Biblioteca Viriato Corrêa inaugura Sala de Cinema

Quem passar as férias em São Paulo poderá conhecer o novo espaço cultural

Trata-se de uma sala de cinema que, a partir do dia 14, oferecerá programação regular e gratuita. Como parte das atividades de abertura será exibida a mostra A Arte da Adaptação, com curadoria de Célio Franceschet.

A seleção de filmes reúne títulos clássicos e contemporâneos a-daptados de obras literárias. Separada em três momentos, a mostra apresenta, na primeira fase, o tema Fantasia e literatura, e exibe os desenhos de longa-metragem A espada era a lei e Princesa Monono-ke. Esse último, lançado em 1997, tem direção de Hayao Miyazaki, o mesmo criador do vencedor do Oscar de animação, A viagem de Chihiro.

Aventura e mistério são os gêneros que caracterizam a segunda parte da programação, que apresenta dois filmes destinados ao pú-blico juvenil e adulto: O senhor dos anéis – A sociedade do anel e A lenda do cavaleiro sem cabeça. A partir de uma adaptação dos ro-mances do inglês J.R.R. Tolkien, Peter Jackson dirige a superprodu-ção sobre a jornada iniciada por Frodo, personagem do ator Elijah Wood na trilogia O senhor dos anéis.
Na terceira parte da mostra, o público pode assistir a curtas-metragens clássicos reunidos em Fábulas Disney. A coletânea apresen-ta desenhos de contos adaptados da literatura infanto-juvenil, como Mickey e o pé de feijão e O príncipe e o mendigo.

Ainda este ano, será inaugurada uma outra sala de exibições, des-ta vez na Biblioteca Roberto Santos, também na Zona Sul. A unidade será adaptada para receber acervo especializado em cinema. Anteci-pando a abertura oficial, foi programada para janeiro sessões de filmes e desenhos animados.

Paralelamente à programação de cinema, outras bibliotecas prepa-raram atividades de literatura, folclore e histórias em quadrinhos para as férias. Com a proposta de mesclar música e poesia, a cantora e compositora paulistana Ana Lee apresenta nas bibliotecas Cassiano Ricardo, Alceu Amoroso Lima, Mário Schenberg, Monteiro Lobato e Bel-monte o show Cecília Meireles para crianças. Como o próprio nome diz, o espetáculo é composto pela obra poética da escritora dedicada ao público infantil. Além disso, contadores de histórias se revezam em apresentações lúdicas.

Confira a programação:

Férias: A arte da adaptação

Programação de férias

Serviço: Biblioteca Viriato Corrêa - R. Sena Madureira, 298 - V. Mariana.