2ª edição da FLINO - Festa Literária Noroeste

Festa Literária Noroeste acontece de de 29 de novembro a 5 de dezembro e homenageia Milton Santos

Festa Literária Noroeste

Com atividades presenciais e virtuais, a 2ª edição da FLINO homenageia o geógrafo Milton Santos. A programação multicultural é composta por saraus, slam, rodas sobre literatura, contação de histórias, teatro, música e muito mais.

Poetas, escritores(as), slammers e demais artistas da palavra participam da 2ª Festa Literária Noroeste (FLINO), que acontece de 29 de novembro a 5 de dezembro. Durante os sete dias da festa, a maior parte das atrações acontecem de modo virtual, com transmissão online por meio do Youtube e Facebook da FLINO. Haverá, ainda, algumas oficinas e atrações nas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura da região e também nos CEUs (Centros Educacionais Unificados).

Com o mote "CHÃO: sob o que penso, piso e sou", o objetivo desta edição é evidenciar as potências encontradas nas periferias como lugar pulsante de literatura, arte e cultura. O homenageado da FLINO 2021 é o geógrafo Milton Santos, considerado um dos maiores intelectuais negros do século 20 e uma grande referência nas reflexões sobre teritório (Saiba mais abaixo).

“O objetivo da festa é fortalecer a cena cultural e literária dos bairros da região, assim como ampliar a articulação e parceria entre as bibliotecas, equipamentos públicos, coletivos de cultura e comunidades do território. Outro objetivo, ainda, é reforçar a importância dos movimentos negro, indígena, de mulheres, LGBTQIA+ e PCD, por meio de uma programação que reflita os diferentes aspectos do território noroeste”, aponta Sandro Coelho, bibliotecário da Biblioteca Brito Broca, que também integra a FLINO.

Com uma programação multicultural, a festa terá mais de 25 atrações, com transmissões ao vivo e também atividades presenciais. Haverá contação de histórias, intervenções poéticas individuais, espetáculos de teatro, exibição de documentário, música e performances, além de oficinas (faça aqui sua inscrição), rodas de conversa sobre literatura, território e temas ligados às questões étnico-raciais. Haverá também uma feira virtual de livros de escritores(as) independentes da região. (Programação completa abaixo).

O chão contra o cifrão
A abertura acontece no dia 29 de novembro, às 20h, com a roda de conversa “O Chão contra o Cifrão”, título de um artigo escrito por Milton Santos em 1999 sobre as territorialidades brasileiras, que continua atual após duas décadas. Além de marcar o início da festa, a mesa homenageia o geógrafo, com uma conversa entre o professor Billy Malachias, do núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro da USP, e Anthony Veríssimo, graduando em Direito, escritor e membro dos Guardiões da Floresta. A mediação é da professora de geografia da rede municipal de Perus, Rosângela André.

Democratização da Literatura
No dia 30 de novembro, terça-feira, às 21h, acontece a roda de conversa “Democratização do Acesso à Literatura”, que contará com a participação da escritora e jornalista Bianca Santana, autora da biografia de Sueli Carneiro “Continuo Preta”; Carol Araújo, gestora da biblioteca comunitária Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba; Franciele Busico Lima, coordenadora Geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Perus, com mediação de Sandro Coelho, gestor da Biblioteca Brito Broca, em Pirituba.

Oralituras e Escrevivências
Já na quarta-feira, 1 de dezembro, às 20h, o bate-papo é sobre Literatura Independente e contará com a presença de duas escritoras e poetas da região. Sônia Bischain, autora de “Nem tudo é silêncio” e colaboradora de vários outros livros das periferias; Gioh Fernanda, autora de "No Balanço da Paixão". A mesa contará com mediação de Israel Neto, escritor e cofundador do coletivo Literatura Suburbana, autor de "O Amor Banto em Terras Brasileiras”.

A importância das festas literárias periféricas
No dia 2 de dezembro, quinta-feira, às 20h, acontece também roda sobre a importância das Festas Literárias Periféricas, com a presença de Suzi Soares, idealizadora da Felizs (Festa Literária da Zona Sul), Ana Meira da Flipenha (Festa Literária da Penha), com mediação de Natália Santos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º DIA - 29 de novembro
20h - MESA DE ABERTURA - O CHÃO CONTRA O CIFRÃO (20h) - Online no Facebook e Youtube da FLINO

2º DIA - 30 de novembro
14h - Ateliê da Memória e da Oralidade: no rastro do quilombo - Google Meet - Inscrições via formulário
21h - Roda de Conversa: Democratização do Acesso à Literatura - Online Facebook e Youtube da FLINO

3º DIA - 1o de dezembro
14h - Oficina Os Caminhos de Carolina Maria de Jesus - Online no Facebook e Youtube da FLINO - Inscrições via formulário
18h - Espetáculo Juracy Boca Materna - Online no Facebook e Youtube da FLINO
20h - Roda de Conversa: Literatura Independente - Online no Facebook e Youtube da FLINO

4º DIA - 2 de dezembro
10h - Oficina Produção de Fanzine - Online Google Meet - Inscrições via formulário
15h - Intervenção Poética Cabocly - Presencial CEU Pera Marmelo
18h30 - Rap e Poesia: Olha Ela - Online no Facebook e Youtube da FLINO
20h - Roda de Conversa: Festas Literárias Periféricas - Online no Facebook e no Youtube

5º DIA - 3 de dezembro
10h - Contação de Histórias: As Contadeiras e seus Canteiros - Presencial Biblioteca Brito Broca
14h - Oficina de Slam - Presencial CEU Vila Atlântica
20h - Batalha da 16 - Online pelo Facebook e Youtube da FLINO

6º DIA - 4 de dezembro
11h - Oficina: Construção da Fubica (Movimento Negro Unificado) - Online e Presencial na Biblioteca Padre José de Anchieta
13h - Roda de Conversa Favelas e Aldeias: narrativa coletiva, sintonia na mensagem - Online no Facebook e Youtube da FLINO
15h - Feira de venda de livros da FLINO - Online no Facebook e Youtube da FLINO
17h - Curta-Metragem Como Recuperar o Fôlego Gritando - Online no Facebook e Youtube da FLINO
18h - Roda de Conversa Literatura, Futebol e Batucada nos terrões da noroeste - Online no Facebook e Youtube da FLINO
20h - Slam do Pico - Online no Facebook e Youtube da FLINO

7º DIA - 5 de dezembro
11h - Oficina Territórios, Memórias e Identidades - Google Meet - Inscrições via formulário
https://linktr.ee/flinoroeste
13 - Apresentação: A história da Capoeira, contada por nós pra nós (13h) - Online no Facebook e Youtube da FLINO
15h - Feira de vendas de livros da FLINO - Online no Facebook e Youtube da FLINO
17h - Intervenção poética: Do Haiti ao Brasil, sonho de um haitiano em trânsito - Online no Facebook e Youtube da FLINO
18h - Apresentação: ETHNOKHAOSS - a inversão do etnocídio - Online no Facebook e Youtube da FLINO
20h - Encerramento com Saraus da Noroeste - Online no Facebook e Youtube da FLINO

Sobre o homenageado
Um dos mais importantes geógrafos brasileiros, Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, na Bahia, em 3 de maio de 1926. Já aos 13 anos, lecionava matemática. Aos 18, ingressou em Direito na Universidade Federal da Bahia. Desenvolveu atividades jornalísticas em Ilhéus (BA) e escreveu o livro “Zona do Cacau”. Lecionou Geografia Humana na Universidade Católica de Salvador entre 1956-1960. Se tornou Professor da Universidade Federal da Bahia em 1961 e Professor Emérito da USP em 1997. Foi um dos maiores expoentes da renovação da geografia no Brasil nos anos de 1970 e um dos grandes pensadores sobre a temática da globalização, antes mesmo do tema. Foi vencedor do prêmio Vautrin Lud, o equivalente ao Nobel da Geografia, em 1994. Morreu em 2001, em São Paulo.

Sobre a FLINO
A FLINO nasceu da união de artistas independentes, coletivos, articuladores culturais e representantes de movimentos sociais, juntamente a trabalhadores de equipamentos públicos locais, que entenderam a importância de uma festa para estimular e dar visibilidade à cena literária periférica da região noroeste. Em dezembro de 2020, ocorreu virtualmente a 1ª FLINO, impactando mais de 50 mil pessoas. Pautada pela valorização das iniciativas e produtos culturais locais que reflitam as potencialidades e características de seu território, a FLINO tem como objetivo incentivar a produção literária nas suas mais diversas formas.

Serviço
2ª Festa Literária Noroeste (FLINO)
Programação e Formulário de Inscrições das Oficinas: https://linktr.ee/flinoroeste
Facebook: https://www.facebook.com/flinoroeste/
Instagram: https://www.instagram.com/flino__/
YouTube: https://bit.ly/youtube-flino
Contato: festaliterarianoroeste@gmail.com