Dicas de Leitura - Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

No dia 21 de março comemora-se o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Sila, sancionou a  Lei nº 14.519, de 5 de janeiro de 2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

A data, 21 de março, foi proposta pelo Senado, e coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.

Confira abaixo alguns títulos que abordam temas como Religiões afro-brasileiras; Candomblé; Negros - Condições sociais; Mitologias,  disponíveis no acervo das Bibliotecas Públicas Municipais de São Paulo.

Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

Mitologia dos orixás - Reginaldo Prandi; ilustrações de Pedro Rafael
O livro apresenta 301 relatos mitológicos, histórias que contam, por meio de imagens concretas e não de ideias abstratas, como são, o que fazem, o que querem e o que prometem os deuses desse riquíssimo panteão africano.
Candomblé; Deuses iorubas; Mitologia iorubá; Orixás

Religiões afro-brasileiras : uma construção teológica - João Luiz Carneiro
As religiões afro-brasileiras fazem parte do arsenal cultural religioso do Brasil, conquistaram seu espaço como religiões universais aos moldes weberianos e agora desenvolvem uma teologia própria.
Religiões afro-brasileiras; Teologia; Umbanda

Torto arado - Itamar Vieira Junior
Ganhador de diversos prêmios, entre eles Prémio Leya na categoria Romance (Portuga - 2018); Prêmio Jabuti na categoria Romance (Brasil - 2020) e Prêmio Oceanos na categoria Romance (Brasil - 2020) o livro conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
Romance brasileiro - Século 21; Trabalhadores rurais - Ficção; Negros - Condições sociais - Ficção; Religiões afro-brasileiras - Ficção

O corpo encantado das ruas - Luiz Antonio Simas
É sobre reexistir. Reinventar afetos, aprender a gramática dos tambores, sacudir a vida para que surjam frestas. Para que corpos amorosos, corpos de festa e de luta se lancem ao movimento e jamais deixem de ocupar a rua
Formação de professores e religiões de matrizes africanas : um diálogo necessário - Erisvaldo Pereira dos Santos. Se, por um lado, a obra esclarece, fundamenta e incentiva o/a professor/a ao diálogo corajoso com a diversidade cultural brasileira, por outro lado, e linguagem clara e didática, introduz o/a leitor/a ao universo das religiões de matrizes africanas, como ferramenta para o necessário encontro entre os processos de formação de professores e o efetivo respeito às diferenças.
Brasil - Religião - Influências africanas

Kitábu : o livro do saber e do espírito negro-africanos - Nei Lopes
O livro fala sobre as origens das religiões de matriz africana ainda na África. Não se restringe ao candomblé, fala também como se organizava o islamismo e outras práticas religiosas africanas. Além das diferentes nações do candomblé, descreve umbanda, quimbanda, candombe, omolocô e até mesmo sobre o catolicismo. As religiões de matriz africana praticadas no Caribe hispânico, francês e britânico e até nos Estados Unidos também têm espaço na enciclopédia de Nei Lopes.
Negros - Religião; Cultos - América; Cultos - África; América - Religião

Na terra dos Orixás - Ganymédes José ; ilustrações de Edu Andrade
O livro conta as aventuras do garoto Sandro que viaja com seu pai francês Pierre, do Brasil até Benin, antigo Daomé, na África Ocidental, para um serviço de pesquisa documental televisiva dos cultos Yorubás. Lá já viviam alguns parentes e, após reencontrar sua prima Carolina e o menino Lakumi, inicia-se a aventura mitológica. Lakumi é um garoto beniniano conhecedor do Candomblé que vai apresentando os orixás aos outros dois. Só que eles vão conhecê-los literalmente a partir do momento que se deparam com Exu, que cresce os olhos na cabrita de estimação Amélia.
Literatura infantojuvenil
 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Confiram também as nossas Dicas de Leitura - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas

________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.