Bonecos ganham vida na Biblioteca Monteiro Lobato

Bonecos coloridos ganham vida e expressões humanas, ao som de trilha sonora, nas mãos de manipuladores

Essa é a proposta do teatro de animação, modalidade que este mês é representada por quatro espetáculos encenados na Biblioteca Monteiro Lobato. 

Isto não é um cachimbo foi inteiramente concebido no Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação da Cia. Truks, projeto contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro. Inspirada na obra do pintor surrealista René Magritte, a peça, dirigida ao público adulto, dá vida às figuras intrigantes que ilustram suas telas. Em meio a um cenário repleto de surpresas e poesia, uma das passagens traz um homem que, às voltas com a idéia de tirar a própria vida, resolve trocar de cabeça. 

Também faz parte da programação para adultos a estréia de Raio-X, espetáculo que acontece no interior do corpo humano. Na apresentação, a Truks irá mostrar uma espécie de raio-X, não exatamente realista, mas revestido de muita imaginação e criatividade. “Utilizamos a possibilidade do teatro de boneco para fazer uma brincadeira com nosso corpo”, explica Henrique Sitchin, responsável e produtor do projeto.

Em Contos da princesa Noor, da Cia. Ópera na Mala, Cris Miguel encarna a figura da princesa Noor Inayat Khan para contar histórias da tradição oral indiana ao público infantil. Durante a apresentação, a atriz fala de valores como respeito, harmonia e beleza para se chegar à verdade. Cris é também apresentadora do programa Baú de histórias, exibido pela TV Cultura.

Encenado pela Cia. Articularte e indicado ao prêmio Coca-Cola Femsa 2004 de melhor direção, o espetáculo O valente filho da burra se utiliza da técnica do teatro de sombras para narrar as aventuras e paixões do Filho da Burra, um menino gigante que foi amamentado e criado pelo animal.

Serviço: Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - Centro. Tel. 3256-4122. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 17h.


Confira a programação