Destaques da Semana - 26 de novembro a 2 de dezembro

Destacamos os principais eventos das programações culturais online e itinerante Biblioteca Viva da semana de 26 de novembro a 2 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ONLINE

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das Bibliotecas

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Gorde sim, e daí?
Coletivo Boca de Axé Produções ‘’Gorda baleia, saco de areia Gorda baleia, saco de areia’’ Que música é essa? Que ainda ressoa diariamente nos ouvidos de muitas pessoas, o discurso de ódio que se reafirma como opinião, traçando uma linha gordofóbica na vida de pessoas que lutam incessantemente para se sentir parte de um sistema excludente. Estamos propondo uma abertura para apreciação da gordura que se estendem além do emocional, a gordura que nos molda para compor esse corpo monstro, que está estagnada em nosso cotidiano múltiplo. A produtividade não é mais pauta e queremos falar de auto amor, de práticas nossas e individuais para burlar as ofensas advindas de uma conectividade agressiva e quase imoral. Sem cobranças com tempo, roupas, cores estou propondo um encontro obeso e instável em suas proporções, balançando as redes e conexões. Queremos ouvir e ver vocês GORDES, para que juntes possamos nos armar contra a GORDOFOBIA já estabelecida em corpos padronizados e negados em uma sociedade hipócrita. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @DinaMaia
Dia 27 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Conexão ocupa - Bibliotecas Municipais
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo “Conexão ocupa” é uma ação nascida durante a pandemia de Covid-19 na Ocupação Cultural Mateus Santos, que buscou, durante um momento onde o afastamento social é uma necessidade, criar aproximações, conexões, relações, por meio da construção de um território compartilhado de afetos. Muito além de linhas imaginárias e limites administrativos que conformam a cidade, o Conexão Ocupa busca reconhecer e fortalecer os territórios de afeto, pontos que se conectam a partir do fazer cultural, dos saberes compartilhados, das trocas de experiências. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @movimentoculturalermelinomatarazzo
Compasso & Estória

Contação de histórias, recursos cênicos corporais e instrumentos musicais se unem nessa atividade para criar um universo lúdico, ativando a imaginação e proporcionando o alargamento dos sentidos de crianças e adultos. São disparadores que buscam ampliar o repertório de possibilidades de enxergar, aprender e entender o mundo. 
Dia 29 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Ventos de Oya

Ventos de Oya
Com Pedro Augusto Romão dos Santos e Marisa Romão
O Ventos de Oyá é um projeto que tem como objetivo trazer reflexões acerca da importância das religiões de matriz africana, sobretudo o candomblé, como continuidade dos povos pretos de terreiro e sua cultura de resistência e potência. A oralidade e a arte são base desses povos, que no Brasil, em diáspora dão continuidade aos costumes ancestrais e ressignificam seu sagrado através dos cantos e contos que entoam os orisás, dão força para seguirem seu caminho e abrem discussões importantes sobre o combate ao racismo estrutural e religioso. Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão do Ilê Asé Oyá Mesan Orun e Ogun vão saudar o sagrado com a contação de itáns ao som do agogô. O ofó (palavra) abre caminho para a criatividade, contos e cantos materializam aos poucos peças ancestrais feitas à mão com sementes, pedras e contas. Serão pulseiras, colares, adornos ancestrais criados para homenagear os orisás ao final de cada encontro. Linguagens artísticas que se encontram e se completam em uma intervenção multifacetada do sagrado através da voz e das mãos de Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão. Participe dessa grande roda de conversa e saberes. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @ÌyalódeMarisadeOya
Dia 26 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 27 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Castro Alves

Dia 2 de dezembro às 15h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp

MÚSICA

Ravi Landim e Convidades

Ravi Landim e Convidades
Ravi Landim
Ravi cresceu imerso nas vivências do MPA de São Miguel Paulista, e teve ali suas primeiras referências de artistas que interpretam suas próprias canções e as canções dos seus. Para além disso, cantam também as histórias do seu território, como chegaram ali, cantam sobre suas vidas e a vida das pessoas próximas. Este projeto nasce da busca por compreender os diversos processos artísticos e trajetórias dos artistas do território, bem como compreender como esses processos se conectam através dos tempos, entre artistas de diferentes gerações.
O projeto consiste na realização de shows com participações especiais de compositorxs e artistas da zona Leste de São Paulo com longa trajetória e agência na periferia alguns ligados ao MPA de São Miguel Paulista,.
Para a concepção dos shows, convidamos o cineasta e escritor Escobar Franelas, a fim de elaborar o roteiro dos shows e das entrevistas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
gina/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @Ravi
Dia 26 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Dia 27 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 30 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Dia 1o de dezembro às 20h - Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 2 de dezembro às 20h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp
Dia 8 de dezembro às 20h - Facebook da Biblioteca Narbal Fontes

Samba do Caxinha

Samba do Caxinha
Projeto Cultural Samba do Caxinha
Com o lançamento de seu primeiro EP com faixas inéditas, o Samba do Caxinha vol.1, o Projeto
Cultural Samba do Caxinha apresenta quatro canções compostas por artistas do ABC Paulista.
Com temáticas que vão do amor e cotidiano às religiões de matrizes africanas, o EP é uma ode
ao samba da região, trazendo espaço e visibilidade para artistas que, mesmo com muito tempo
de trabalho, ainda não tem o devido reconhecimento no mercado nacional.
Nos shows para as Bibliotecas, o Projeto Cultural Samba do Caxinha aliou samba à literatura e convidou 6 poetas em ascensão para mergulhar em seu trabalho e criar poesias únicas que remetem aos temas das músicas gravadas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @ProjetoCulturalSambadoCaxinha
Dia 1o de dezembro às 19h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp

Mil Virgulino & Brum el'Bap 

Mil Virgulino & Brum el'Bap
As apresentações relatam a vida de Mil, uma artista que trilha seu propósito, carregando sua ancestralidade “cangaceira” como principal elemento. Assim como usa as experiências de viver em uma metrópole para expressar suas poesias e canções. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @RuídoRoxo
Dia 2 de dezembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia

SARAU

SARAU PRETAS PERI CONSCIÊNCIA PRETA

SARAU PRETAS PERI CONSCIÊNCIA PRETA
Coletivo Pretas Peri
No mês da consciência preta sempre tentamos visibilizar e ecoar as potencialidades pretas, mas sobretudo periférica, nesses encontros convidaremos artistas para falar como a arte influenciou em sua pretitude, em sua consciência racial, referente ao mundo. uma vez que se entender preto é um processo distinto para cada pessoa, nós queremos falar sobre racismo, mas sobretudo do colorismo e como ele vem sendo importante discussão atual. esse sarau festival é um espaço para reflexão e difusão da arte preta de diversas regiões. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @SarauPretasPeri
Daniel Lobo e pocket show Umsoh
Dia 26 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof

Literatura em Movimento
Poeticamente
O projeto de debates literários busca evidenciar a variedade da produção de conhecimento das periferias.Nos encontros há sempre dois convidados e um mediador e as conversas acontecem entre escritores, poetas, acadêmicos, romancistas, cronistas que trazem suas perspectivas em suas potentes narrativas, tendo como mote comum, seus corpos territórios enquanto sujeitos que vivenciam a realidade a partir das periferias e da marginalização intelectual. A produção a qual esses artistas educadores estão relacionados é os une e possibilita a diversidade de saberes a que se dedicam às intervenções propostas. Classificação indicativa: livre. Duração: 40
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @SarauPoeticamente
Dia 2 de dezembro às 14h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

VOZES PERIFÉRICAS com Academia Internacional de Poetas Pretas

VOZES PERIFÉRICAS com Academia Internacional de Poetas Pretas
A Academia Internacional de Poetas Pretas vem trazer suas poéticas da literatura, dança e hip-hop para o projeto Vozes Periféricas que é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros serão realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas decoloniais. O evento consiste num bate-papo com diferentes autores/autoras periféricos convidados a cada encontro. A cada encontro é tratado um tema e seguido de uma intervenção artística (dança, música, performance, declamação de poesia, etc). Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @juliana.sete
Dia 26 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo

Nas veredas do cordel

Nas veredas do cordel
Marcus Haurélio Fernandes Farias e convidados
Gênero de rica variedade temática, a literatura de cordel, que teve o Nordeste como berço, está hoje presente em boa parte do país. Abordando fatos cotidianos e históricos ou se inspirando em histórias tradicionais, o cordel mantém-se firme e forte sem temer a concorrência dos meios de comunicação de massa. O ciclo Nas Veredas do Cordel reúne autores e autoras da literatura de cordel, da xilogravura e do repente, em apresentações on-line por Bibliotecas de São Paulo. Ainda que o destaque fique por conta dos aspectos artísticos do cordel, o ciclo trará também importantes debates sobre o papel transformador da poesia popular e seus desafios ante os graves problemas do país e a necessidade de afirmação e reconhecimento das múltiplas identidades. Por isso, o ciclo Nas Veredas do Cordel trará nomes consagrados do cordel, como Mestre Bule-Bule, J. Borges, Josy Correia e, também, debaterá a multiplicidade temática do gênero, com temas como a presença das religiões afro-brasileiras e da Capoeira na poesia popular além da escrita LGTQIA+ no cordel. Isso sem perder de vista a histórias do gênero, percursos e percalços de um longo aprendizado. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @CordeleRepente
Ecos da Mãe África com Mestre Bule Bule e Marco Haurélio
Dia 1o de dezembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Cordel de Todas as Cores com Paola Torres, Daniela Bento e Josy Correia
Dia 2 de dezembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Vinicius de Moraes

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PRESENCIAL/ITINERANTE

Veja aqui informações sobre o funcionamento das bibliotecas 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Palavras andarilhas

Palavras andarilhas
O casulo viajante
Dois viajantes, um bandolim encantado e um mamulengo ciclista cantador de prosa e poesia. Este é o cenário em que as palavras brincam e saltitam nas cantigas, trava-línguas, parlendas e desbravadoras adivinhas. Um singelo cortejo que passeia pela cultura popular e da infância e aguça o sabor da memória afetiva.Classificação indicativa: 2 anos. Duração: 60 min. 
Dia 26 de novembro às 15h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Conexão ocupa - Bibliotecas Municipais

Conexão ocupa - Bibliotecas Municipais
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
“Conexão ocupa” é uma ação nascida durante a pandemia de Covid-19 na Ocupação Cultural Mateus Santos, que buscou, durante um momento onde o afastamento social é uma necessidade, criar aproximações, conexões, relações, por meio da construção de um território compartilhado de afetos. Muito além de linhas imaginárias e limites administrativos que conformam a cidade, o Conexão Ocupa busca reconhecer e fortalecer os territórios de afeto, pontos que se conectam a partir do fazer cultural, dos saberes compartilhados, das trocas de experiências. Classificação indicativa: Livre . Duração: 60 min.
Papo de Vagar + Flananteca
Papo de Vagar tem a intenção de fomentar o debate sobre as diversas visões dos praticantes de skate. Em um formato de debate as conversas visam expor e entender o olhar dos participantes sobre o skate, partindo de itens que compõe a Flananteca, o acervo de referências do coletivo Flanantes. Ao longo de seis anos de existência do coletivo, muitas revistas, vídeos e livros que serviram de inspiração para a produção audiovisual foram coletados e comprados. O compartilhamento deste material servirá como provocação para abrir diálogo com os convidados e com o público presente.
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Kombinado Cultural
O que cabe em uma Kombuca? Será que cabe um Sarau inteiro? Uma biblioteca? Ainda cabe uma banda? Na Kombuca, a Kombi da Ocupa, cabe tudo isso e mais um pouco. No nosso sarau itinerante, trazemos sempre uma Kombinação diferente: O Trio, nossa banda fixa + Um poeta convidado, para performances nos lugares mais comuns aos mais inusitados. Se quiser, também pode recitar: o acervo da Kombuca está repleto de referências poéticas.
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 1o de dezembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

TEATRO

Contando África em contos

Contando África em contos
Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra
A Cia. Colhendo Contos e Diáspora Negra, traz à cena a peça em contação “Contando África em Contos”. Um conjunto de narrativas carinhosamente escolhidas e colhidas em Etiópia - “Os Reis de Gondar”, Gana - “Os Sete Novelos” e Angola - “Os Comedores de Palavras”. Contos que abordam relações cotidianas como amizade, família, dor, morte, amor, respeito e cooperação. Através da ludicidade, cantos nativos em dialetos e idiomas, respeitosamente nos investimos de “griôs” para compartilhar essas histórias.
Com Didi Carvalho, Jefferson Brito e Rita Teles. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite

POVOS ORIGINÁRIOS

No passo do enverseio 

No passo do enverseio
Cia. Mangará
No Passo do Enverseio é uma intervenção literária, baseada no universo da floresta amazônica e da cultura dos seringais no Norte do país. De modo festivo, cantando e tocando, os artistas saem à deriva pelo espaço e através do instrumento musical, legítimo do seringal, chamado Cavalo Instrumental (também conhecido com Espanta Cão) o público é convidado a escolher poemas para serem recitados, performados o contados, isso ao som do Baque do Acre, ritmo que surgiu da mistura das culturas Nordestinas e dos índios do Norte e que eram tocados nos bailes dos seringais.
O repertório musical passeia pelos ritmos e canções populares do norte, como o baque de samba, marcha, valsinhas, indígenas, entre outros.
Outros instrumentos também vão sendo apresentados, o agogô de ouriço de castanha, o tamborim da floresta, colheres e outros mais. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 50 min. 
Dia 26 de novembro às 15h - Biblioteca Raimundo de Menezes

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Cadernos de Carolina

Cadernos de Carolina
Feito de Fibra convida Flor de Cosme
Cadernos de Carolina: “Feito de Fibra” convida “Flor de Cosme”
Ao som de músicas do disco "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus, serão distribuídos cadernos artesanais, objetos nos quais a autora escrevia seus diários que deram origem ao livro de mesmo nome, tornando Carolina uma escritora mundialmente conhecida, e a autora brasileira mais traduzida. Classificação indicativa: 7 anos, Duração: 90 min. 
Dia 26 de novembro às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Pulu, o pretinho que pulava longe

Pulu, o pretinho que pulava longe
Coletivo Fagner Saraiva
Pulu nasceu na Vila de capimbéba, do lado de capim bobó, pertinho de capim melado, no estado de capim grossense. Tinha uma mania de pular. A cada pulo uma nova aventura. Tinha paixão pelos seus cabelos e os deixava bem lá no alto, porque assim ficava pertinho do céu.
Pulu era questionado todo dia e não entendia, porque os adultos não o compreendiam. Eis que aqui iniciamos uma jornada em busca da calmaria. Pulu desvendará os mistérios dos adultos e as nuances de sua beleza. uma história interativa, com música e poesia poética para discutir identidade com todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 26 de novembro às 15h - Biblioteca Affonso Taunay

CIRCO

Olha a mensagemmmm

Olha a mensagemmmm
Cia Trupe Liuds
A Trupe Liuds apresenta uma nova proposta para palhaçaria urbana em plena Pandemia. Dando asas à nossas histórias propomos compilar nossos trabalhos e levá-los em uma jornada itinerante onde palhaços carteiros entregam muitas risadas em forma de "encomendas". De casa em casa os palhaços abordam moradores e transeuntes evidenciando a necessidade da ludicidade em nosso cotidiano. "Viva o Sol, Viva a Lua olha o palhaço no meio da rua". Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min. 
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Vinícius de Moraes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Flecha de boca: O Tambor do Sudeste

Flecha de boca: O Tambor do Sudeste
Água de Chocalho
Camila Cardoso e Carol Nascimento trazem a “Flecha de boca: O Tambor do Sudeste” para uma vivência inspirada na sonoridade da cultura tradicional por meio do Jongo.
É este ritmo que será o fio condutor para que os participantes aprendam músicas, danças e muita brincadeira.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 15h - Biblioteca Afonso Schmidt

Kwaku Anansi - A Aranha Homem

Kwaku Anansi - A Aranha Homem
Coletiva Brincaderia
A Brincaderia é uma coletiva que tem como princípio a autonomia e o protagonismo da infância. Nos espaços que ocupamos com a ludicidade da infância todas as crianças têm as vozes, desejos, reivindicações e segredos ouvidos. Compartilhamos a pluralidade de nossas vozes acreditando que a partir do ato de escuta e de criação coletiva as narrativas silenciadas vêm à tona com a força e o aconchego da empatia.
Tendo as histórias como herança do tempo, a Brincaderia venta para os dias de hoje as Aventuras de Kwaku Anansi, a Aranha Homem, com seus contos originários do Gana, na África Ocidental, suas histórias faziam parte de uma tradição exclusivamente oral, e o próprio Anansi era visto como sinônimo de habilidade e sabedoria na fala, suas histórias se tornaram uma parte proeminente e familiar da cultura oral Ashanti, da mesma forma, a tradição oral é o que introduziu os contos de Anansi no resto do mundo. Acreditamos na potência das histórias repetidas de boca em boca e nessas histórias de resiliência africana que resistiu à diáspora e à escravidão reconhecemos a força da sabedoria dessa cultura ancestral que é de direito do povo brasileiro.
Convidamos as crianças a se perderem, se encontrarem e a se deliciarem nesta brincadeira, pela aventura carregada de magia de Kwaku Anansi: A Aranha Homem.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 1o de dezembro às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CIRCO

Monotrux

Monotrux
Cia. Monotrux
Petúnio é um andarilho que leva consigo apenas um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos que recolhe pelo caminho. Deles, sozinho, fez uma máquina sonora que busca captar algum sinal longe do pequeno universo onde vive. Enquanto tenta se comunicar com o mundo exterior, acaba surpreendido com a descoberta de um novo ser. Agora ele precisará cuidar dessa criatura e ensiná-la (aprendendo) a conviver com o outro. O espetáculo mistura comicidade física, música, equilibrismo e teatro de animação com uma ave, digamos, bastante curiosa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 37 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 12h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 2 de dezembro às 12h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Circo Lação

Circo Lação
Cia Singular
Um espetáculo sobre rodas que leva a poesia do circo e entrega ao método “delivery” para a população na porta de suas casas, sacadas ou calçada, mantendo o distanciamento, trazendo leveza para momentos difíceis que a pandemia nos impõe, crianças confinadas sendo surpreendidas com música e números circenses no seu portão. Como o show não pode parar, Fonso um palhaço que substitui o mágico depois de uma crise de dor de barriga e Tuto o palhaço que ficou no lugar do malabarista, após uma queda com um anão de cima da corda bamba, levam uma divertida história que circula pelas ruas do bairro, mantendo o circo vivo. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Clarice Lispector

LITERATURA

Transfluências Modernistas

Transfluências Modernistas
Macaco Fantasma
Os músicos interpretam poemas e canções e criam uma viagem através da poesia e da música popular brasileira, além de trabalhos próprios. Faz parte do repertório: José Paulo Paes, Hilda Hilst, Patativa do Assaré, entre outros autores.
Nesta edição, o centenário do modernismo e a obra dos autores da terceira geração desse movimento tão revolucionário, é comemorado de maneira especial.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

CULTURA POPULAR

Mestre Nico - A Manipueira
Batucada Tamarindo
Nessa performance musical o Mestre de Caboclo de Lança Nico de Nazaré da Mata apresenta canções de coco rural autorais e de domínio público. Brincante e preservador da cultura tradicional popular, Mestre Nico é uma importante pessoa da cultura popular residente na capital de SP. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Terno de um homem só

Terno de um homem só
Batucada Tamarindo
Nessa performance musical o Mestre de Caboclo de Lança Nico de Nazaré da Mata apresenta canções de coco rural autorais e de domínio público. Brincante e preservador da cultura tradicional popular, Mestre Nico é uma importante pessoa da cultura popular residente na capital de SP. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Forró de Rabeca com Luiz Paixão

Forró de Rabeca com Luiz Paixão
Boi Brasileiro
Mestre Luiz Paixão é a maior referência viva da rabeca na atualidade. Oriundo de uma família de músicos e rabequeiros, Seu Luiz começou aos 12 anos de idade, de forma autodidata e independente seu aprendizado no instrumento. Com o tempo passou a frequentar os brinquedos da região da Zona da Mata, onde nasceu, como o Cavalo Marinho, Coco e Forró e, com mais de 60 anos de carreira, se mantém ativo como mestrando.
1ª parte do encontro - A oficina consiste em um encontro de 50 minutos no qual o Mestre irá passar seus ensinamentos de forma oral, tanto dos princípios musicais básicos que possibilitam uma aprendizagem autônoma da rabeca, quanto trupes, pisadas, loas e sotaques dos demais instrumentos e enredo ao qual está relacionado o cavalo- marinho.
2ª parte do encontro - Pinica essa rabeca, párea! Balança esse ganzá, morena! Vem no balanço do forró de rabeca dançar as riquezas culturais da Zona da Mata Pernambucana e participar de uma vivência de cavalo marinho com o Mestre Rabequeiro Luiz Paixão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

PRIMEIRA INFÂNCIA

Tapete das Lobas

Tapete das lobas
Coletiva lobas
“Sala bim bim bim, abra essa mala de Loba pra mim” ! De maneira lúdica, a Coletiva Lobas abre sua mala e estende seu Tapete Sensorial composto de diversos tipos de tecido, para que bebês e pequeninos o experimentem livremente. Enquanto isso, acontece sonorização com instrumentos musicais, cantigas populares e mediação de leitura brincante. Os participantes, então, são convidados para compor juntos uma história coletiva, baseada no significado que dão para cada material do tapete. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

A bruxinha

A bruxinha
Cia. Truks
A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, ganha corpo - e alma - de boneco, com toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango, até que um monstro muito desajeitado deseja testar a sua varinha de condão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Praia literária com showzinho

Praia literária com showzinho
Movimento vem brincar
Alalaôôôôôôô, o verão chegou ôôôôôô! E nas bibliotecas a gente vai brincar de pirata desbravador dos sete mares ou imaginar que somos uma grande baleia, ou um golfinho fofinho. Vai ter bolinha de sabão, piscina de bolinha e um show bem gostoso pra gente balançar as cadeiras e entrar no ritmo da estação da diversão. Vem brincar? Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 10h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 2 de dezembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

LGBTQIA+

Travestis na MPB: Musicalidade e Literatura

Travestis na MPB: Musicalidade e Literatura
Coletiva Tupinambá
O projeto Travestis na MPB é uma performance itinerante de musicalidade e literatura em homenagem as de antes, um fio de esperança pras de agora e um futuro melhor pras que virão. A artista Tupinambá se inspira e interpreta Chica Manincongo, Madame Satã, linniker, Dandara e Linn da Quebrada entre outras pela literatura compartilhará textos de sua autoria provocando o fortalecimento e instauração da MTB - Música Travesti Brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

POVOS ORIGINÁRIOS

Curumierê - tecendo histórias do saber

Curumierê - tecendo histórias do saber
Grupo Raízes Afroindígena / Artista Preta Afroindígena
Raízes Afroindígena faz apresenta intervenção - Curumierê tecendo histórias do saber, uma intervenção artística com contação de histórias baseada nas práticas da nossa oralidade, um método de aprendizagem ancestral que traz o conceito do Griô aos espaços das bibliotecas de São Paulo.
Produzido por Sara, mãe, Comunicadora & Educadora Popular, é Griô aprendiz pela escola de pedagogia griô, com suas referências e técnicas de processo de aprendizagem convida á uma tarde de encantamento pelos saberes e sabores do nosso legado ancestral.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Dia 1o de dezembro às 15h - Biblioteca Cora Coralina

Confiram as Oficinas Online nas BibliotecasLogo Facebooh e Instagram

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas