Programação Cultural Itinerante e Online junho 2021

Biblioteca Viva 2021 Itinerante com Literatura, Intervenção Artística, Música e Bibliodiversidade, e Programação online com Música, Contação de Histórias, Bibliodiversidade, Intervenção Artística, Circo, Culturas Negras, Música, LGBTQIA+ com Sarau e Intervenção Artística, Vozes Periféricas com Sarau.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ITINERANTE
LITERATURA

Literatura e Paisagismo

Literatura e Paisagismo
Escritor Sacolinha
O “Literatura e Paisagismo – Consciência contra a Covid-19” vem de encontro à ideia de uma galeria artística à céu aberto. Trata-se de um projeto de revitalização dos espaços, por meio do grafite e da literatura, com intervenções em muros, vielas e paredões do bairro de Guaianases - SP e do entorno da Biblioteca Cora Coralina. Esta é uma adaptação do projeto original “Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada”, que já transformou mais de 60 espaços antes abandonados em espaços de convivência e de admiração. Serão desenvolvidas 4 intervenções com a participação de um grafiteiro por ação. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 6h
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 5 de junho às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Poesia no ponto
Coletive A  Arte Liberta
Desde o início da crise sanitária em 2019, que matou milhares de pessoas e desestabilizou a economia, as artes se reinventaram, sendo, muitas vezes, únicas companhias de seres isolados. Apesar da gravidade global, algumas pessoas ignoraram recomendações cientificamente comprovadas, o que piorou a situação em regiões periféricas. A poesia, por sua vez, dá mote para artistas levarem conhecimento, esperança e amor pra fortalecer seres vulneráveis, através de ações poéticas no ponto certo. Classificação indicativa: 7 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 18 de junho às 13h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 21 de junho às 13h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 25 de junho às 13h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 29 de junho às 13h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 30 de junho às 13h - Biblioteca Afonso Schmidt

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Segundos Que Acolhem

Segundos Que Acolhem
Cia. Teatro no Pires
Trata-se de uma intervenção artística de orientação e de acolhimento emocional à população. Canção e poesia que acolhe corações, anseios e aspirações em mais um dia a ser vivenciado e enfrentado pelos transeuntes.Classificação indicativa: Livre. Duração: 70 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 1o de junho às 10h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 2 de junho às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 3 de junho às 10h30 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

PROJETO: Exposição virtual passagem funda

PROJETO: Exposição virtual passagem funda
cpdoc guaianas
O Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás nasce da vontade de trabalhadoras e trabalhadores, ligados aos movimentos culturais, de pesquisar os bairros de Lajeado, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus dos quais são residentes. Tem o intuito de estabelecer um espaço de referência da memória social e de valorização à pesquisa e registro dos bens culturais (material e imaterial), e assim preservar os casos, imagens e histórias presentes sobre sua ocupação urbana e manifestação cultural. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 10 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 4 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 5 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 11 de junho às 11h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Esperança em Cores

Esperança em Cores
Abayomi Ateliê / Pamela Rosa
O projeto "Esperança em Cores" é uma arte urbana em movimento. É uma oportunidade para desenvolver intervenções urbanas com a linguagem do graffiti, aliadas à reflexão e esperança de acreditar que os tempos difíceis no qual estamos vivendo devido a crise sanitária por conta da pandemia do coronavírus terão fim.
O projeto tem a intenção de resgatar a alegria por meio de mensagens, cores, cultura e informação, priorizando a diversidade autêntica e estética na essência individual e coletiva do espectador, com ênfase na transformação por meio de pinturas significativas em espaços públicos naturalmente ocupados por necessidade social, com foco na transmissão, informação e orientação a população, tão essenciais para o contexto atual.
A proposta é retratar artisticamente rostos de profissionais da saúde que estão vivos, e na linha de frente do combate contra a Covid-19, junto com frases de efeito contendo mensagens de esperança, aliados à pintura de um cenário interativo, e colorido. É uma forma de homenageá-los e agradecer publicamente pelo trabalho realizado, mas também trazer um afago em meio ao caos, despertar sensações positivas por meio da arte e fazer com que o cidadão exausto e cansado encontre no percurso da sua rotina nas ruas um acalanto para continuar acreditando que em breve, todos estaremos bem, a salvos e seguros! Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 16 de junho às 10h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Cortejo Voador

Cortejo Voador
Cia. Passarinho Contou
Cortejo Voador é uma performance que alia musicalidade, circo e poesia em movimento pelas ruas, praças, espaços abertos, na proposta de espalhar momentos de fruição, relaxamento, prazer e cultura através do contato com a Arte visual e sonora. Com roupas volumosas e enfeites de casas de passarinhos pelas roupas, o cortejo distribui poesias em cartões de autores nacionais cujas temáticas são de esperança, amor, crença na vida. Tudo oferecido com muita música e teatralidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 18 de junho às 15h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 19 de junho às 10h30 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 22 de junho às 15h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 23 de junho às 15h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 24 de junho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 25 de junho às 15h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 26 de junho às 10h30 - Biblioteca Sylvia Orthof

Carro das Poesias

Carro das Poesias
Fio de histórias
As ruas da cidade são repletas de sons, movimentos, palavras cantadas, palavras ao vento. Passam pessoas, passam carros de todos os tipos e de todas as cores, alguns anunciam soluções milagrosas de limpeza e energização, promessas de Piracicaba que adoçam o paladar. Carros que vêm de perto e de cidades distantes, mas sabe quem vai passar agora?
O Carro das Poesias vai passar na sua rua para encher seu coração de alegria!
Com o Carro das Poesias, Fio de Histórias esparrama pelo bairro os versos encantados de Cecília Meireles a Drummond, de Vinicius de Moraes a Ricardo Aleixo.
Passamos pelas ruas do bairro e nosso som leva aconchego aos corações. Um verdadeiro passeio literário pelos campos de sonhos e poesias. Paramos um minutinho e soltamos a voz, mas logo vamos embora, porque outros corações esperam nossa visita! E temos poemas para gente grande e gente pequena, poema é para toda gente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de junho às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 18 de junho às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 22 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de junho às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 24 de junho às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 25 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 28 de junho às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 30 de junho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Canções e poemas para celebrar o feminino

Canções e poemas para celebrar o feminino
Com Elaine Guimarães e Jô Flor
Canções e Poesias Para celebrar o Feminino é um cortejo-sarau que propõe a apresentação de canções e poemas de mulheres artistas brasileiras de todos os tempos. Numa intervenção musical de 60 minutos, três intervenções de 20 minutos cada, no entorno das Bibliotecas e em pontos distintos, a apresentação será um convite ao público de conhecer e também participar cantando junto obras de mulheres como Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Carolina Maria de Jesus, Cecília Meirelles, Pagu, Ceumar, Alice Ruiz, Cora Coralina, Ana Cristina César, Rita Lee, Hilda Hilst, Tulipa Ruiz, Joyce, Clarice Lispector, Sueli Costa, Elisa Lucinda, Adriana Calcanhoto, Anastácia entre outras. O cortejo-sarau será realizado pelas cantoras, atrizes e musicistas Elaine Guimarães e Jo Flor.
Durante o cortejo serão entregues pequenos trechos impressos das poesias e letras de músicas para as pessoas, criando uma conexão entre público e as artistas diante deste momento desafiador que estamos vivendo, onde a arte tem o poder de acolher e transformar vidas. A intervenção também divulgará cada biblioteca em seu entorno. É importante lembrar que a intervenção vai acontecer com todos os cuidados e protocolos necessários de distanciamento e proteção, máscaras e álcool em gel tanto para o público quanto para as artistas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 16 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 18 de junho às 13h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 19 de junho às 11h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 22 de junho às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de junho às 13h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 29 de junho às 13h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 30 de junho às 13h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

MÚSICA

Cortejo Janela da Esperança

Cortejo Janela da Esperança
Com Juliana Rodrigues, Lucila Poppi e Sandra Maria Luciano
Juliana Rodrigues, Lucila Poppi e Sandra Maria Luciano percorrem o entorno da Biblioteca, tocando para a comunidade cânticos populares que celebram a vida. Serenatas festivas nas ruas da Vila Barbosa Canções de amor, festa, histórias cantadas pelos ancestrais que abriram o caminho para o universo das manifestações populares que embelezam o país o ano todo. Através desse mote, as participantes da ação, farão serenatas para os moradores da comunidade, apresentando canções de domínio público e composições próprias. A ação inicia com um pequeno cortejo apenas com instrumentos, na intenção de chamar o público para suas janelas. Ao longo do trajeto, pequenas pausas acontecem para execução das canções. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 18 de junho às 13h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 19 de junho às 13h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 21 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 22 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 23 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia

BIBLIODIVERSIDADE

A doçura que a palavra traz
Trio Ibaré
Através da poesia e trechos de livros previamente definidos que emanem esperança, solidariedade e alegria, de autores como Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Clarice Lispector, Cora Coralina dentre outros, desejamos afetar os transeuntes gerando curiosidade e conforto diante do atual momento. Será feito um varal em frente à Biblioteca onde os balões serão distribuídos, seguindo uma distância segura para que não aconteça aglomeração, os balões serão chamativos para que despertem curiosidade, haverá uma faixa escrita “ Estoure o balão e surpreenda-se” iremos convidar os transeuntes para que eles estourem os balões e tenham a surpresa,explicando a justificativa e objetivo do projeto,salientando que ele foi viabilizado pela Biblioteca que estaremos atuando. Montaremos uma mesa onde haverá álcool em gel disponível e um lixo para recolhermos as bexigas que forem estouradas. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 180 min.
Formato da apresentação: Itinerante - Presencial
Dia 24 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de junho às 13h - BIblioteca Menotti Del Picchia
Dia 26 de junho às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 30 de junho às 13h - Biblioteca Jayme Cortez
 

PROGRAMAÇÃO ONLINE

MÚSICA

Cantigas e Causos com a Viola

Cantigas e Causos com a Viola
Grupo Malaebaú
Com o intuito de promover a cultura popular e a tradição oral, o Grupo Malaebaú propõe apresentações do Espetáculo: “Cantigas e Causos com a Viola”, obra artística que integra contação de histórias e músicas do cancioneiro tradicional, a serem realizadas pelas ruas, praças e parques de São Paulo de maneira itinerante. O projeto abrange todas as faixas-etárias, pois acreditamos que o gosto pelas histórias e músicas da nossa cultura popular brasileira podem se dar em qualquer idade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca 
Dia 3 de junho às 14h30 - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Entre o verso e o copo
Coletivo Pilares
Entre o Verso e o Copo, trará poetas, mc's e rappers para dentro do seu espetáculo, porque há muitas coisas em comum entre os artistas convidados, além da poética e da musicalidade, temos em comum os encontros e desencontros amorosos e os múltiplos papéis de trouxa que fizemos no decorrer da vida e transformamos em música.
O espetáculo além de convidar seus artistas de acordo com a temática musical, promove um encontro leve e divertido entre casais, ex casais, mães solos, solteiras convictas e um convidado surpresa para fechar as apresentações com uma faixa bônus. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @poetapatriciameira
Dia 19 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 21 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 22 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Dia 23 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 24 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Dia 25 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 26 de junho às 18h - Facebook da BIblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 29 de junho às 19h - Facebook da BIblioteca Castro Alves
Dia 30 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant´Anna
Dia 30 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Pretinha adormecida

Pretinha Adormecida
Cia. dos Ventos
Pitanga e Pitanguinha duas fadinhas viviam juntinhas em um reino distante, desejaram um dia de todo coração educar uma criança, mas isso não era fácil. Nessa aventura surgem vários personagens, o Sapo José, um Príncipe desastrado, Seu bigode e a terrível Fada Coaching que joga sobre essa família uma maldição, o reino encantado vive sob os protestos dos animais que não aceitam a reforma da previdência real e outras injustiças do reino. Para crianças de todas as idades, assim nasce nossa história. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil das Bibliotecas
Dia 1o de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay
Dia 4 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

BIBLIODIVERSIDADE

O Mestre e o Sítio

O Mestre e o Sítio: as múltiplas narrativas sobre o Sítio da Ressaca
Mestre Caranguejo
Integrando o circuito de atividades do projeto "O Mestre e o sítio", mestre caranguejo apresenta suas melhores composições e obras inéditas em "a poética do berimbau ii: memórias"De volta aos palcos, Mestre Caranguejo apresenta canções do seu disco A Poética do Berimbau, clássico de 2015, e canções inéditas que convida o público a retomar a tradição e reencontrar com a própria história apresentando um pouco da Bahia, sua terra natal, e de São Paulo, a terra que o acolheu. Show composto por voz e berimbau, “Mestre Caranguejo e a Poética do Berimbau II” marca o retorno do Griô1 aos palcos. Detentor da Memória Negra na cidade de São Paulo e no Brasil, Mestre Caranguejo transforma em música e poesia toda sua tradição e História.Acompanhado de narrativas e muita sabedoria, seu repertório contém músicas e homenagens, como: “Boneca de Louça” e “Panela de Barro”, composições que recordam momentos como educador na Fundação Casa e grandes amigos. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita:Facebook transmitido pelo perfil @grandirproducoes
Dia 23 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Dia 24 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp
Dia 25 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 29 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 30 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Baque CT convida

Baque CT convida
O Grupo de Percussão Baque CT convida mestres e mestras de Maracatu de Baque Virado para realizarmos rodas de conversa com o público das bibliotecas municipais, artistas, batuqueiros, grupos de cultura popular e demais interessados em que os convidados e convidadas poderão falar sobre suas vivências, (re) existências, trajetórias e lutas enquanto figuras centrais na preservação de uma manifestação tão rica quanto o maracatu nação. Alguns dos temas abordados serão a liderança feminina no maracatu, maracatu e memória, maracatu e educação, maracatu e juventude e maracatu e seus jovens mestres. Mestres e Mestras convidades:
- Mestra Karen e Mestra Joana (A liderança feminina no Maracatu)
- Mestre Teté e Mestre Walter (Maracatu e memória)
- Mestre Adriano e Mestre Marcelo Tompson (Maracatu e educação)
- Mestre Flávio e Mestre Márcio (Maracatu e juventude)
- Mestre Déo e Mestre Felipe (Maracatu e seus jovens mestres)
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @BaqueDaCT
Dia 17 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Roberto Santos
Dia 18 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
Dia 19 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 25 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 26 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Espetáculo E.R.Ê.S.

Espetáculo E.R.Ê.S.
K.aos Coletivo
E.R.Ê.S – significa Evocar as Resistências para Existir e Sobreviver.
O espetáculo, criação do K.aos Coletivo lança e dança as memórias das intérpretes, guiado na força das brincadeiras contadas, faladas e experimentadas, bem como no feitiço que cada uma leva em seu chapéu, sua saia e seu dançar, elementos estes que se conectam com suas histórias e seus espirais.
E.R.Ê.S. nos enlaça às nossas lembranças e nos lança a possibilidade de ser. Ser ere, criança, mestre, ser a nossa própria potência nessa existência. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca
Dia 19 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey

CIRCO

Trupe Irmãos Atada - Especial On-line

Trupe Irmãos Atada - Especial On-line
Trupe Irmãos Atada
Confiram os quatro espetáculos que serão apresentados: Palhaços na pandemia; Cabaré Internético; Sandoval Pocket Show e Bang Bang à pastelana. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @TrupeIrmãosAtada 
Palhaços na pandemia
Dois palhaços chegam para se apresentar após meses de pandemia, só que ambos tiveram suas apresentações marcadas no mesmo horário e local e agora terão que dividir o mesmo espaço cênico tomando todas as precauções e cuidados para não se contaminarem com o Covid 19. Já que a pandemia ainda não acabou. Os palhaços apresentam um repertório de números clássicos, equilibrismo, malabarismo, chicote e música repentista. Além de divertir o público com as palhadas, eles utilizam do humor para conscientizar o público sobre a importância dos cuidados para evitar a contaminação com o Covid 19, tais como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.
Dia 22 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre
Cabaré Internético
A Trupe Irmãos Atada traz para as redes sociais em formato digital o espetáculo "Cabaré Internético"! Uma nova experiência do Circo e do palhaço, onde os artistas apresentam números e gags cômicas cada um da sua casa, ao vivo, sem cortes e sem edições. Prepare a pipoca, o coração, as tomadas e os carregadores, porque a Trupe Irmãos Atada vem aí, diretamente para a telinha!!!!
Dia 24 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Sandoval Pocket Show
O Irreverente palhaço Sandoval Soluço da Silva, irá apresentar ao vivo um pocket show, mostrando todo o seu talento para todos os espectadores… Números de habilidade mescladas com números musicais, além de toda a sua graça e improvisos... Por conta da pandemia o palhaço Sandoval improvisou um picadeiro em sua casa para mostrar a todos que está seguindo todos os protocolos de saúde à risca.
Dia 25 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos
Bang Bang à pastelana
O espetáculo traz à cena os embates clássicos dos filmes de bang-bang italiano e do faroeste americano. Entre tiroteios no saloon, show de cancan, trapaças e confusões, a história narra a saga de três artistas mambembes que estão viajando para a cidade Dog Bullcity, a fim de apresentarem seu grande show. Surgem então, os três bandidos mais procurados do Velho Oeste, que dispostos a realizar um grande assalto no mesmo dia e na mesma cidade, tentam se passar pelos artistas.
Dia 26 de junho às 17h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen

CULTURAS NEGRAS

Campeonato Lusófono de Spoken Word

Campeonato Lusófono de Spoken Word
Slam Art
O Slam Lusó é uma modalidade totalmente online de Spoken Word no Brasil. Nasceu com a necessidade de facilitar encontros e promover conexões entre países lusófonos. Por ser 100% online, poderão participar poetas de qualquer lugar do mundo desde que falem Português ou tenham a língua como idioma oficial. O Slam Lusó encontrou na pandemia uma oportunidade de conexão poética e cultural, conexão essa que só era possível presencialmente por meio da Copa do mundo de Slam em Paris e apenas para alguns poetas. Cada país tem suas regras e são extremamente fechados ao seu povo, com a chegada da pandemia da Covid-19 o Brasil foi o primeiro e talvez seja o único a abrir suas inscrições para que poetas de outros países pudessem participar das suas edições oficiais. O Slam Lusó é também e principalmente sobre o respeito e desejo de unir pessoas ainda que haja uma live de distância. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @slamluso
Acessibilidade: Libras
Dia 16 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Jayme Cortez
Dia 17 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 21 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Malba Tahan
Dia 22 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 23 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 24 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 28 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 29 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 30 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Menotti Del Picchia

LGBTQIA+

SARAU

Sarau indiscretas

Sarau indiscretas
Coletivo Indiscretas
A comunidade lgbtqi+ ainda hoje enfrenta dificuldades para ocupar espaços. o sarau indiscretas, através de inquietudes e incomodações com as desigualdades e apagamentos narrativos com essa comunidade, visa trazer oportunidades de lugares de fala para essa parcela de indivíduos, além de trazer foco para a memória e patrimônio desse grupo dentro da história oficial da sociedade. portanto, seguindo a definição de sarau pelo dicionário aurélio: “conjunto de pessoas que se reúnem para fazer atividades recreativas como: ouvir músicas, recitar poesias, conversar etc”, o inquietas propõe-se a dialogar e debater temáticas específicas fazendo uso de linguagens artísticas como performances, artes plásticas, literatura, músicas, danças e afins, para que se respeite a pluralidade de pensamentos e expressões dos participantes acerca do assunto criando um espaço de cultura onde se registra e dissemina práticas intrínsecas importantes para a sua resistência e existência enquanto cidadãs. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @grandirproducoes
Saúde mental indiscreta: População LGBTQIA+ em tempos de pandemia (Roger Silper)
Dia 23 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Lésbicas indiscretas (Deusa Poetisa)
Dia 24 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay
Gays indiscretas (Franklin Ferreira)
Dia 25 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite
Bissexuais indiscretas (Bianca Chioma)
Dia 28 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Travestis indiscretas (Maldita Hammer)
Dia 29 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Videoarte + Roda de Conversa

Videoarte + Roda de Conversa: Espetáculo Intolerância com Intervalo de Confiança + Cultura Online
Coletivo de Sonhos
Inspirado pelo Espetáculo Intolerância com Intervalos de Confiança o projeto artístico propõe a produção audiovisual e apresentações virtuais de videoartes e rodas de conversas temáticas com reflexões sobre a comunidade LGBTQIA+, suas atuais questões, vulnerabilidades, os desafios e estratégias de (sobre)vivência no período pandêmico. É uma jornada delicada e consciente, uma verdadeira resposta aos padrões impostos, ao conservadorismo crescente e ao preconceito desde os nossos primeiros entendimentos de mundo, na nossa formação, nas nossas relações, inclusive entre @s própri@s membr@s da comunidade LGBTQIA+. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @ColetivoSonhos 
Intolerância com intervalo de confiança
Dia 24 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Arte como resistência LGBTQIA+
Dia 25 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Gestos, afetos e narrativas como cura
Dia 28 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
Bixa, preta, periférica - Reflexões sobre interseccionalidade
Dia 29 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava
Representatividade LGBTQIA+
Dia 30 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

SARAU

Vozes Periféricas Jovens Talentos

Vozes Periféricas Jovens Talentos
Sarau do Binho
Nestes encontros virtuais, Binho, idealizador do Sarau do Binho, conversa com jovens talentos da zona sul. São jovens artistas de diferentes linguagens que vão contar um pouco sobre sua arte e suas histórias de vida. Haverá também intervenções poéticas de artistas do Sarau do Binho. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @SaraudoBinho
Dia 16 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 18 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 21 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Dia 22 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 23 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 25 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey
Dia 28 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Confiram também as Oficinas Online que tiveram início em Abril e MaioLogo Facebooh

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP