Destaques da semana de 7 a 13 de junho

Música, teatro, intervenção artística, circo, contação de histórias e cinema nas bibliotecas públicas de bairro.

MÚSICA

Alex Valenzi & The Hideaway Cats
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Um show dinâmico em que os 3 músicos fazem um passeio pelo melhor do Rockabilly/Rock & Roll dos anos 50 e 60.
Um show extremamente dinâmico em que os músicos trocam de instrumentos, e em que todos cantam tanto sucessos quanto músicas menos conhecidas, mudando de formato durante o show, piano, baixo, bateria/piano guitarra e bateria, & bateria guitarra e baixo, contando com um imenso repertório que podem variar de show para show, sempre com muita energia, e muita musicalidade, que sempre agradam a todos os tipos de público.
Dia 7 de junho às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Tomás Crego
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Canções autorais e músicas do imaginário latino americano que fazem parte do universo do autor. O show é fruto de seu último trabalho discográfico contemplado pelo Prêmio Ibermusicas de Composição - Edição Maio 2016, Minas Gerais, Brasil.
Dia 7 de junho às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
 
Unidos do Quintal
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Um grupo que forma um time de artistas dispostos a brincar em um quintal qualquer, real ou imaginário, em qualquer parte deste mundo onde haja crianças e adultos para brincar com eles. Eles tocam blues, baião, moda de viola, história sem pé nem cabeça, rock, risada, saudade, alegria e tudo que possa alcançar o coração da sua torcida!
Dia 13 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
 
Músicas de OZ
Show infantojuvenil
Classificação Indicativa: Infantil. Para todas as idades | Duração: 60minutos
O objetivo do projeto é levar os espectadores a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços...O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
Dia 12 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
 
TEATRO

Feira de Teatro Lambe-Lambe
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
A Feira é composta por cinco caixas independentes que se encontram para serem apresentadas simultaneamente, ocupando os espaços e povoando o ambiente com a poética que emana das histórias em miniatura, contadas por meio das mais variadas técnicas de teatro de animação. Cinco caixeiros lambe-lambe se encontram para iniciar os trabalhos. Caixas se distribuem pelo espaço, formando a grande Feira de Teatro Lambe-lambe onde as mais diversas e poéticas histórias são contadas por meio de sombras, bonecos e interações das mais variadas linguagens do teatro de animação.
Dia 7 de junho às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 13 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
 
A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
Dia 7 de junho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

A Loja de Brinquedos
Classificação Indicativa: Livre  | Duração: 60 minutos
O espetáculo surge com a necessidade de estabelecer uma reflexão junto ao público infantojuvenil sobre uma maneira mais respeitável de estar no mundo discutindo de forma lúdica e descontraída sobre os padrões de beleza impostos pela mídia e sobre a beleza encontrada na diversidade.
Além dessa abordagem, que é fio condutor da peça, outras nuances do desenvolvimento infantil são abordadas, que são as brincadeiras e a sua importância. A partir do ato de brincar, as crianças trazem novas linguagens que lhe ajudam a pensar a realidade de forma mais criativa.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 8 de junho às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 10 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
 
Alvorada
Classificação Indicativa: LivreDuração: 60 minutos
Inspirado em letras de amor da música popular brasileira, Alvorada utiliza-se da linguagem das máscaras expressivas para contar uma linda história sem a utilização de palavras.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de junho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 10 de junho às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
 
Casos Cascudos
Classificação Indicativa: Livre  | Duração: 60 minutos
Espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira. A trilha musical, ao vivo e gravada, traz à lembrança antigas canções populares.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Afonso Schimidt
Dia 12 de junho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
 
Que Bicho é Esse?
Classificação Indicativa: LivreDuração: 60 minutos
O Grupo Pasárgada, com mais de 45 anos de trajetória, apresenta "Que Bicho É Esse?". A companhia é conhecida por trabalhar com a cultura popular brasileira e com temas como a exclusão social. No palco, uma princesa, ao lado de um bicho esquisito, testemunha o esforço de príncipes que querem pedir sua mão em casamento. Para subir ao altar, eles precisam passar por uma série de provas - mas a princesa nem tem certeza se quer colocar a aliança.
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 13 de junho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
 
Página Mágica
Classificação Indicativa: Livre Duração: 50 minutos
'Página Mágica' foi concebida a partir da literatura. Serão 4 Histórias independentes:  O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote. Nesse primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci. 
Três atores, Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade.
Dia 13 de junho 11h e 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
 
Os Saltimbancos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 55min
A peça, inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam a cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam a conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.
Dia 7 de junho às 15h - Biblioteca José Paulo Paes

 
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
  

 

Banda Estralo
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | Duração: 55 minutos
Com o objetivo de apresentar diversas faces da música brasileira para os pequenos, a Banda Estralo apresenta o show Estórias de Cantar. O set list do show inclui artistas brasileiros reconhecidos em todo o mundo, como Vinicius de Moraes, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Milton Nascimento e muitos outros.
No show Estórias de Cantar, um tributo à Música Popular Brasileira, os vocais são intercalados com recitação de poesias, como O Relógio, de Vinicius de Moraes, Convite, de José Paulo Paes, e A Bailarina, de Cecília Meireles.
O show também traz momentos de interação direta com as crianças. Após a leitura de A Bailarina, por exemplo, a Banda apresenta a música Ciranda da Bailarina (Chico Buarque e Edu Lobo), enquanto uma ou mais crianças da plateia são convidadas ao palco para se tornarem artistas por alguns instantes.
Dia 8 de junho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
 
Como ser o Negro
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 190 minutos
Leitura dramática do poema COMO SER O NEGRO OU A MATÉRIA ESCURA do escritor, ensaísta e poeta Marcelo Ariel seguida de uma palestra-debate com a plateia sobre ' Negritude, cultura e política', leitura e palestra.
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
 
Pernacoteca
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60minutos
Pernacoteca é uma biblioteca sobre pernas que viaja o mundo em busca de leitores, convidando as pessoas a conhecerem melhor o universo dos livros e da literatura. Criada com objetivo de atingir pessoas de todas as idades, com uma abordagem que pode se apresentar em forma itinerante. Com poesias, pequenas histórias, teatro de animação e outras formas literárias.
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
 
 CIRCO

Travessuras de Palhaço - Cia Anjos Voadores
Classificação Indicativa: LivreDuração: 50 minutos
Inspirado nas esquetes de palhaços, música e a magia do malabarismo, o
espetáculo é um convite ao público para participar do universo circense, por meio da história de uma trupe de palhaços que disputa um espaço para se apresentar no circo. No meio dessa competição, recheada de travessuras, pouco a pouco eles descobrem valores mais importantes que a conquista de um lugar no palco.
 
Brinquedos, Brincadeiras e outras Poesias
Classificação Indicativa: Livre | Indicado para público infantil |Duração: 60 minutos
O espetáculo propõe um resgate da relação com formas antigas de brincar relembrando brinquedos, jogos, músicas e poesias da cultura do brincante. A apresentação transita em improvisações entre os palhaços e a plateia, demonstrações de virtuosismo em brinquedos como pião, diabolo, bolinhas e brincadeiras populares. Em um lindo dia de Sol ou chuva, Bulacha e Zabeta, resolvem rememorar brinquedos e brincadeiras de suas infâncias. Num lúdico jogo de interação os dois palhaços divertem a plateia com suas confusões na tentativa de mostrar a todos velhas possibilidades de experiências brincantes.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 8 de junho às 14h30 - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 9 de junho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 10 de junho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 12 de junho às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 13 de junho às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
 
Escambo
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
O Espetáculo que tem como tema a feira onde a há uma grande diversidade de pessoas e de produtos.
Onde são oferecidas frutas para o público escolher, cada fruta escolhida, será acompanhada de uma música que será cantada, e de acordo com a música será desenvolvido uma cena.
Com muito humor serão abordados os benefícios de cada fruta, comparando com soluções sociais, mesclando com música, causos, poesias, números circenses, brincadeiras e intervenção cênica com o público presente.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 9 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
 
Gran Circo Opará
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Uma viagem pelo sertão do Brasil, tendo como fio condutor o Rio São Francisco. Utilizando a linguagem do circo-teatro, são levados ao palco lendas e mitos desse rio que é sustento e vida nas veredas brasileiras. O espetáculo foi criado a partir das histórias recolhidas na turnê feita pela companhia, no ano passado, ao longo das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco.
Dia 12 de junho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
 
Sanduba Delivery
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O palhaço Sanduba chega com sua bicicleta acrobática para fazer entregas de sua lanchonete. No cardápio, dez números circenses divididos em entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho. O público é convidado para fazer o pedido e assim formar a cada dia um cardápio e um espetáculo diferente. No final do espetáculo, há um surpreendente número de equilibrismo, com Duba Becker equilibrando no queixo uma barraca de feira.
Dia 7 de junho às 14h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 10 de junho às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 13 de junho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
 
Navegantes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60minutos
Uma embarcação de palhaços piratas segue em um cortejo, navegando em busca de ideias para escrever um livro. Durante o trajeto passarão por obras de Shakespeare, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, entre outros.
Dia 13 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

CONTAÇÃO

 
 
O Paraíso São os Outros
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60minutos
O amor constro?i. Gostarmos de algue?m, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, e? como fazer pre?dios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Parai?so Sa?o os Outros, do escritor portugue?s Valter Hugo Ma?e, e? a histo?ria de uma menina que observa como sa?o os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia ha? de amar. Ao inventar a felicidade, ela ja? sabe tudo o que e? preciso para se ser casal. Um livro que parte da inoce?ncia pueril e toca tambe?m a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a ma?scara do palhac?o, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, danc?a, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 10 de junho às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo

Histórias que Dão uma Música
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Em Histórias que dão uma música, o espaço minimalista da cena é inspirado na simplicidade dos contadores de histórias regionais: a palavra como ponto central, o silêncio como ponto de partida. “Um banquinho e um violão” para o contador, um olhar apurado ao conteúdo descrito, e narrações que podem ser interpretadas do ponto de vista do eu-lírico ou contadas na terceira pessoa.
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 13 de junho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
 
Histórias para Crianças Corajosas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Dedicadas ao universo do terror infantil, as histórias são permeadas dos clássicos de rock’n’roll, heavy metal fazendo com que os pais se identifiquem com as músicas e se divirtam junto com as crianças. Na companhia de Manu Rodrigues e sua guitarra cheia de músicas e efeitos especiais, essa dupla propõe rodas de histórias arrepiantes e muito divertidas, Além de ensinar táticas infalíveis para vencer monstros e seres assustadores!
Dia 8 de junho às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 9 de junho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
 
 
CINEMA

Os Outros
The Others, EUA, Espanha, França e Itália, 2001, 105 mim., DVD
Direção: Alejandro Amenábar. Elenco: Nicole Kidman, Elaine Cassidy, Christopher Eccleston, Alakina Mann, James Bentley, Eric Sykes, Elaine Cassidy, Keith Allen, Michelle Fairley
Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra.
Dia 7 de junho às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina