Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo jan./jun. 2021

Em seu quarto número, o Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo lança a seção Memória e apresenta os efeitos da pandemia sobre o movimento geral de leitura.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 3, n. 1, jan./jun. 2021 - Arquivo PDF completo e Tabelas MS- Excel

Em seu quarto número, o Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo lança a seção Memória e apresenta os efeitos da pandemia sobre o movimento geral de leitura.

A seção 1 (Memória) traz uma entrevista com Wladimir Martins do Prado, sociólogo de carreira na Prefeitura, que se aposentou em 2020, quando trabalhava na Secretaria Municipal de Cultura. Ele nos conta sobre a sua vida de trabalho desde os anos 80, quando se formou pela PUC/SP. Sua trajetória profissional é reveladora, em ampla medida, da própria evolução do debate em torno dos indicadores sociais e da contribuição do corpo técnico da municipalidade neste processo. E expressa, sobretudo, uma atuação marcada pelo compromisso ético com os valores democráticos e a melhoria da qualidade de vida dos paulistanos que mais precisam da atuação do poder público.

A seção 2 (Estatísticas) apresenta tabelas com dados sobre acervos e o movimento geral de leitura (frequência, matrículas, empréstimos e consultas) para os anos de 2019, 2020, e primeiro semestre de 2021. Dando continuidade à série histórica iniciada no número de lançamento de Boletim, os números evidenciam os impactos da pandemia sobre o acesso presencial dos paulistanos ao conjunto da rede de serviços municipais de leitura (bibliotecas públicas de amplo alcance, bibliotecas públicas de bairros, bibliotecas de CEUs, e serviços de extensão em leitura). A seção é complementada com um comentário analítico e uma nota metodológica a respeito.

Veja também a publicação dos números anteriores do Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo de jul./dez. de 2019,  jan./jun. de 2020 e jul./dez. 2020.

logo e isbn Boletim Estatistico jan/jun 2021