Dicas de Leitura - Vozes do Cerrado

As sugestões de livros do acervo SMB de abril de 2022 ajudam a compreender o que é o Cerrado, quem são seus habitantes e quais são as suas realidades a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas ao bioma.

Na série Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil distinguimos cada um deles - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - indicando livros com informações sobre fauna, flora, costumes, lendas , regionalismos, políticas públicas, etc., e também autores notáveis oriundos de cada região, com obras que integram os acervos infantil e adulto do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Com o título Vozes do Cerrado, damos sequência a série em abril de 2022 com a seleção de livros cujo assunto seja relevante e identifique a região no Brasil.

O segundo maior bioma do Brasil é o Cerrado que cobre uma área de 2 milhões de km2, que corresponde a 204 milhões de hectares! Isso representa quase um quarto de toda a extensão territorial do país. O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Ele está presente também em pequenas porções dos estados do Paraná, no sul do Brasil, e de Rondônia, na região Norte. Compreende também territórios do nordeste do Paraguai e do leste da Bolívia.
O Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, pois nele há cerca de 5% de toda a diversidade do planeta. O Cerrado abriga 30% dos diversos seres vivos identificados no nosso país. Sobre a diversidade vegetal do bioma Cerrado, os cientistas sabem que sua flora é composta por 12.385 espécies de plantas. E 4.400 delas são endêmicas.

O Dia do Cerrado é comemorado dia 11 de setembro


Imagem das capas - Vozes do Cerrado

Cerrado: origem, natureza e curiosidades - Samuel Murgel Branco : ilustrações de Luiz Fernando Rubio e Getúlio Delphim
Este livro traz informações sobre as paisagens do Cerrado, o clima, o solo, a fauna, a exploração e atividades que destroem o Cerrado.
Cerrados - Botânica - Brasil

Lagoa Santa ; e, A Vegetação de cerrados brasileiros - Eugenius Warming e Mario G. Ferri
Eugenius Warming veio para Lagoa Santa juntamente com o cientista dinamarquês Peter Lund, e aqui coletou material abundante sobre a flora da região. O livro revela esses estudos e acrescenta um estudo atualizado sobre o cerrado, de autoria do Prof. Ferri.
Cerrados - Vertebrados - Lagoa Santa (MG)

O Cerrado Pé-de-Gigante : Parque Estadual de Vassunga : ecologia e conservação - Organização Vânia Regina Pivello e Elenice Mouro Varanda
Fisiografia da região; Evolução do uso das terras na região; Análise ambiental espacializada da Gleba Pé-de-Gigante; Ciclo hidrológico e microclima; Solos da Gleba Cerrado Pé-de-Gigante; Alguns aspectos das comunidades vegetais; Lianas e sua importância nas comunidades vegetais; Germinação de sementes de algumas espécies nativas de cerrado; Aves; Mamíferos; História natural dos peixes do córrego Paulicéia; Sazonalidade da vegetação e balanço de radiação; O solo e a comunidade vegetal; Ciclo do carbono; Defesas vegetais contra insetos folívoros; Insetos e aracnídeos associados a Xylopia aromatica, Didymopanax vinosum e Brysonima intermedia; Galhas, galhadores e insetos associados; Abelhas colhetoras de óleos em flores de maplighiaceae; Comunidade de vespas Aculeata (Hymenoptera) e suas fontes florais; O contexto do Cerrado Pé-de-Gigante como fragmento: consequências; Impactos pelo uso inadequado das terras e legislação ambiental; A ameaça das gramíneas exóticas à biodiversidade; Conservação e manejo da biodiversidade.
Áreas de conservação de recursos naturais - Brasil - Parque Estadual de Vassununga (Santa Rita do Passa Quatro, SP) - Cerrados

Dilemas do cerrado : entre o ecologicamente (in)correto e o socialmente (in)justo - Organização Laura Maria Goulart Duarte e Suzi Huff Theodoro
Desenvolvimento sustentável: um olhar sobre o cerrado brasileiro. Parques ecológicos e população no Distrito Federal: à procura da natureza e do lazer. Parques do Distrito Federal: desafios à sua implantação? Lixo, desperdício que é luxo: novas perspectivas para o aproveitamento do lixo. Ecocapitalismo e neoliberalismo: A corrida empresarial pelo ouro verde ISO-14001. Cerrado: o celeiro saqueado. Sojicultor: agente de transformação nos cerrados brasileiros. Agroindústria familiar e perspectivas de uma vida rural sustentável: um breve olhar sobre a experiência do PROVE – Distrito Federal.
Cerrados - Aspectos ambientais - Desenvolvimento sustentável - Brasil

Nuvem de Pó: Uma História de Mistério e Encantamento No Cerrado Brasileiro - Priscila Ferraz
A história de uma família de São Paulo que vai passar férias na fazenda de um amigo, na região do cerrado de Minas Gerais, é recheada de mistérios e de encantamento. O casal fica fascinado com a simplicidade da vida e com a deslumbrante paisagem, passando a repensar a vida e seus valores - fogão a lenha, lampião de querosene, passeios a cavalo, pessoas simples, cheias de histórias para contar, tornam o dia-a-dia uma grande viagem no tempo e no espaço. Lucinda, habitante da região, tem sua história entrelaçada com a de Mafalda, intrigante personagem, cujo antigo apelido, 'Fada', exerce um estranho efeito sobre seu comportamento. Os 'causos' que se ouvem por lá, cheios de exagero e magia, o jeitinho mineiro de ser e a natureza de uma região que possui uma biodiversidade das mais ricas, encantam o casal paulista, e logo encantam também o leitor, que acompanha deliciado essa história de nossa gente.
Romance brasileiro - Século 21 - Cerrados - Brasil - Ficção

Aves do Cerrado =: Birds : Cerrado - Edson Endrigo
O livro apresenta o trabalho fotográfico que Edson Endrigo realizou neste bioma tão ameaçado e que vem desaparecendo rapidamente. Muitas das espécies registradas por meio de suas fotos são endêmicas do Brasil, algumas ameaçadas de extinção. Todas as imagens contidas neste livro foram realizadas na natureza, no ambiente em que as aves vivem, sendo que nenhuma ave foi capturada para a realização destas fotos.
Aves do Cerrado - Brasil - Fotografias e ilustrações

LITERATURA INFANTOJUVENIL
Imagem das capas - Vozes do Cerrado Literatura Infantojuvenil

Por dentro dos cerrados - Nilson Moulin; ilustrações de Rubens Matuck e Gizé
A coleção 'bicho-folha' traz os principais ecossistemas do Brasil. O autor introduz neste volume a vastidão dos cerrados, mostra a riqueza de seus sítios arqueológicos e de sua história e observa a importância de sua flora e fauna, apontando para a beleza inesperada de suas variadas paisagens. Fotos, desenhos e ficha de atividades convidam à observação, à reflexão e sugerem ações múltiplas de preservação deste ecossistema que, após a Mata Atlântica, é o mais ameaçado do Brasil.
Cerrados - Brasil - Conservação da natureza - Ecossistemas - Literatura infantojuvenil

A vida nas savanas e cerrados - Roberto Antonelli Filho; ilustrações de Fabíola Braido e Cocolete
Livro da coleção vida livre, ilustrado e explicativo que aborda sobre a vida e os tipos dos animais, plantas e características da vida nas savanas e cerrados...
Ecologia das savanas - Ecologia dos cerrados - Cerrados - Literatura infantojuvenil

Savanas - Marcelo Bizerril ; ilustrações de Adriana Bento
Para viajar do Brasil à África, podemos ir de avião e de navio. E se os continentes ainda fossem unidos? No cerrado, em meio à mata, dona Isaura, a Anta professora mais sábia da região, instiga a curiosidade de seus alunos. E não é que bem o mais arteiro deles, Chico, o macaco-prego, resolve levar a aula de Geografia a sério? Esse é o início de uma grande aventura que une lugares distantes mas com muitas semelhanças entre si: o Cerrado do Brasil e a Savana da África.
Literatura infantojuvenil

Cerrado em quadrinhos - Alves'
O Cerrado costuma ser deixado um pouco de lado quando o assunto é a preservação ambiental, tendo sua importância ofuscada pela das grandes florestas verdes. Mas suas estranhas árvores retorcidas escondem incontáveis riquezas e uma das maiores biodiversidades do planeta. Segundo maior bioma brasileiro, o Cerrado abriga milhares de espécies; e povos indígenas, quilombolas, sertanejos e ribeirinhos estão entre as comunidades que encontram lar nesse colosso da natureza. Nesta inspirada homenagem em forma de tiras, o cartunista Alves resgata a importância do Cerrado e soma ora com bom-humor, ora em tom de denúncia suas forças à daqueles que já lutam pela sua preservação.
Cerrados - Brasil - História - Ecologia dos cerrados - Adaptações para histórias em quadrinhos

Tucanuçu do cerrado e os parentes do outro lado - Ciça Fittipaldi ; ilustrações de Ciça Fittipaldi
Quantas espécies de tucano existem? O esfomeado tucanuçu grita mais que mil tucanos. Imagina que seu barulho vai causar uma revolução…..As outras aves, nem te ligo. Cada uma tem que cuidar de encher o próprio papo. Tucanaço grita a plenos pulmões
Literatura infantojuvenil

A flor do cerrado: Brasília - Ana Miranda ; ilustrações de Maria Eugênia
A flor do cerrado: Brasília é a estreia de Ana Miranda na literatura infanto-juvenil. Depois de publicar, seis romances, uma novela e um volume de contos, ela se volta para as lembranças de sua infância e narra a inesquecível construção de uma nova capital para o país, em meados dos anos 50. Na inauguração, a autora tinha oito anos. Sua relação com Brasília é bastante especial: o pai dela, engenheiro, participou da construção da cidade, erguida em tempo recorde pelo presidente Juscelino Kubitschek. As dificuldades da vida num imenso canteiro de obras, o ritmo vertiginoso com que se abriam ruas e se levantavam prédios, as formas da arquitetura de Oscar Niemeyer e as festividades de inauguração, em 1960, são algumas das passagens que se encontram misturadas às observações de uma garota que assistiu a tudo bem de perto.
Miranda, Ana, 1951- Autobiografia - Brasília (DF) - História - Literatura infantojuvenil

Mapa do Brasil com destaque Bioma Cerrado

Links de interesse sobre o Cerrado:
Embrapa - Bioma Cerrado
Wikipedia - Cerrado
Ministério do meio Ambiente - Biomas - Cerrado

Veja aqui outras Dicas de Leitura.
Confira também as Dicas de Leitura de junho de 2011 sobre o Meio Ambiente e as Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil: Vozes da Amazônia (novembro 2021) e Vozes da Caatinga (janeiro 2022)

____________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.