Dicas de Leitura - Meio ambiente em foco

Aproveite o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) para ler um pouco mais sobre o assunto!

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela ONU em 1972 com o intuito de aumentar a conscientização da população com relação às mudanças climáticas, às ações individuais e coletivas, ao consumo consciente e muito mais.

Nas Bibliotecas você encontra obras que explicam a situação ambiental do Brasil e do mundo e ainda dão algumas dicas do que podemos fazer para nos tornarmos mais sustentáveis.

Dicas de Leitura - Meio ambiente em foco


Evolução e biodiversidade, o que nós temos com isso?
Maria Elisa Marcondes Helene e Beatriz Marcondes
Utilizando o conceito de biodiversidade como fio condutor, este livro traça um perfil das perdas ambientais do planeta na atualidade. As autoras procuram esclarecer o papel da diversidade cultural humana na preservação da diversidade biológica e abordam os efeitos da agricultura moderna sobre a perda de diversidade e o papel das florestas como fornecedoras potenciais de medicamentos. Veremos por que o desaparecimento de uma espécie, mais do que constituir uma perda irreparável, é também um sinal indicador da destruição do próprio local em que essa espécie vive.
Biodiversidade - Conservação

Série: 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta
Siân Berry
A série ensina como as pessoas devem adaptar seus hábitos e o que devem mudar no comportamento para combater o aquecimento global e outros danos ao meio ambiente. Alguns títulos da série são:
Como consumir sem descuidar do meio ambiente
Este livro pretende ensinar como escolher produtos que agridem menos a natureza, como consumir sem desperdiçar e sem comprometer a qualidade e o custo dos produtos, e como ter uma atitude mais ecológica no supermercado e na hora de comprar presentes.
Proteção ambiental - Recursos naturais - Conservação - Natureza - Influência do homem - Educação ambiental - Ecologia humana
Como viajar sem prejudicar o meio ambiente
Antes de sair de férias ou de fazer uma viagem de fim de semana, o leitor poderá escolher entre alternativas mais econômicas de passeio, que além de gastar menos tempo e dinheiro, emitirão menos monóxido de carbono na atmosfera. O livro traz ainda sugestões de como comprar um carro ou utilizar um transporte público menos poluente.
Ecologia humana - Proteção ambiental - Meio ambiente - Educação ambiental
Como usar água e energia sem desperdício
Com ilustrações divertidas e texto bem-humorado, a autora ensina como reaproveitar a água do banho e da cozinha em outras partes da casa. A água cinza - como é conhecida a água que já foi utilizada em outro momento - pode ser reaproveitada na hora de regar o jardim, por exemplo.
Ecologia humana - Proteção ambiental - Meio ambiente - Educação ambiental - Áreas de conservação de recursos naturais
Como ter uma casa e um jardim mais ecológicos
O livro apresenta 50 sugestões para economizar água, energia e aproveitar ao máximo as possibilidades que o jardim de casa tem a oferecer. Ensina como preparar adubo orgânico, como cultivar plantas para atrair diversas espécies de pássaros e borboletas, como diminuir o impacto do lixo produzido em casa ao meio ambiente e como desperdiçar menos alimentos. Com o objetivo de reduzir os prejuízos ao homem e à natureza, a autora ensina como criar uma casa 100% ecológica com atitudes fáceis e acessíveis de serem colocadas em prática.
Proteção ambiental - Habitações (Construções) - Aspectos ambientais - Vida sustentável - Ecologia urbana (Sociologia)

40 contribuições pessoais para a sustentabilidade
Genebaldo Freire Dias
São 40 tópicos, de leitura leve e ilustrados, que semeam uma conscientização individual que estará na base de ações coletivas e eficazes. O pequeno livro se insere no embate entre as manifestações de degradação ambiental e a reação da espécie humana para contê-la ou evitá-la, com sugestões para ações pontuais, providenciais e realistas.
Educação ambiental - Proteção ambiental - Desenvolvimento sustentável

50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra
The Earth Works Group
Uma obra do The Earth Works Group, mostra passo o passo, como fazer a nossa para preservar o meio ambiente.
São dicas fáceis que todos devem aprender e praticar em seu dia-a-dia. A grande lição deste livro é a importância das pequenas atitudes para salvarmos animais, plantas, árvores e rios. Hoje não devemos mais fugir da missão possível, que não é só das crianças, mas de todos nós: a de preservar a natureza e o planeta em que vivemos. Os adultos de hoje têm muita dificuldade em superar nossos maus hábitos e acham difícil realizar até mesmo a mais simples das coisas. Reciclar, economizar água e energia, fazer uso comunitário do carro são hábitos simples, obviamente benéficos para a Terra. Mas, como não nos são familiares, lutamos contra eles. As crianças de hoje não se dão a esse luxo. Quando crescerem, tais pequenas coisas terão de ser habituais para elas, já que estarão lidando com questões muito importantes – e, tomara, as resolvendo – sobre as quais nós apenas conversamos: aquecimento global, poluição da água, chuva ácida, buraco na camada de ozônio, e assim por diante. 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar A Terra é, de fato, um livro sobre a entrega desse poder às nossas crianças. Neste exato momento corremos o risco de deixá-las crescer achando que os problemas ambientais com que nos defrontamos – e elas também – são grandes demais, difíceis demais e desesperadores demais para serem abordados. Não podemos deixar que isto aconteça!
Educação ambiental - Proteção ambiental - Literatura infantojuvenil - Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)

Links de interesse sobre o Meio Ambiente:
Wikipedia - Meio Ambiente - https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
Toda Matéria - Busca por Meio Ambiente - https://www.todamateria.com.br/?s=meio+ambiente

Veja aqui outras Dicas de Leitura.

Confira também as Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil: Vozes da Amazônia (novembro 2021), Vozes da Caatinga (janeiro 2022), Vozes do Cerrado (março 2022), Vozes da Mata Atlântica (junho 2022) e Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa (julho 2022).

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

____________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto (Meio Ambiente) para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.