PREFEITURA DE SÃO PAULO

Novos livros para o acervo CSMB comprados 2020

Acervo de livros adquiridos em 2020 disponíveis para o público.

11/05/2021 18h43

 Aquisição de acervo - O desenvolvimento do acervo leva em conta as necessidades culturais, informacionais, educativas e de lazer da comunidade para a qual as bibliotecas estão a serviço. A seleção, tanto por compra como por doação, procura manter os acervos das bibliotecas atualizados em relação aos avanços do conhecimento e à produção literária. Busca a renovação dos materiais consultados com alta frequência e desgastados pelo manuseio contínuo, reposição de materiais extraviados, sugestões dos usuários e novidades editoriais. O acervo oferece materiais das diversas áreas do conhecimento, do pensamento e da literatura local, nacional e estrangeira.

Veja aqui a listagem completa 2020 (planilha .xlsx)  com 1323 títulos e 61726 exemplares com autores, títulos e quantidade de exemplares das obras compradas em 2020 e que estão sendo incorporadas ao acervo das bibliotecas para consulta e empréstimo. Compra do acervo para as  Bibliotecas Públicas Municipais de bairro de CSMB, Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e biblioteca do Centro Cultural da Juventude.

Todas as compras realizadas pela Prefeitura de São Paulo obedecem a Lei Federal nº 8.666/1993, que estabelece normas para licitações e contratos administrativos. Isto inclui as compras de livros, cujas editoras precisam atender às exigências.

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas compra o material, o  processa tecnicamente,  divide em lotes, e mensalmente os envia para as bibliotecas e demais espaços de leitura. Para que os livros sejam disponibilizados é necessário seguir o fluxo de processamento, que consiste em:

O catálogo online vai apontando em quais bibliotecas a obra está chegando, consulte-o para saber onde estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Para fazer sua inscrição e entender as normas das bibliotecas públicas acesse o Regulamento de empréstimos. Todos os serviços das bibliotecas são gratúitos.

 Consulta ao catálogo online