Fanzines nas Zonas de Sampa

Março a agosto de 2010

Oficina de Quadrinhos

Um projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho (no caso, quadrinhos), para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). Iniciado em 2006, quando foram produzidos alguns fanzines nas oficinas de HQ de nove bibliotecas públicas, o projeto anuncia uma demanda significativa, cuja produção sugere uma atenção especial.
A partir de 12 anos. Inscrições e maiores informações diretamente nas bibliotecas.

Oficineiro – Edson Pelicer
Ilustrador, oficineiro, arte-educador, quadrinhista e educador social. Tem formação em arte pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, foi coordenador do projeto ECA em Quadrinhos pela Fundação Projeto Travessia, onde produziu a revista em quadrinhos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e é arte-educador de Artes Plásticas pela Secretaria do Menor do Estado de São Paulo.

Biblioteca Castro Alves
De 19 de março a 13 de agosto, 6ª feiras, das 13h30 às 16h30

Biblioteca Nuto Sant'Ana

De 20 de março a 14 de agosto, sábados, das 13h às 16h


Oficineiro – André Luiz Rocha (André Rocca)
Um ilustrador abóbora nascido e criado na Selva de Pedra, vulgo São Paulo, capital. Foi gerado nos anos 80 e criado por uma família afetuosa, que optou por lhe presentear com uma caixa de lápis de cor em vez de um Atari, e foi assim que este pequeno grande rapaz teve seu primeiro contato com os rabiscos.
Depois de anos e anos rabiscando variações de uniforme do Ultra-Man e Fanzines do Mazarópi, teve sua carreira iniciada em meados de 2008, e desde então vem conquistando seu espaço no mercado através de muito empenho, já produzindo ilustrações para grandes editoras e agências. Estudou Desenho e Pintura na Quanta Academia de Artes, com os professores Eduardo Ferrara e Weberson Santiago, sendo este último principal colaborador para sua inserção no mercado editorial.
Reside hoje em Itaquera junto a sua família e sua pequena cadela, a quem deixará seu testamento.

Biblioteca Raimundo de Menezes

De 16 de março a 27 de julho, 3ª feiras, das 13h às 16h

Biblioteca Érico Veríssimo
De 19 de março a 13 de agosto, 6ª feiras, das 13h30 às 16h30

Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo

De 20 de março a 14 de agosto, sábados, das 10h às 13h


Oficineiro – Thiago Seiji Takakashi (Thiago Spyked)
Formado em Programação Visual pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou em diversas empresas como ilustrador e designer gráfico e atualmente é Arte Educador e professor de desenho na Associação ASSAOC. Em 2007, publicou o sexto número da série Em Busca das Estrelas.

Biblioteca Pedro da Silva Nava
De 20 de março a 14 de agosto, sábados, das 10h às 13h

Biblioteca Milton Santos

De 20 de março a 24 de abril, sábados, das 13h às 16h


Oficineiro – Fernando dos Santos
Participa do grupo de cartunistas Nossa Visão, moradores da região do Itaim Paulista, que no ano passado tiveram o projeto Humor em Quadrinhos e foram selecionado pelo programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI. Desenvolve atividades de produção de histórias quadrinhos na Oficina Cultural Luiz Gonzaga.

Biblioteca Sylvia Orthof
De 17 de março a 4 de agosto, 4ª feiras, das 13h30 às 16h30

Biblioteca Rubens Borba de Moraes
De 18 de março a 5 de agosto, 5ª feiras, das 9h30 às 12h30

Biblioteca Gilberto Freyre
De 20 de março a 14 de agosto, sábados, das 10h às 13h


Oficineiro –Antonio Ezequiel de Souza Neto (Ezê)
Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Lecionou na área, em escola de primeiro grau, por 10 anos, de 1987 a 1997.

Biblioteca Chácara do Castelo
De 16 de março a 27 de agosto, 3ª feiras, das 14h às 17h

Biblioteca Lenyra Fraccaroli

De 18 de março a 5 de agosto, 5ª feiras, das 9h30 às 12h30

Biblioteca Belmonte

De 20 de março a 27 de novembro, sábados, das 9h30 às 12h30


Oficineiro – Weberson Rodrigues Santiago
Quadrinista, com experiência adquirida em cursos, como o de Design Gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes, onde atualmente leciona. Tem trabalhos de ilustração publicados em revistas e jornais de grande circulação, como Folha de São Paulo, e em algumas editoras da área de Quadrinhos. Ministra oficinas em vários lugares, dentre eles a Quanta Academia de Artes.

Biblioteca Viriato Corrêa
De 17 de março a 9 de junho, 4ª feiras, das 10h às 13h