Infantil e Brincante nas Bibliotecas

Trilhinha do mar, Espetáculo de bonecos, Maria Teresa e o Javali , Transmissão de Saberes, Sacizada - Inimar dos Reis e Canta de lá que eu canto de cá e Folias Brincadeiras e Cantigas e As Piratas para divertir da criança ao adulto em setembro nas bibliotecas de bairro.

Trilhinha do mar

 

Trilhinha do mar
Este espetáculo proporciona uma experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças. Classificação indicativa: Livre. | Música para crianças. Duração: 50 min.
Dia 3 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 6 de setembro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 17 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Espetáculo de bonecos
O teatro de Mamulengo é uma das poucas formas do Teatro Popular que ainda consegue resistir no país. Com muita ação, beleza e graça, esse tipo de teatro consegue educar e divertir desde a criança até um senhor independente de classe social. Através desse espetáculo de bonecos conseguimos nos transportar para a fantasia e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, encantados pela simplicidade desse brinquedo do povo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Maria Teresa e o Javali Cia Cabelo de Maria

Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre. | Música e Literatura Infantis. Duração: 50 min.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 6 de setembro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 18 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Transmissão de Saberes
O Grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências para as crianças e a família, despertando o contato com manifestações.
Com a proposta de unir gerações, o projeto Transmissão de Saberes oferece além de uma oficina, uma vivência que reúne Mestres e Mestras da cultura popular e que também tiveram uma infância muito ativa. Esses encontros proporcionam uma experiência única de preservação da nossa cultura, contato com o brincar e novos saberes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 14 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Sacizada - Inimar dos Reis

Sacizada - Inimar dos Reis
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre. | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 2 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 4 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 19 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 29 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Canta de lá que eu canto de cá
Era hábito dos antigos fazendeiros do sertão, convidar afamados cantadores para uma disputa poética: o desafio. Apresentando múltiplos gêneros e cantando em cima do tom e violas.
Consciente do valor e importância de apresentar ao público as poesias tradicionais, no caso a poesia de repente, em uma sociedade moderna em que a profissão poética perdeu seu valor, o Festival “Poesia de Repente para Criança” convidará cantadores de profissão que se encontrarão para o desafio do canto e do improviso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

As Piratas 
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. | Música e Teatro Infantis. Duração: 50 min.
Dia 28 de setembro às 40h - Biblioteca Sylvia Orthof

Folias Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda