Bibliotecas e bosques da leitura recebem contadores de histórias

Uma programação que reúne diversos contadores de histórias chega às bibliotecas públicas e aos Bosques da Leitura a partir do dia 2

Na era em que os computadores e as novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço no cotidiano das crianças, pensar em uma das mais tradicionais formas de entretenimento lúdico-infantil – a narração de histórias – é resgatar um hábito simples que remete ao mundo da imaginação. Uma programação que reúne diversos contadores de histórias chega às bibliotecas públicas e aos Bosques da Leitura a partir do dia 2.  

Entre os grupos convidados está a Cia. das Cores que apresenta o espetáculo Histórias dos bichos, uma coletânea de contos do escritor Rubem Alves protagonizados por animais. Em Espantalhando causos, a Numa Cia. de Artes narra as aventuras de um espantalho. Formado em 2005 pela compositora e instrumentista Joana Flor e pelas atrizes bonequeiras Roberta Casa Nova e Sandra Lessa, o grupo utiliza bonecos e objetos animados para dar vida às suas interpretações. Apresentada pelo boneco-espantalho Jeca Tatu – em homenagem ao personagem homônimo de Monteiro Lobato – a narração personifica o universo caipira trazendo ao público “causos”, lendas, músicas e simpatias colhidas em pesquisas feitas pelo grupo na cidade de São Luís de Paraitinga e nas obras de autores como Cornélio Pires e do próprio Lobato.

A companhia teatral Bubiô Ficô Lô apresenta Contos que a gente conta. No espetáculo, desenvolvido após um estudo sobre contos populares feito por Câmara Cascudo, dois atores cômicos interpretam personagens imaginários que conduzem as crianças ao universo das lendas e do folclore brasileiros.


Programação

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
GRÁTIS

CONTE OUTRA VEZ
Com Carlos Gogoy e João Júnior.
Manipulação de bonecos e de objetos acompanhada de música mostrando o significado das histórias. Serão apresentados contos populares, mitos e lendas brasileiros.
| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dias 12 e 16, 10h e 14h. Grátis

HISTÓRIAS DOS BICHOS
Com a Cia. das Cores.
Com manipulação de bonecos, são contadas aventuras protagonizadas por animais.
| Biblioteca Pública Castro Alves. Zona Sul. Dia 11, 10h e 14h
| Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 18, 10h e 14h

CONTOS QUE A GENTE CONTA
Com o grupo Bubiô Fico Lô.
Dois atores são personagens imaginários que conduzem as crianças pelo fantástico universo das lendas e do folclore brasileiro. Utilizando-se de tecidos, máscaras e outros materiais, os atores envolvem as crianças no mundo mágico das histórias.
| Biblioteca Pública Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 20, 10h e 14h

ÁGATA DE BOTAS
Com Simone Nasar.
O espetáculo é composto por cantigas e parlendas entremeando a narrativa. A canção Balaio, do folclore gaúcho, dá início às aventuras de Dona Baratinha e seu noivo trapalhão. Após se salvar de um caldeirão de feijoada, mas perdendo a noiva, o Ratinho se apaixona pela Pombinha Branca (parlenda) e acaba se metendo em uma grande confusão ao fazer uma visita a seus pais adotivos: um galo e uma galinha.
| Biblioteca Pública Gilberto Freyre. Zona Leste. Dia 13, 10h e 14h

ESPANTALHANDO CAUSOS
Com Numa Cia. de Artes.
Após presenciar uma Folia de Reis, um espantalho pede a uma estrela que realize seu desejo de andar e falar. Sendo atendido, perambula contando “causos”, como aquele em que quase perde a perna em uma fogueira de uma Festa de São João. Em suas andanças é acompanhado por uma personagem que simboliza a música popular: Frô.
| Biblioteca Pública Raul Bopp. Centro. Dia 19, 10h e 14h
| Bosque de Leitura do Parque do Carmo. Zona Leste. Dia 9, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque Anhangüera. Zona Norte. Dia 16, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque da Aclimação. Centro. Dia 30, 11h30

A BABEL DOS BICHOS
Com o grupo Bolha de Gude.
Histórias do tempo em que os bichos falavam a mesma língua. Curiosos em escalar a maior árvore da floresta, os animais foram lançados por uma forte ventania para diferentes partes do mundo, aprendendo a lidar com as diferenças e dificuldades da nova vida.
| Bosque de Leitura do Parque da Luz. Centro. Dia 2, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 16, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque Ibirapuera. Zona Sul. Dia 30, 11h30