Programação Local - Janeiro

Oficinas, Encontros, Teatros, Literatura, Mediação de Leitura, Brincante, Sarau, Música e Contação de História em janeiro nas bibliotecas de bairro.

BIBLIOTECA AFONSO SCHMIDT

Capoeira
Com Mestre Alpino
Com Rafael Junqueira, conhecido no mundo da capoeira como Mestre Alpino, os encontros tem por intuito proporcionar uma fantástica experiência, social, histórica e cultural através da arte da capoeira. Classificação indicativa: Livre.
Duração: 90 min.
Segundas-feiras às 15h – Início dia 6 de janeiro

BIBLIOTECA AFFONSO TAUNAY

Projeto Octo

Projeto Octo
Não é preciso ter conhecimento em croché
O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais. Cada polvo de
crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com
fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e
fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelharem ao
cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Duração: 180 min.
Quintas-feiras às 9h

Mediação de leitura para 1ª Infância
Duração: 60 min.
Terças-feiras às 14h

Projeto: Descobrindo Talentos
Durante os encontros, iremos propor atividades que vão ajudar os participantes a desenvolverem seus talentos através da música e da poesia. Serão abordados os diferentes tipos de escrita de músicas, poemas, sonetos, estudo de linguagem, comunicação. Duração: 50 min.
Quartas-feiras às 14h

Projeto: Curtindo uma leitura
Despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação. Duração: 50 min.
Segundas-feiras às 14h30 min.
Quintas-feiras às 9h30

BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA

Oficina de práticas de meditação
Com Vanessa Cabral
Oficina de técnicas de meditação, voltada ao público que queira
aprender essa arte de ordem e auto conhecimento. Classificação indicativa:
adulto. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 13h

Oficina de Tai Chi Chuan
Mediação: Monja Ana Maria Moreyra Diaz
A oficina apresenta os benefícios do Tai Chi Chuan, a arte marcial em câmera lenta, que trabalha corpo e mente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Quartas-feiras às 14h
Sábados às 11h

BIBLIOTECA AMADEU AMARAL

Leve e compartilhe
Difusão da leitura através de distribuição de livros. Classificação indicativa: Livre.
Dia 7 de janeiro às 10h

Leitura de verão
Mediação de leitura. Classificação indicativa: Livre
Dia 22 de janeiro às 13h30

Brincante
Resgate de brincadeiras infantis: como amarelinha, pula corda, corre cotia, ciranda, cirandinha, bambolê
Dia 29 de janeiro às 13h30

BIBLIOTECA BRITO BROCA

Mulheres por Si Mesmas

Mulheres por Si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros.Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 13 de janeiro às 9h30

Tardes Origamísticas
Que tal fazer seus próprios marcadores de páginas e aprender mais sobre a arte de dobrar papel? A milenar arte japonesa do origami acaba de chegar à Biblioteca Brito Broca! Isso mesmo!!! Neste mês de Janeiro, todas as quartas-feiras, teremos uma tarde origamística cheia de história e diversão com as principais dobraduras japonesas. E mais: ainda aprenderemos a fazer marcadores de página divertidos que tornarão seu momento de leitura ainda mais espetacular!Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Quartas-feiras às 14h

Artesanato e Bonecaria
Por meio das técnicas manuais e artesanato, esta oficina tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes para que seja resgatado a expressão de sentimentos, o autoconhecimento, o exercício mental e a coordenação motora, o estímulo da criatividade, o tratamento de transtornos psicológicos, bem como, as doenças crônicas.
Todos estes processos causam nas pessoas uma evolução interior onde se concretiza a autoestima, a confiança em si próprio, a sensação de bem-estar. A certeza de que é capaz e acima de tudo producente.
Esta oficina está aberta para receber crianças de 6 até 100 anos. Todos somos crianças, basta um sorriso para qualquer um perceber isso. A participação é gratuita bem como, o material. Venham participar!! Tragam amigos, familiares para passar umas horas alegres e dinâmicas.
Contamos com sua presença! A artesã Angela Errero tem muitas ideias para passar adiante.Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 240 min.
A partir da segunda quinzena de janeiro:
   Quartas-feiras às 13h
   Sábados às 10h

Brinquedos Populares com Nerinho Sá
Pessoas que não tinham o hábito de dançar, dançaram, e hoje são mais alegres e proativas. A dança não escolhe idade. Esta é a proposta do Jovem Monitor Cultural Nerinho Sá, que acredita no poder da arte! Na mescla de idades, no encontro intergeracional. Acredita que as pessoas podem ser mais felizes dançando, se respeitando e criando. O mundo está atravessando um período difícil de desvalorização artística e cultural, e como representante da dança, proporcionará para as pessoas momentos de alegria e satisfação a fim delas se sentirem mais leves e preparadas para refletir, ver e viver uma sociedade digna e afetuosa.Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Sextas-feiras às 10h30

Brincadeiras brasileiras
As brincadeiras populares estão presentes na nossa cultura, dinamizando nosso convívio coletivo, despertando sensações, nos conectando à ludicidade, saúde e bem-estar! Vem brincar com a gente! Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 90 min.
Sextas-feiras às 14h

Liang Gong e Dança Circular
A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Liang Gong e Dança Circular às quintas-feiras de manhã com a equipe de Saúde do CECCO. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Quintas-feiras às 9h15

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN

Sarau Café com Poesia
Encontros multiculturais, gratuitos, apresentando histórias, arte e amor, na forma de poesia, dança, música e outras formas de poesia
Dia 18 de janeiro às 12h

Harry na Hans - Magia na Biblioteca 
Um dia repleto de atividades temáticas do bruxo Harry Potter. Haverá Chapéu seletor, jogos de tabuleiro, xadrez, desafio das poções, Cosplay, FliHans: livros, autores e produtos Harry Potter, Exposição HP. 
Cronograma: 
     10h30 – Abertura do evento;
     14h – Bate papo com Beatriz Masson e influencers 1.
Dia 1º de fevereiro às 10h30

BIBLIOTECA PEDRO NAVA

Hip Hop World Skull
Com Cia Grupo de Dança Identidade em Movimento e Wagner Ferreira
Em cada oficina há o aprofundamento e a mistura de cada estilo de dança, sempre mostrando o potencial de cada um e liberando cada sentimento envolvido através disso.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Terças e quartas-feiras às 14h

Meditação Ativa
Com Sandra Soares Ribeiro
A vida agitada do Ocidente dificulta a prática da Meditação Passiva, aquela praticada em postura de lótus ou "indiozinho". Assim, a Meditação Ativa que é praticada com estímulo sonoro suave e expressão corporal, propicia todos os benefícios da Meditação Passiva:
- a concentração melhora;
- foco melhora, pois, desperta a mente para aquilo que está acontecendo no Aqui-agora;
- o estresse diminui.
E mais, os movimentos suaves, repetitivos, aumentam a circulação sanguínea a nível muscular e oxigena a musculatura, com isso, há um aumento na disposição. Além disso, melhora a integração social, pois, a Meditação Ativa é praticada em grupo.
Por fim, é importante acrescentar que é bom que cada um leve sua toalha, canga ou colchonete tipo esteira, pois, finalizo o encontro com Relaxamento.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 100 min.
Dia 28 de janeiro às 10h

No trajeto do trem da Cantareira
Com Cia Giuseppina Burigo e Wellington Silva
Contos de vida real pelo caminho do trem da Cantareira, especialmente relacionados aos bairros Mandaqui e Chora Menino. Classificação indicativa : Livre. Duração: 40 min.
Dia 31 de janeiro às 15h

BIBLIOTECA RAIMUNDO DE MENEZES

Um passeio por fábulas africanas com Rosana Borges Silva
Os personagens principais desse passeio serão os animais. Vamos descobrir porque o morcego só aparece de noite, como cresceu a tromba do elefante e muito mais. Classificação indicativa: Livre.
Dia 24 de janeiro às 14h30

BIBLIOTECA RICARDO RAMOS

Oficina de Origami
Com Fernanda Lellis e Giovanna Nunes
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dias 9, 16, 23 e 30 às 10h