PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dicas de Leitura - João Ubaldo

As Dicas de Leitura de agosto trazem algumas das obras de João Ubaldo que você pode encontrar nas nossas bibliotecas públicas.

03/08/2014 20h56

Sétimo ocupante da Cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941 e faleceu no dia 18 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, aos 73 anos.

Bacharel em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Ciência Política, atuou como professor, jornalista, repórter, redator, chefe de reportagem, colunista, editorialista e editor-chefe. João Ubaldo escreveu romances, contos, crônicas, ensaio, literatura infantil, antologia, artigos para jornais e revistas e fez adaptações de suas histórias para o cinema, teatro e televisão. Suas obras foram traduzidas em várias línguas.


Arte e ciência de roubar galinha: crônicas. João Ubaldo Ribeiro

Reunião de algumas das melhores crônicas de João Ubaldo, publicadas na imprensa, em torno da ilha de Itaparica. Com sua consagrada versatilidade literária, o autor descortina as suas memórias de infância e juventude, o seu dia-a-dia na ilha, os casos e conversas com personagens locais, representantes reais da gente brasileira.


A casa dos budas ditosos: luxúria. João Ubaldo Ribeiro
O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver, com todo o prazer e sem respingos de culpa, as infinitas possibilidades do sexo. Seriam as memórias desta senhora devassa e libertina um relato verídico? Ou tudo não passa de uma brincadeira do autor? Nunca saberemos. Importa é que ninguém conseguirá ficar indiferente à franqueza rara deste relato e a seu humor corrosivo.


Dez bons conselhos de meu pai. João Ubaldo Ribeiro e Bruna Assis Brasil
Em 'Dez Bons Conselhos de Meu Pai', o romancista Ubaldo Ribeiro traduz em sentenças curtas o resumo das diretrizes de vida passadas por seu pai. Coisas como - 'não seja burro', 'não seja amargo' e 'nunca seja medroso' são apenas alguns deles.


Sargento Getúlio. João Ubaldo Ribeiro

Quando o escritor era criança, um certo sargento Cavalcanti, baleado num atentado em Paulo Afonso, foi socorrido por seu pai e levado com vida até Aracaju. É este então o ponto de partida da obra que ganhou adaptação para o cinema em 1983. Romance inspirado em fatos reais, ganhador do Prêmio Jabuti de 1972 na categoria Revelação de Autor.


O sorriso do lagarto. João Ubaldo Ribeiro
Em um livro de personagens complexos, o autor aborda temas como a ambição humana, o amor e as ameaças do mundo moderno, numa história cheia de traições e mistérios. Ambientado na ilha de Itaparica, mas construído a partir de conflitos urbanos, o romance aborda temas caros ao autor – a dialética entre valores nacionais e estrangeiros, a corrupção, o colonialismo. E, ao tratar de estranhas experiências genéticas que ocorrem na região, provoca um importante debate entre a ética e a ciência.


Viva o povo brasileiro: romance. João Ubaldo Ribeiro
O livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heróicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.