Programação cultural online da 2a quinzena de maio - parte 2

Biblioteca Viva Online 2020 com circo, cultura popular e brincante, intervenção artística, música, teatro e Hip Hop.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas 

CIRCO

Mimicalado Show

Mimicalado Show
Cia Mimicalado
Mimi é um palhaço que se rebelou contra seu padrasto, proprietário do Circo Du Bufét, e que por isso foi abandonado em uma das cidades por onde o circo passou. Sozinho, ele decide que o show tem que continuar e se anima ao perceber que será o astro principal e seu próprio patrão. Usando de toda a experiência que ganhou na companhia do circo, Mimi cria seu próprio espetáculo: um inusitado e divertido show com malabares, mímica, equilíbrio, manipulação de chapéu e outras atrações.Classificação indicativa: a partir de 5 anos . Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciamimicalado
Dia 16 de maio às 15h - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 18 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Roberto Santos
Dia 18 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 19 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 19 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp
Dia 20 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 20 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Dia 21 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Dia 21 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg
Dia 22 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 22 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 23 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 23 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Milton Santos
Dia 25 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho

O Salto Mortal
Circo Nosotros
"Gargalhadas múltiplas e coletivas. É exatamente isso que este espetáculo provoca no público. A conquista do riso fácil e da gargalhada frouxa vai acontecendo enquanto uma entrosadíssima dupla de palhaços desfila suas trabalhadas habilidades circenses. Tudo começa sem que o público saiba que os palhaços que se apresentam , são protagonistas de muitas trapalhadas. Inserido no desenrolar do nosso espetáculo, revela-se um arrojado número acrobático que sozinho encheria a lona do circo. Entre uma gargalhada e outra, uma complexa apresentação de malabarismos toma a cena. Enquanto divertem-se como crianças, e o tempo rapidamente passa, o público percebe que está assistindo à apresentação de um completo Circo. Com atrações acrobáticas, músicas, números, figurinos, cenários, aparelhos, adereços e interpretação colocados para evidenciar todo o estudo da troupe e o peso de suas tradições.
E assim começa O Salto Mortal: Eu vou contar até três, sair em louca disparada, pular por cima da Pinguinho, dar três cambalhotas no ar, cair no chão, morrer, e vou chorando pra casa..."Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @CircoNosostros
Dia 19 de maio às 10h - Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

As incríveis famílias circenses
Cia. Asfalto de Poesia
A Cia. Asfalto de Poesia orgulhosamente apresenta as muitas histórias das famosas famílias circenses. As palhaças contadoras de histórias Clonwdete e Mussarella chegam de viagem da casa de seus parentes carregadas de fotos antigas em suas malas. Elas vão contando a história de suas próprias famílias e começam a lembrar também da vida de outras famílias circenses como os Avanzi, os Queirolo, os Fratellini, os Pereira França e os Guaraciaba. Elas contam o dia a dia da vida no circo, desde a montagem da lona até a partida para a próxima cidade. Suas casas motorizadas, a vida em comunidade, as funções de cada um. Como é viver em um circo? Clowndete e Mussarella fizeram uma grande investigação e estão prontas para contar tudo ao seu respeitável público.Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @asfaltodepoesia
Dia 21 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Estupendo Circo Di Sóladies
Circo di SóLadies
Após muito tempo trabalhando em teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaças decidem montar seu próprio circo e rodar pelo mundo, recriando cenas clássicas do circo tradicional e paródias de músicas do imaginário infantil..Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo Circo di Soladies - Facebook transmitido pelo perfill Circo di Soladies
Dia 22 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre

CULTURA POPULAR E BRINCANTE

Ritmos do Nordeste
Cia. Baque CT
O Baque CT apresenta a intervenção "Ritmos do Nordeste", que promove o resgate e a valorização de brincadeiras populares, ritmos, danças e cantigas de roda do Nordeste, animando os participantes ao som de ritmos como coco-de- roda, ciranda, cacuriá e maracatu nação, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao mesmo passo em que o público interage e cai na folia, aprendem o significado, os ritmos, os instrumentos e as histórias de cada uma destas culturas tradicionais que misturam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são saberes populares genuinamente nordestinos e brasileiros. Fundado em 2016, o Grupo de Percussão Baque CT pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @BaqueDaCT 
Dia 27 de maio às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Capoeiragem literária
Nome do Grupo: Samba de Chita
O Capoeirista Ferreirinha e Repórter apresentam de forma alegre e descontraída, junto ao capoeirista Dimas, dos Quilombolas de Luz, a arte da Capoeiragem, trocando trovas, repentismo, rimas, improvisos e ladainhas ao som do berimbau e melodias ritmadas. Falarão também da história do samba, de suas pesquisas e mestres, e encerram com gingas de capoeira tradicionais e a lida dos capoeiristas como artistas de rua.Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @angolanovomundo
Dia 22 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Belmonte

Mestres do Tempo
Cia. TRUPE PITIRILO
Lili Flor & Paulo Pixu apresentam ao público histórias de pessoas acima de 70 anos, anônimas ou famosas, que vivem sua vida de uma maneira exemplar. São histórias que trazem depoimentos que ilustram a vontade de viver de homens e mulheres curiosos, entusiasmados, ousados que não viram o tempo passar. Pessoas que encaram a vida como uma grande aventura e não enxergam na idade um limite para as ações.
Vivemos no mundo da pressa. Ser apressado virou quase sinônimo de modernidade, de estar conectado às novas tecnologias da informação, ficar fora disso é ser ultrapassado. O intuito da intervenção litero-musical Mestres do Tempo é provocar o mundo dos apressados, perdidos na própria corrida, mostrando pessoas que encaram a vida como uma grande aventura e não enxergam na idade um limite para as ações, avançando cada vez mais e, apesar dos 80, 90 ou 100 anos vivem intensamente experimentam o que ainda não viveram. Baseada nos livros de Rubem Alves, Alessandra Garcia Andrade e Roberta Faria, esta intervenção apresenta histórias reais de prazeres simples para lembrar o que realmente importa, a fim de entusiasmar e empoderar aqueles que muitas vezes acham que já fizeram tudo na vida. Classificação indicativa: a partir de 40 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Transmissão ao vivo simultânea nas plataformas: Youtube, Facebook e Instagram de @liliflorpaulopixu
Dia 28 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra

MÚSICA

Instantes
Com Aloysio Letra
“Instantes” é o show de estréia de Aloysio Letra no cenário da música independente de São Paulo. O cantor inicia a campanha pro seu primeiro lançamento autoral com um show intimista que no qual canta e conta suas canções, numa performance sensível das ancestralidades afro-brasileiras.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @Aloysio Letra
Dia 18 de maio às 17h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo

TEATRO

A ilha do tesouro
Cia O que de que
Em um solo com bonecos a cia. conta A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem, com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, singra os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro. O espetáculo é um teatro de bonecos mudo, para ouvintes e não ouvintes se aventurarem juntos!Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Transmissão feita no Youtube @oqdq e Instagram @oquedeque
Dia 21 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite

A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson
Nome do Grupo: CTI - Cia Teatro da Investigação
Reunindo as obras do Mestre da Dramaturgia Chico de Assis, do
Rei do Baião Luiz Gonzaga e do Rei do Ritmo Jackson do
Pandeiro na poética do Teatro-Baile!
A FEIRA DE CHICO, GONZAGA E JACKSON
É Chico de Assis, é Teatro,
É Gonzaga e é Jackson, é Baile!
É Cia. Teatro da Investigação;
É Teatro-Baile!
A poética que junta teatro, música, dança, culinária, literatura
de cordel, artesanato e o público.
No espaço democrático da feira!
A feira nordestina que tem tudo que há no mundo!
É na feira que tudo e todos se encontram. Atores/feirantes e público/donas e donos
de casa são atuadores e atuadoras de suas próprias histórias, compartilhando seu espaço de trabalho, de consumo e de encontro. Na Feira de Chico, Gonzaga e Jackson tem de um tudo: de comer, de beber, de ver, de ouvir, de dançar e de cantar. É Interativo, como só poderia ser, o teatro-baile que se faz com a matéria humana do dia.
Propomos a criação de um espaço poético que possibilite e potencialize a presença
dos personagens das obras de Chico de Assis, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, onde o público e instalação cênica possam conviver como um organismo.
Partimos de um espaço cênico pré-determinado, uma FEIRA, espaço de trabalho e encontro de homens e mulheres comuns, contidos nas obras de Chico de Assis, Gonzagão e Jackson para discutir, questões de comunidade, moradia, saneamento, vontades e sonhos e compartilhar causos e receitas a feira é o nosso terreno fértil para uma aproximação com o público, oferecendo a ele uma porta aberta para a interação com a obra artística. Iremos compartilhar com o público também o espaço do baile, aquele mesmo baile, que Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, nossos inspiradores, animaram durante suas carreiras assim como no movimento teatral que Chico de Assis que propôs em sua rica dramaturgia em especial em seus estudo sobre o cordel que aproxima o público através das ações convidando-os a uma reflexão do papel do homem comum; a conversa entre estes três espaços/elementos, a feira, a cena teatral e baile, fará a comunhão pretendida aqui, que chamamos de Teatro-Baile."""Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e do grupo @teatrobaile1
Dia 27 de maio às 14h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp


HIP HOP

DJ Akilah

DJ Akilah
Akilah Jelani traz uma performance com mixagens de músicas contemporâneas em vários estilos da Black music: Rap, Soul, neoSoul, Funk, Jazz, Acid Jazz, R&B, Samba-Rock, Nostalgia e seus samples originais acrescentando scratches e colagens durante as reproduções musicais e intervenções poéticas aleatórias.Classificação indicativa: a partir de 8 anos . Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da biblioteca e de @AkilahDJ
Dia 16 de maio às 17h - Facebook da Biblioteca Castro Alves
Dia 23 de maio às 15h - Facebook da Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 24 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 30 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 31 de maio às 16h - Facebook da Biblioteca Malba Tahan

Narrativas poéticas para a liberdade
Utilizar a música como meio de resistência e comunicação para falar de problemas enfrentados pelas minorias representativas, tais como o abuso sexual, desigualdade social, a falta de informação e instrução das comunidades periféricas e as adversidades encontradas nessa resistência tendo como ferramenta para a transformação o Hip Hop.
Afim de disseminar conhecimento e informação, o projeto tem classificação livre e visa criar um ambiente onde possamos aprender, ensinar, cantar e conversar abertamente.Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca e de @kave.audiovisual 
Dia 20 de maio às 17h - Facebook da Biblioteca Jayme Cortez

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas