módulos, cada participante recebe cópias dos fanzines de sua turma, podendo trocar com colegas de outras regiões, divulgando o próprio trabalho e acima de tudo a iniciativa.

Desde 2007 há grandes encontros com todos os envolvidos no projeto. Neste evento há a entrega de certificados, distribuição de fanzines de outras turmas, além de palestras com roteiristas, desenhistas e uma confraternização entre todos os presentes.
 

FanZines nas Zonas de Sampa

Com o intuito de facilitar a comunicação entre os participantes das oficinas e despertar o interesse pelo mundo dos HQs, o projeto conta com o blog FanZines nas Zonas de Sampa (http://hqzineszonas.blogspot.com).
 

Premio HQ


Em junho de 2012, o projeto da Coordenadoria de Bibliotecas “Fanzines nas Zonas de Sampa” ganhou na categoria “Grande Contribuição” no conceituado Prêmio HQMIX, considerado o Oscar dos Quadrinhos no Brasil.

A idade mínima para fazer parte das atividades é de 10 anos (para iniciantes) e 14 anos (para avançado), não há limite máximo de idade. Já passaram cerca de mil pessoas pelo programa e há as que se profissionalizaram e hoje atuam como quadrinistas e em áreas relacionadas.

Confira aqui alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos

Capa Fanzines

logo SMB