Dicas de Leitura - Dia da Consciência Negra

As Dicas de Leitura do mês são em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. Selecionamos algumas obras disponíveis no acervo das bibliotecas que possibilitam uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.

Dicas de Leitura - Dia da Consciência Negra

Paulicéia Afro : lugares, histórias e pessoas - Regiane Augusto de Mattos
Paulicéia Afro – Lugares, Histórias e Pessoas: Revelar a São Paulo negra foi a motivação central para a elaboração deste livro. Ele pretende ser um instrumento para que os moradores e os visitantes da cidade se apropriem das instituições, lugares de memória, centros de referência e movimentos culturais que remetem à história e à cultura afro-brasileira em São Paulo.
Negros - São Paulo (SP)

Negritude: Usos e sentidos - Kabengele Munanga
O que significam a negritude e a identidade para as bases populares negras e para a militância do movimento negro? Por onde deve passar o discurso sobre essa identidade contrastiva do negro, cuja base seria a negritude? Passaria pela cor da pele e pelo corpo unicamente ou pela cultura e pela consciência do oprimido? A partir de questionamentos como esses, Kabengele Munanga debruça-se sobre a construção identitária do Brasil ao longo dos tempos, partindo do princípio de que o conceito de identidade recobre uma realidade muito mais complexa do que se pensa, englobando fatores históricos, psicológicos, linguísticos, culturais, político-ideológicos e raciais.
Negros - Identidade racial

A cor das palavras : a alfabetização de crianças negras entre o estigma e a transformação - Denise Ziviani
Problematização
A interação docente com a criança da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental
A interação, a identidade, os estigmas, a linguagem e o desenvolvimento da criança
Por que professoras, mulheres e alfabetizadoras?
Os estigmas: da criança, da família e da escola
Linguagem, identidade e etnia no espaço escolar e nos processos de alfabetização
Problematizando, instrumentalizando e transformando a prática pedagógica
As ações afirmativas: alfabetizando para a cidadania
Crianças negras - Educação - Alfabetização - Discriminação na educação

Contos negros - Ruth Guimarães
Em muitos lugares brasileiros, ainda persiste o costume de contar histórias... Em geral, em torno de uma fogueira. Estas histórias são, pois, nossas, brasileiras e africanas, genuínas e espontâneas, inventadas pelo povo. Contos negros ilumina, com luz forte, a riqueza que é a mestiçagem cultural viva no ambiente de muita gente miúda – branca, índia, negra –, a cara mais autêntica e desprezada de nosso país.
Contos brasileiros - Século 20 - Negros - Folclore dos negros - Brasil - Contos

Os sons dos negros no Brasil : cantos, danças, folguedos : origens - José Ramos Tinhorão
Muito se fala sobre a influência dos povos africanos na formação da cultura brasileira, mas pouco se sabe sobre as origens desse processo. Recorrendo às mais diversas fontes, José Ramos Tinhorão reúne neste livro os primeiros registros das manifestações musicais dos negros no Brasil, praticamente ignorados pela historiografia tradicional, e resgata os momentos-chave que sintetizam a gênese de uma cultura especificamente brasileira.
Negros - Brasil - Canções e música - Folclore dos negros - Dança

Hibisco roxo - Chimamanda Ngozi Adichie ; tradução Julia Romeu
Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.
Romance nigeriano - Século 21 - Literatura africana

Mais informações sobre o Dia da Consciência Negra na Wikipedia.
 

Veja também outras dicas já publicadas relacionados ao tema:

Dicas de Leitura - Consciência Negra no Brasil (outubro de 2011)
Conheça um pouco mais sobre a história dos negros no nosso país. Veja algumas dicas de leitura e contações de histórias com a temática África e Brasil que acontecem nas bibliotecas.

Dicas de Leitura - Escritoras Africanas (abril de 2018)
As Dicas de Leitura de abril de 2018 apresentam escritoras da Nigéria, Zimbábue, Camarões, Moçambique, África do Sul e Egito.

Dicas de Leitura - Dia Internacional contra a Discriminação Racial (março de 2019)
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.

Dicas de Leitura - Toni Morrison (agosto 2019)
A escritora norte americana Toni Morrison faleceu dia 5 de agosto aos 88 anos. Toni foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura em 1993 e é a ela que dedicamos esta edição das Dicas de Leitura.

Dicas de Leitura - Consciência Negra (novembro 2019)
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, selecionamos para as Dicas de Leitura do mês algumas obras disponíveis no acervo das bibliotecas.

Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter) (junho 2020)
As Dicas de Leitura de junho se vale do tema do movimento ativista internacional Vidas Negras Importam, no inglês Black Lives Matter, criado em 2013 nos Estados Unidos, cuja campanha é contra a violência direcionada as pessoas negras e o racismo.

Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter) INFANTIL (julho 2020)
É importante para a formação das crianças conversar sobre raça, racismo, preconceito, convívio social, respeito a sí e ao próximo, tradições culturais, e assuntos correlatos. Dando sequência ao tema do movimento ativista internacional Vidas Negras Importam, no inglês Black Lives Matter, cuja campanha é contra a violência direcionada as pessoas negras e o racismo, selecionamos alguns livros infantis de nosso acervo que ajudarão as crianças na compreensão dessas questões.

Veja aqui outras dicas de leitura.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

ATENÇÃO: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.