Destaques da Semana - 20 a 26 de maio

Destaques da semana de 20 a 26 de maio com programação presencial, itinerante Biblioteca Viva Semana Municipal do Brincar, Modernismo 22+100, Contação de Histórias, Primeira Infância, Intervenção Artística, Circo, Povos Originários, LGBTQIA+ Sarau e Programação online.

Confira a programação geral de maio de CSMB da Semana do Brincar de 21 a 28 de maio 

Semana do Brincar logo azul

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE - MODERNISMO 22+100

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DESENQUADRANDO TARSILA

Desenquadrando Tarsila
Cia. As Clês
Nessa nova aventura, Farol e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da
criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política
brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada contando (quase)
tudo (mas bastante) o que aconteceu com essa modernista.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de maio às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

Aconteceu às 19:22

Aconteceu às 19:22
Cia. Ruído Rosa
A apresentação conta a história do livro Aconteceu às 19:22. Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22...
Essa é uma história que mistura fatos reais e inventados, para conversar com o público infantil sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher - e da menina - na arte, percebendo como, em cem anos, muita coisa mudou... mas ainda podemos mudar muito mais. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

PRIMEIRA INFÂNCIA

Trilhinha Modernista

Trilhinha Modernista
Movimento Vem Brincar
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena” e se a gente tem tempo para aprender brincando, fala aí criançada? Por isso, esperamos todos para nossa Trilhinha Modernista, onde poderemos conhecer Tarsila do Amaral, Fernando Pessoa e mais um monte de gente legal e importante. Quem Vem Brincar??? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 min.
Na arquitetura:
O movimento foi conhecido por inovar, então que tal por meio de histórias que contam sobre cada uma dessas personalidades, cada um puder criar sua própria construção usando elementos da natureza?
Na literatura:
Quem vem nos divertir é Fernando Pessoa e suas múltiplas personas. Com a intenção de apresentar às crianças cada heterônimo de Fernando Pessoa, 4 contadores de histórias, com figurinos que representam cada uma das personalidades, vão trazer por meio das performances cada característica que este possui, introduzindo as crianças a riqueza do universo literário.
Dia 20 de maio às 10h - Biblioteca Affonso Taunay

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Caricaturando o Modernismo

Caricaturando o Modernismo
Teatro Cartum
Este projeto, executado pelos artistas Toni D’Agostinho e Willian Germano, leva às bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo uma intervenção personalizada que integra as comemorações do centenário da semana de arte moderna; ao promover a integração entre as artes visuais, música, literatura e encenação, a atividade leva ao público vida e obra dos artistas da primeira geração de modernistas. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 120 min.
Composta de 4 ações complementares e simultâneas, a intervenção também faz homenagem aos patronos de cada biblioteca que serve de palco para o projeto:
1 - Feitura ao vivo de caricatura de artista modernista em papel especial de grande dimensão (60cm X 42cm);
2 - Dramatização de texto, com música especialmente criada para a ação, do autor escolhido - caso o campo artístico seja o da literatura, sendo música ou artes plásticas, criaremos uma encenação cujo conteúdo converse com estilo e obras da personalidade homenageada;
3 - Intervenção de caricaturas ao vivo, com duração de 1 hora, envolvendo os frequentadores do equipamento público.
4 - Feitura ao vivo de caricatura da patrona ou patrono, na biblioteca que recebe a apresentação, em tamanho grande (60cm X 42cm).
Dia 21 de maio às 11h - Biblioteca Clarice Lispector (Patronesse)
Dia 23 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad (Patrono)
Dia 26 de maio às 10h - Biblioteca Raul Bopp (Patrono)

Modernismo em jogo

Modernismo em jogo
Crialudis
Modernismo em jogo é um jogo cooperativo que proporciona, de forma lúdica e interativa, uma imersão pela Semana de arte moderna de 1922, facilitando uma descoberta sobre a história desse movimento, bem como suas características, seus principais artistas e suas obras. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
 Dia 20 de maio às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Relicário

Relicário
Cia Duo Encantado
Os contos, as rodas de versos e as cantigas deste repertório serão o relicário onde se guarda tudo o que é raro e precioso. Neste caso, se trata de uma metáfora para o simbolismo das memórias afetivas que vão preenchendo de significados a experiência vivenciada. Através dos contos narrados, dos cantos ancestrais, dos personagens arquetípicos, o tempo vivido pode ser lembrado e ressignificado. Classificação indicativa: 60 anos ou mais. Duração: 50 min.
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Histórias Mágicas

Histórias Mágicas
Cia. Circo de Trapo
Através de histórias como “os três desejos”, “presentes mágicos” e “o espelho mágico”. O público é convidado a sentir como a existência humana é mágica e a construir varinhas mágicas para transformar o mundo. A apresentação traz canções criadas especialmente para o trabalho, além de uma divertida brincadeira de rimar inspirada no livro “varinha de imaginar” de Marco Antonio Ponce. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de maio às 10h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 26 de maio às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

CIRCO

O livro do mundo inteiro

O livro do mundo inteiro
Trupe DuNavô
Munidos da vontade de conhecer e de se relacionar com as pessoas, o grupo parte com a missão de colher contribuições para a escrita da história do dia. Um grande livro é o fio condutor para uma intervenção de palhaços em meio ao público que é convidado para participar desta escrita divertida e coletiva. Este livro conta a história de todos e do mundo, e é de todos e para todas as pessoas do mundo.
Partindo da premissa da escuta, o grupo se aproxima dos indivíduos que se mostram abertos ao jogo, e os instiga a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, claro, muitas gargalhadas!
De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, contando com os estímulos exteriores dos palhaços, podem se expressar e contribuir para expor nas páginas desse livro, histórias que aconteceram durante esse encontro, sentimentos ou reconstruir de alguma forma, a sua própria trajetória.
Aqueles que aceitam o convite dos palhaços, passam por um momento de registros de memórias, afetos e brincadeiras, através de um encontro simples, porém verdadeiro, sem preconceitos, sem julgamentos, estimulando a relação do palhaço com o indivíduo comum.
A utilização da máscara do palhaço, para subverter o ambiente, permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros, resgatando histórias e as experiências de cada indivíduo naquele determinado momento, atravessando vários tipos de resistência, criadas em nossa sociedade. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 21 de maio às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 26 de maio às 10h - Biblioteca Marcos Rey

Retirantes

Retirantes
Trupe Baião de 2
É um espetáculo teatral-circense, musical, poético e delicado. Um casal recém chegado monta seu lar enquanto apresenta ritmos, danças, poesias, texturas e objetos que compõem suas lembranças. O canto é trabalhado para além das palavras, a maioria das músicas não leva letra (assim como as próprias cenas que pouco leva diálogo oral), mas assim como a linguagem do amor, é universal. Retirantes se passa num universo sertanejo, mas através da brincadeira, da emoção e principalmente da memória, convida a todos a pensar em que momento da vida também somos retirantes. Em que momento abandonamos um lugar (um sentimento, um modo de viver) em busca de um sonho ou de uma vida melhor? Retirantes nos ensina que a mudança faz parte da vida e que o aqui e agora é o único lar que podemos ter. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 21 de maio às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

São Paulo de tantas histórias

São Paulo de tantas histórias
Cia. LUARNOAR
Uma viagem pelas tantas histórias da cidade de São Paulo, através dos nomes de seus bairros e rios.
Histórias que resgatam a magia e sensibilidade da cultura indígena, contos de tradição oral da cultura paulistana com suas lendas urbanas, produções literárias que falam sobre a cidade e seus rios.
Propomos um trabalho interativo, onde o público escolhe os bairros e suas histórias. A cada dia uma nova experiência! Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de maio às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 20 de maio às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

ABRIL PARA DANÇA
POVOS ORIGINÁRIOS

Vivência de danças indígenas

Vivência de danças indígenas
Grupo de Artes Dyroá Bayá
É um momento de partilha das danças tradicionais mais usadas nas principais festas dentro das aldeias ou em comunidades do Amazonas, onde os participantes aprendem os passos e o corpo dançante do indígena, assim entendendo a importância da união e viver em harmonia junto aos seus entes queridos. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de maio às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Cora Coralina

LGBTQIA+
SARAU

Sarau Bixaria Literária

Sarau Bixaria Literária
Coletivo Bixa Pare
O Coletivo Bixa Pare propõe um espaço de troca, compartilhamentos e diálogos entre artistas e LGBTQIA+s que estão produzindo reflexões sobre suas diversidades de corpos que coexistem nas suas pluralidades artísticas.
Como processo de pesquisa, pretendemos compartilhar nossas inquietudes cênicas e processos de criação e pesquisa da busca de um Corpo Bixa. Com essa vontade de compartilhar nossas inquietações, propomos este sarau performático que potencializa diversas linguagens com apresentação de Melissa Babalu Drag Queen, as Bixas do coletivo, Diego Castro, Oflopes e Kaya Fernanda Vallim. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 24 de maio às 15h- Biblioteca Jayme Cortez
Dia 25 de maio às 15h - Biblioteca Helena Silveira

PROAC
OFICINAS

Oficina de Tapetinhos
Cia. As Clês
Serão feitos tapetinhos coloridos seguindo o folclore chileno. Violeta, entre muitos talentos, era também artesã. Nessa oficina resgataremos nossas memórias e contaremos nossa história através da arte realizada no tapete. Classificação indicativa: 4 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de maio às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra

VAI I
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Marodopin e assim se fez Brasil

Marodopin e assim se fez Brasil
Cia. Sereiando Contos
Quem descobriu o Brasil? Será que foram os portugueses? Trazendo o conto “Maradopin e assim se fez Brasil!”, o grupo convida a todos e todas para descobrir, através do olhar de três crianças tupinambás, como foram os primeiros passos da construção identitária desse país gigante que chamamos de Brasil. Através das aventuras de Aira, Jaci e Toriba, vamos conhecer um pouco da cultura dos povos originários e se divertir muito através das histórias das matas dessa terra que já se chamou Pindorama! Durante a apresentação, haverá distribuição dos livretos do conto. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

PROGRAMAÇÃO ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais
Quem já quis muito que o dia chegasse? E quem nunca se assustou com um barulhinho na noite escura? CRI CRI CRI...Auuuuuu...o medo da pequena Iori nos mostra que muitas vezes um som estranho pode ser um grilo ou lobo uivando e nada como o sol cheio de alegria pra trazer o dia e engolir os sons que a lua traz! Livremente inspirada em livro homônimo de Oswaldo Faustino.Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Conversa com a autora (live): 1 hora
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @coletivocafuzas
Bate papo com Oswaldo Faustino
Dia 20 de maio às 18h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

Veja também a programação local das bibliotecas em maio com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas