Centros de Referências do Novo Modernismo nas Bibliotecas de CSMB

Modernismo 22+100 prepara as reflexões e comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

 Centro de referencia modernista nas bibliotecas SMB

Modernismo 22+100 é o projeto de reflexão e celebração sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Veja as informações sobre todas as áreas do projeto em 22mais100.prefeitura.sp.gov.br. 

Veja aqui os Vídeos, Ciclos, programação, Centros de Referência nas Bibliotecas, editais, concursos e uma Comissão de Instituições debatem reflexões e propõem celebrações; Debates com nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Tom Zé, Bia Lessa, Kondzilla, Maria Bonomi, Eliane Dias e outros convidados estão disponíveis em formato podcast.

Centros de Referência do Novo Modernismo nas Bibliotecas Municipais:
O Sistema Municipal de Bibliotecas – SMC participa do projeto com os  Centros de Referência do Novo Modernismo, espaços dedicados ao tema que foram inaugurados em julho de 2021  em nove Bibliotecas Municipais. Antecipando as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto oferece acervos especializados no Modernismo e na proposição do conceito de “Novo Modernismo”, além de programação relacionada ao que há de mais “antropofágico” na cidade hoje.

“O Novo Modernismo é a antropofagia a partir das periferias”, sugere Youssef. “Muito da cultura brasileira a partir de 1922 foi antropofágico: o Carnaval de Rua, o Tropicalismo, o Punk da Periferia, o Hip Hop, o Funk.”

Cem anos depois, a metrópole observa novos nomes nas artes que também têm buscado romper paradigmas. É o que chamamos aqui de “novos modernistas”. “Se era uma parte da elite que realizou a Semana de 22, escreveu o seu manifesto e dava os rumos da cultura, hoje, é o inverso. É a periferia que está dando a direção da cena artística. São figuras negras, indígenas, LGBTQIA+, asiáticas e mulheres, que estão fomentando o debate”, observa a secretária municipal de Cultura Aline Torres.

Veja aqui a lista dos livros novos comprados para compor o acervo (pdf) desses novos Centros.
 


 Centros de Referência do Novo Modernismo nas Bibliotecas Municipais:

Centros de Referência do Novo Modernismo nas Bibliotecas Municipais


Zona norte
 

Biblioteca Brito Broca - Av. Mutinga, 1425 – Vila Pirituba

Biblioteca Álvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n – Vila Maria


Zona sul
 

Biblioteca Marcos Rey - Av. Anacé, 92 – Jardim Umarizal

Biblioteca Amadeu Amaral - Rua José Clóvis de Castro, s/n – Vila da Saúde


Zona leste
 

Biblioteca Cassiano Ricardo - Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé

Biblioteca Cora Coralina - Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases


Zona oeste
 

Biblioteca Camila Cerqueira César - Rua Valdemar Sanches, 41 – Butantã

Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros
 

Centro
 

Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – República

Veja aqui - Vídeo, Ciclo, programação, Centros de Referência nas Bibliotecas, editais, concursos e uma Comissão de Instituições debatem reflexões e propõem celebrações; Debates com nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Tom Zé, Bia Lessa, Kondzilla, Maria Bonomi, Eliane Dias e outros convidados estão disponíveis em formato podcast

 

logotipos SMC