Festival Mário de Andrade - A Virada do Livro

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo terá uma festa de rua dedicada ao livro e à leitura: o Festival Mário de Andrade - A Virada do Livro que será realizada entre os dias 4 e 6 de outubro. Serão mais de 150 atividades, todas gratuitas, entre conversas com autores, oficinas, espetáculos de rua, duelo de cordel, sarau, teatro, dança e música, realizadas em onze pontos da cidade.

Festival Mário de Andrade

O Festival Mário de Andrade promove a ocupação cultural da cidade em um grande encontro inspirado na cultura do livro, reunindo autores, editores, leitores, bibliotecários, livreiros, coletivos e públicos de todas as idades e de todo o Brasil. O projeto, que se propõe a contribuir para a formação de leitores no país, celebra a arte literária, o conhecimento em humanidades e a pesquisa científica.

Em três dias de programação, o evento consolida o trabalho de formação de leitores; a potência cultural de novas linguagens, saraus e slams; e a circulação de escritores, livros e ideias. Além de conversas com autores, a programação inclui música, teatro, dança, oficinas e tendas de coletivos, feiras de editoras e livrarias, sempre com artistas e espetáculos em diálogo com a literatura.

O eixo central do evento, Batizado Corredor do Livro, é o trajeto entre a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Praça das Artes, passando pela Rua Coronel Xavier de Toledo e pelo Theatro Municipal.

Confira as atividades promovidas pelas bibliotecas de bairro da Coordenação do Sistema Municipal de Biblioteca:

SÁBADO, DIA 5 DE OUTUBRO

10h às 11h
Pausa na Leitura
Joe Barbosa
O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores;

10h às 12h
Proposta conjunta das bibliotecas da Zona Leste
- Varal de Poesia;
- Jogo de Memória;
- Quiz sobre autores modernistas.

11h às 11h30
Modernistas para a 1ª Infância
Mediação de leitura: Maria Cecília Coscia Graner, da Biblioteca Amadeu Amaral

11h30 às 12h
Lê no Ninho
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. Com Renata Rossi, da Biblioteca Hans Christian Andersen

12h às 13h
Distribuição de livros “De mão em mão”.

12h às 13h
Oficina de Origami
Onde a Jovem Monitora executará e ensinará como fazer algumas figuras em dobradura. É necessário trazer papel para dobradura. Com a Jovem Monitora Cultural Letícia Santos de Morais, da Biblioteca Ricardo Ramos

13h às 14h
Família Violão
Com Prof. Wilson
Apresentação de orquestra de violão.
Biblioteca Hans Christian Andersen

14h às 15h
Oficina de livro ilustrado
Com Carla Petrikas

14h30 às 15h30
Oficina de Caricaturas, com caricaturas de Mário de Andrade, com André Lima da Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais.

15h às 16h
Leitura poética do livro Belas Flores do Meu Bairro por idosas e leitura poética do livro Silêncios em Versos, com Jeane Silva da Biblioteca Raimundo de Menezes.

15h às 16h
Mediconta é um projeto de mediação de leitura e contação de histórias entremeadas por canções e brincadeiras. Após a contação haverá interação com o público, a contadora irá circular de mão em mão uma peneira, contendo poesias diversas ao som de uma canção, onde a peneira parar o público é convidado a fazer a leitura do poema. Com Márcia Fonseca da Biblioteca Raimundo de Menezes

16h às 17h
Funcionários das bibliotecas propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. Ação Conjunta das Bibliotecas: Cora Coralina, Jovina Rocha Álvares Pessoa, Milton Santos, Rubens Borba Alves de MoraisVicente de Carvalho.

17h30 às 20h
Slam Perplexo
O Slam Perplexo tem como primeira motivação estimular a produção de poesia curta no cenário das disputas de palavra falada (“Spoken Word”, surgidas em Chicago na década de 1980), caracterizadas pela escolha da melhor performance na recitação de poemas autorais. No Slam Perplexo, nome em homenagem ao “Calendário Perplexo”, do poeta José Paulo Paes, concorrem poemas recitados com até 15 segundos de duração. Com Rafael Antunes Marcelino e Edgard Antunes, da Biblioteca José Paulo Paes . O júri é selecionado da plateia, ou seja, há uma participação efetiva de quem assiste.

 

DOMINGO, DIA 6 DE OUTUBRO

10h às 11h
Contação de histórias

Com Tassy Anjos
Vamos embarcar no encontro e encanto da literatura infantil, entrelaçando em uma aventura mágica para o mundo da imaginação, do divertimento, do devaneio, da ludicidade, da fantasia e do encantamento.

10h às 12h
EntreLÃçadas: Oficina de crochê

Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.

11h às 12h
Contação de histórias e Brincadeiras com Tia Ceminha da Biblioteca Hans Christian Andersen

12h às 13h
Lançamento de livro infantil "Viagem" com Carlos Sereno + Narração de histórias

13h às 14h
Sagrado Circo Feminino
Apresentação Artística com Larissa Violeta e Pedro Cintra

Uma cigana curandeira viaja mundo afora em busca de novas aventuras. Ela carrega um carrinho cheio de coisas e causos que usa para suas apresentações por onde passar. Entre elas existe A Mala Mágica, uma mala vermelha com diversas funções e surpresas que quando tocada e cantada de um jeito verdadeiro, ela se abre e um ritual artístico de despertar e cura começa a acontecer. Há quem diga que dentro da mala cabe (e existe!) vários universos; há quem já viu coisas que voam e rodopiam saindo de lá; há quem já dançou, cantou e até se encontrou com o que viu; há quem nada sentiu; há quem já entrou e nunca mais voltou a mesma pessoa; há quem precise conhecê-la e há... nós! como vamos percebê-la?
A Mala Mágica fala de um universo onde a arte presente no cotidiano se transforma em uma ferramenta de cura e despertar. Através dela podemos reconhecer qualidades, potências e sensibilidades dentro de nós, trazendo a tona a nossa natureza e formas diferentes de enxergar e sentir o mundo, provocando possibilidades de criarmos uma realidade saudável, consciente, divertida e próspera em nossas vidas.

14h às 14h30
Flauta: músicas de Mário de Andrade e músicas de época, com Thais da Silva Natal - Biblioteca Castro Alves

14h30 às 19h -  Bibliotecas nas Ruas

14h às 19h - Intervenções Artísticas Literárias:
Guarda-chuvas poéticos: Modernista, Musical e Infantil, Pergaminhos do Mário: distribuição de poesias de Mário de Andrade em formato de pergaminhos, Varal Literário: varal artístico com as obras de Mário de Andrade, Estandarte das bibliotecas nas ruas em homenagem ao festival, e, oficina de confecção de marcadores de páginas "Monstro".

15h - A Dança dos Arcos com o grupo da terceira idade - Jovem Monitor Cultural Eri Johson Sá de Sousa.

15h30 - Brinquedos populares com a ciranda coletiva - Jovem Monitor Cultural Eri Johson Sá de Souza.

15h45 – Coral Oficina de Arte e Cultura – Maestro Roberto Mendes Barbosa.

16h - Itinerário Lítero-Musical - Adriana e Radamés Rodrigues. Intervenção Artística com histórias, poesias e músicas.

16h30 - Teatro de bonecos "Cotidiano" - Jovem Monitor Cultural Edison de Souza Santos.

17h - Sarau A Arte Liberta com o poeta Diego R'bor.

Durante a ação haverá distribuição de livros e marcadores de páginas em homenagem ao Festival Mário de Andrade.

Proposta conjunta das Bibliotecas: Álvares de Azevedo, Brito Broca, Érico Veríssimo, José Mauro de Vasconcelos, Padre José de Anchieta, Pedro Nava e Sylvia Orthof.

14h30 às 16h30
Intervenção artística

A Jovem Monitora Beatriz Rinaldini Santos da Biblioteca Ricardo Ramos, fantasiada de palhaça, interage com os presentes no Festival, distribuindo papéis com trechos de obras literárias.