Dicas de Leitura - Nobel de Literatura

Em novembro, divirta-se com os livros de Alice Munro e Patrick Modiano disponíveis nas bibliotecas da cidade.


Principal premiação de ciências e cultura do mundo, o Prêmio Nobel, que ocorre todos os anos em Estocolmo, na Suécia, tem a Literatura como uma de suas categorias. Desde 1901, algum escritor é agraciado com a medalha, pelo sucesso e qualidade de suas obras como um todo. Albert Camus, Pablo Neruda, Gabriel García Marquez e José Saramago figuram entre os premiados.

Vencedora do prêmio em 2013, a canadense Alice Munro destaca-se, segundo o júri, por ser uma verdadeira "mestra do conto contemporâneo". Alice é a décima terceira mulher a receber a medalha. Já em 2014, quem levou o Nobel foi o francês Patrick Modiano, principalmente pelo interesse em resgatar a memória da invasão alemã no território francês durante o século XX. Veja abaixo algumas obras destes dois autores disponíveis nas bibliotecas:

ALICE MUNRO

O amor de uma boa mulher
Em contos curtos e precisos, Munro dá luz à condição da mulher nos anos 1950, que precederam a chamada revolução sexual, sem esquecer-se do olhar que remexe o âmago e o íntimo de suas personagens. O livro recebeu o National Book Critics Circle Award nos Estados Unidos, em 1998.

Vida querida
Os contos de Vida querida são marcados por acontecimentos que tiram as personagens de seu universo cotidiano e arremessa-os de encontro aos seus desejos e às suas necessidades não atendidas. Ao fim do livro, quatro contos autobiográficos da autora encerram a obra.

Fugitiva
Em oito contos longos, Munro dá voz a mulheres que, apesar da vida comum que levam, têm encontros marcantes com tragédias e dramas do passado, buscando trazer à tona sempre a força do comum e a pungência do trivial em momentos críticos.

Felicidade demais
Marcadas pela sedução e pela violência, as mulheres que estrelam os dez contos de Felicidade Demais deparam-se com acontecimentos diversos que modificarão suas vidas, como a iminência da morte, por exemplo. Vários planos narrativos competem entre si trazendo a força das ficções de Munro.

PATRICK MODIANO

Uma rua de Roma
Dentre os poucos livros de Patrick Modiano traduzidos para o português, Uma rua de Roma narra a história de Guy Roland, um investigador francês que sofre de amnésia e que, após o fechamento da agência de investigação em que trabalha, resolve ir atrás de seu passado.

Ronda da noite
Situado especificamente na ocupação nazista na França, o narrador do romance vive uma complicada trama cheia de personagens reais, em que trabalha ao mesmo tempo ao lado dos franceses e da Gestapo alemã.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros dos autores.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.