PREFEITURA DE SÃO PAULO

Infantil e Brincante nas Bibliotecas

Trilhinha do mar, Espetáculo de bonecos, Maria Teresa e o Javali , Transmissão de Saberes, Sacizada - Inimar dos Reis e Canta de lá que eu canto de cá e Folias Brincadeiras e Cantigas e As Piratas para divertir da criança ao adulto em setembro nas bibliotecas de bairro.

29/08/2019 14h25

Trilhinha do mar

 

Trilhinha do mar
Este espetáculo proporciona uma experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças. Classificação indicativa: Livre. | Música para crianças. Duração: 50 min.
Dia 3 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 6 de setembro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 17 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Espetáculo de bonecos
O teatro de Mamulengo é uma das poucas formas do Teatro Popular que ainda consegue resistir no país. Com muita ação, beleza e graça, esse tipo de teatro consegue educar e divertir desde a criança até um senhor independente de classe social. Através desse espetáculo de bonecos conseguimos nos transportar para a fantasia e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, encantados pela simplicidade desse brinquedo do povo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Maria Teresa e o Javali Cia Cabelo de Maria

Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre. | Música e Literatura Infantis. Duração: 50 min.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 6 de setembro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 18 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Transmissão de Saberes
O Grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências para as crianças e a família, despertando o contato com manifestações.
Com a proposta de unir gerações, o projeto Transmissão de Saberes oferece além de uma oficina, uma vivência que reúne Mestres e Mestras da cultura popular e que também tiveram uma infância muito ativa. Esses encontros proporcionam uma experiência única de preservação da nossa cultura, contato com o brincar e novos saberes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 14 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Sacizada - Inimar dos Reis

Sacizada - Inimar dos Reis
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre. | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 2 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 4 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 19 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 29 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Canta de lá que eu canto de cá
Era hábito dos antigos fazendeiros do sertão, convidar afamados cantadores para uma disputa poética: o desafio. Apresentando múltiplos gêneros e cantando em cima do tom e violas.
Consciente do valor e importância de apresentar ao público as poesias tradicionais, no caso a poesia de repente, em uma sociedade moderna em que a profissão poética perdeu seu valor, o Festival “Poesia de Repente para Criança” convidará cantadores de profissão que se encontrarão para o desafio do canto e do improviso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

As Piratas 
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. | Música e Teatro Infantis. Duração: 50 min.
Dia 28 de setembro às 40h - Biblioteca Sylvia Orthof

Folias Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda