Novos acervos especializados

As Bibliotecas Públicas Mário Schenberg e Viriato Corrêa recebem, respectivamente, acervos especializados em ciências e em literatura fantástica

Neste mês, mais duas bibliotecas públicas municipais ganham núcleos temáticos. Dia 8, às 16h, a Mário Schenberg, na Lapa, inaugura seu acervo voltado para a divulgação da cultura científico-tecnológica.

Na ocasião, será aberta a exposição Ciência e cotidiano e, às 17h, o professor Augusto Damineli ministra a palestra Vida no universo: um projeto do século 21.

dia 22, às 17h, a Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, apresenta a nova ambientação com referências a seu tema, literatura fantástica, e traz para o palco da Sala Luiz Sergio Person, às 18h, o espetáculo inspirado na obra do escritor português José Saramago, O conto da ilha desconhecida, da Cia. Pé na Porta.

Vocação científica
- Criar um ambiente que estimule o jovem, despertando sua vocação científica, é o objetivo da Biblioteca Temática em Ciências Mário Schenberg. A programação especializada conta com palestras sobre diversas disciplinas científicas. A origem e a formação do universo, a sociedade da informação e a bioquímica presente no treinamento de atletas são alguns dos assuntos abordados este mês. A proximidade com a Estação Ciência – USP, um centro de ciências interativo localizado próximo da biblioteca, foi o principal fator que levou à escolha do tema. “A Estação não tinha acervo, então tivemos a idéia”, explica Patrícia Marçal Frias, diretora da Mário Schenberg.

O público tem à sua disposição um portal que, além de contemplar todos os 60 mil títulos disponíveis no local, reúne a programação, notícias sobre as mais variadas áreas das ciências e um registro exclusivo das palestras e outras atividades que acontecem na biblioteca. No site, um mecanismo de busca garante que os tópicos abordados sempre façam referência ao acervo, totalmente informatizado. Tanto o endereço eletrônico quanto a coleção estão disponíveis aos freqüentadores em dez terminais de busca. Até 2009, serão 20 computadores.

Além da imaginação - Estantes tortas que disfarçam prateleiras retas, pilastras vermelhas, móveis verde-musgo e um jardim com plantas exóticas são elementos que remetem ao conto Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, e recebem o público na nova Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa. A sensação de fazer parte desse universo onírico se consolida quando o freqüentador se depara com um grande buraco no chão, onde podem ser encontrados livros que abrangem o gótico, o fantástico, o realismo mágico e a ficção científica. A biblioteca abre seu acervo de 35 mil exemplares com alguns dos principais nomes da literatura fantástica, como Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Ray Bradbury, H. G. Wells e Phillip Dick, além de títulos visados no mercado, como Harry Potter e O senhor dos anéis. A escolha da temática foi definida quando a diretora, Durvalina Soares Silva, observou a população que circula diariamente pelas redondezas da Vila Mariana. “É um público predominantemente jovem que não tem um ponto fixo para se encontrar”, explica, referindo-se às várias tribos que encontrou, como a dos jogadores de RPG.

A programação de atividades referentes ao gênero conta com a mostra Loucos por Cinema Fantástico, com exibição a partir do dia 23, na Sala Luiz Sergio Person. O filme de inauguração não poderia ser outro senão Alice, não o desenho dos Estúdios Disney, mas a versão dark que mistura animação com atores reais, do diretor checo Jan Svankmajer. No mesmo dia, inicia-se o curso Do gótico à ficção científica, as formas literárias do fantástico, ministrado pela curadora da biblioteca, Ana Cecília Olmos. Dia 29, às 11h, a Cia. Quase Cinema encena o teatro de sombras Histórias fantásticas: viola, violão e outras cordas; e, às 18h, ocorre a apresentação literomusical O avesso da paranóia: delírio e lucidez na obra de Ignácio de Loyola Brandão, com as presenças do escritor e de artistas convidados, como o músico Carlos Careqa e a cantora Sílvia Handroo.

Haidi Lambauer

BIBLIOTECA MÁRIO SCHENBERG
Rua Catão, 611
Lapa - 05049-000 São Paulo, SP
Tel.: 11 3672-0456
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h
Veja a programação de novembro
bmmarioschenberg@yahoo.com.br

BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana - 04021-050 São Paulo, SP
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h
Veja aqui a programação de novembro
bibliotecavilamariana@hotmail.com