Música nas bibliotecas

Em outubro nas bibliotecas de bairro: Cantor de Histórias - Irajá Menezes,Karla da Silva, Projeto Sala do Compositor - Roda de Samba, Pausa na leitura, Dona Maria - Rafaella Nepomuceno, voz e pandeiro, Ensemble FTM, Thais Andrade, Emerson Boy, Junior da Violla Experience, Nubia Maciel,Quatro Mãos, Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci, Musicando na Biblioteca, Flauta Doce e Kleztival-Festival de Música Judaica do Brasil.

Cantor de Histórias - Irajá

Cantor de Histórias - Irajá Menezes
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada ”música infantil”, que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado.
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 4 de outubro às 14h30– Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 16 de outubro às 10h– Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de outubro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 26 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves

Karla da Silva
Classificação indicativa: Livre – para público adulto
Duração: 50 min.
Dona de um timbre singular, a artista traz em sua sonoridade elementos que colheu nas rodas de violão de seu quintal, nas quadras de Escola de Samba que frequentou com seus pais na infância, no Hip Hop do Viaduto de Madureira, no Samba de Raiz, no Jazz e na sua relação com o espaço urbano, rico de tons híbridos. A cantora que segue sua estrela com suavidade jazzística “meio bossa-nova e rock ‘n roll” é um expoente desta plural cena musical da atualidade. Em seu segundo álbum “Gente que nunca viu vai ver a pretíssima coroação”, com lançamento previsto nas redes em maio de 2017, apresenta uma sonoridade mais urbana e moderna, em faixas com forte presença de beats, metais, percussões e sopros, estreia também como compositora de quatro canções. As oito faixas que compõe o disco trazem ao álbum uma característica atemporal onde Karla da Silva ressignifica seu dizer musical.
Dia 2 de outubro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 3 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Projeto Sala do Compositor - Roda de Samba

Projeto Sala do Compositor - Roda de Samba
Classificação indicativa: livre
Duração:120 min.
A Proposta do Projeto Sala do Compositor é de criar um Espaço Cultural que enfatiza o diálogo, a Interação e a Expressão Artística com a missão de proporcionar aos compositores e poetas um espaço onde possam dar ênfase a sua obra, com o compromisso de desenvolver e disseminar a cultura tendo como interesse o coletivo e destacar este Gênero Musical chamado “Samba”, que tem o poder de unir, agregar, inserir e acessibilizar culturalmente estimulando assim a criação e produção artística.
Dia 4 de outubro às 19h30 - Biblioteca Brito Broca

Pausa na Leitura com Joe Barbosa

Pausa na leitura
Com Joe Barbosa
O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.
Dia 5 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Rafaella Nepomuceno

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno, voz e pandeiro
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 2 de outubro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 20 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Ensemble FTM
Classificação Indicativa: Livre | Indicado para toda a família.
Duração: 50 min.
Ensemble FTM (Fundação Theatro Municipal), trio formado por Professores de Orquestra - ex-integrantes das orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório - que tem como proposta de repertório peças musicais Eruditas (do Barroco ao Contemporâneo) ao Popular Brasileiro do início do século XX, buscando levar informação eleveza em suas apresentações".
Dia 11 de outubro às 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Guo Gomes-Mello

Duo Gomes-Mello – E as Cordas Cantam
Classificação indicativa: Livre
E as Cordas Cantam é o novo projeto musical do DUO - Gomes-Mello (Elias Gomes, tenor, e Lucas Mello, violonista), e nesse concerto a dupla traz dois convidados especiais, Douglas Lima, na flauta, e Karen Hapuque, no violoncelo, que com seus timbres peculiares e marcados vêm abrilhantar o espetáculo.
Dia 13 de outubro às 13h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ciganoblues

Ciganoblues Convida
Classificação indicativa: Livre
Fechamento do projeto participante do 1°Edital de Musica da prefeitura da Cidade de São Paulo a Banda Ciganoblues convida as bandas Bocarra, formada na cidade de São Paulo no fim de 2016 apresenta canções que focam no cotidiano urbano e perfis psicológicos e a banda Reggae a Planta, formada por amigos da zona oeste de São Paulo que participam ativamente dos movimentos culturais e musicais semeando seus ideais.
Dia 19 de outubro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Abertura: II FECAMP - Festival de Música do CAMP Pinheiros
Classificação indicativa: Livre
Concerto de abertura com apresentação da Camerata e Coral Clave do Sol, composta por alunos do CAMP - Centro Assistencial de Motivação Profissional de Artes de Pinheiros, organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos e na integração social de idosos e pessoas com deficiência.
Dia 20 de outubro às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Thais Andrade

 

 Thais Andrade
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Angelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado.
Dia 4 de outubro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 6 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa
Dia 9 de outubro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 16 de outubro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

 Emerson Boy

Emerson Boy
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda.
Dia 2 de outubro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 6 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 9 de outubro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 16 de outubro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 17 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 26 de outubro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Junior da Violla Experience

Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 6 de outubro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de outubro às 15h - Biblioteca Raul Bopp 
Dia 20 de outubro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Nubia Maciel

Nubia Maciel
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea.
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

Quatro Mãos

Quatro Mãos
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essencia de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 13 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
Criado em 2009 por Paula Lisboa e Marina Siqueira, com mais de 500 apresentações realizadas, o grupo convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no Saci?
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de outubro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 18 de outubro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de outubro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Musicando na Biblioteca
Classificação indicativa: Livre
Música popular brasileira, pelos alunos do Conservatório Musical jardim América.
Dia 18 de outubro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Flauta Doce
Classificação indicativa: 7 a 12 anos
Aulas de música com introdução a flauta doce.
Através das aulas de música, será desenvolvida a coordenação motora, percepção auditiva, momentos de criação, composição e improvisação.
Objetivo: Este curso terá como objetivo inicializar os estudos musicais das crianças de forma lúdica através de jogos musicais. Terá como base a utilização do instrumento musical flauta doce.
Sextas-feiras, das 14 às 17h – Biblioteca Castro Alves

Klesztival

Kleztival - Festival de Música Judaica do Brasil
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Música para atravessar fronteiras! Em 2015, depois de muitos anos tocando em casamentos judaicos, o trompetista Amilcar Rodrigues sugeriu para seu amigo e parceiro musical Marcelo Cohen, criar uma fanfarra para tocar o reperto?rio que ja? faziam naquelas festas onde percebiam com fasci?nio, a energia contagiante daquelas mu?sicas. A música das fanfarras do leste europeu, com seu caráter festeiro e de celebração, serviu como inspiração para criar o espetáculo musical da “Um Tza Fanfarra”, que atravessa qualquer fronteira geográfica ou cultural e contagia qualquer público!
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato