Destaques da Semana - 17 a 23 de março

Destaques da semana de 17 a 23 de março, programação presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Bosques de Leitura e Pontos de Leitura com Circo, Contação de Histórias, Literatura, Música, Cultura Popular e Intervenção Artística Teatral.

PROGRAMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS

CIRCO

Sinira Antonieta em: A cenoura gigante

Sinira Antonieta em: A cenoura gigante [Em referência ao Dia Mundial do Teatro e Dia da Mulher]
Gente Que Produz
Com a atriz Kelly Lasser e o músico Levi Estevão
Quantas pessoas são necessárias para colher uma cenoura? E se essa cenoura fosse tão, tão grande que você tivesse que pedir ajuda de todos os seus amigos para arrancá-la da horta? Inspirado livremente no clássico conto Russo “O nabo gigante” de Aleksei Tolstói; “A cenoura gigante” é uma divertida história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais. Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 30 min.
Dia 21 de março às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

A MULHER BALA

A MULHER BALA [Em referência ao Dia do Circo e Dia da Mulher]
Trupe Fuxico
Funúncia vem mostrar ao grande público sua nova invenção já inventada, a mais perigosa e talvez a última. Para demonstrar seu "funúnciamento" irá ser lançada a 50 mil metros de altura, assim como ZAZEL a primeira bala humana da história.
O espetáculo A MULHER BALA, surgiu da vontade da artista Priscila Senegalho fazer uma homenagem a Zazel - Rosa Maria Richter, que foi a primeira pessoa a de fato subir em um canhão para projetar pessoas. Criando assim a “Bala humana”, rapidamente o número se tornou conhecido e com o tempo o número passou a ser reproduzido em circos de todo o mundo, porém logo ganhou outro nome, "homem bala", inviabilizando a criadora desta modalidade. Desta forma o espetáculo retoma o protagonismo feminino deste ato de coragem, força e muita loucura de ser lançada por um canhão. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 21 de março às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias sobre mulheres: a mulher que tece o mundo

Histórias sobre mulheres: a mulher que tece o mundo [Em referência ao Dia da Mulher]
Poesia no Espaço
Nessa apresentação, a contadora de histórias Letícia Chiochetta, do grupo Poesia no Espaço, irá narrar contos de mulheres sábias. Contos que chegaram até nós através da oralidade e que nos apresentam caminhos sensíveis, potentes e poéticos para nos conectarmos à nossa essência humana. Entre os contos narrados estão "O que mais desejam as mulheres?", mito celta encontrado nas histórias de Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda; "Pele de foca, pele da alma, conto tradicional encontrado em diversas culturas; e “A mulher que tece o mundo”, conto da tradição oral dos indígenas norte-americanos. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 22 de março às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos (*data e horário alterados) 

Contos e Cantos de Guiné Bissau

Contos e Cantos de Guiné Bissau
Cia Oya ô
A tradição oral guineense se mistura à cultura portuguesa trazendo referências literárias que nos fazem pensar na cultura dos povos africanos espalhados pelo mundo com canções, poesias e histórias. As madjuandades, mulheres guineenses, moradoras da Quinta do Mocho em Portugal, trazem nas suas vivências, a cultura, a música e as histórias, sendo enredo e abertura para as histórias tradicionais de Guiné Bissau que nos fazem refletir na nossa vida em sociedade. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 40 min.
Dia 17 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 18 de março às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 22 de março às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

Histórias de Mulheres Fortes

Histórias de Mulheres Fortes [Em referência ao Dia da Mulher]
Com Ivani Magalhães e Andréa Sousa
Em “Histórias de Mulheres Fortes” contos de tradição oral de diversas culturas e que ressaltam virtudes femininas são narrados de forma lúdica, envolvente e interativa pelas narradoras Andréa Sousa e Ivani Magalhães. Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 50 min.
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 23 de março às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

LITERATURA

Slam Fluxo - As Mina no Toque

Slam Fluxo - As Mina no Toque [Em referência ao mês do Hip Hop]
Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo
Quem tá na correria tá no? FLUXO!
Chega com a gente família, pra mais um Slam Fluxo itinerante. Se tem poesia autoral, chama! Se não tem, a primeira rodada é mic aberto e você é muito bem-vindo. Como de lei, no final tem um pocket show com uma musicista convidada. Esperamos todes.
Pensando no mês que representa a luta das mulheres, o Slam Fluxo, organizou uma edição somente com elas como forma de continuar produzindo o protagonismo da literatura produzida por mulheres periféricas. Há uma verdade que somente as mulheres podem relatar e narrar nossas histórias no tempo é manter nossa memória viva. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 60 min.
Dia 22 de março às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 23 de março às 10h - Biblioteca Brito Broca

CliPoesia - HIPHOPOLOGIA E DIVAS

CliPoesia - HIPHOPOLOGIA E DIVAS [Em referência ao mês do Hip Hop]
Hip Hop Quilombola
Compartilhando de uma mesma postura crítica que a literatura marginal e periférica, como forma de protesto contra as violências e questões sociais que atingem os jovens periféricos.
HipHopOlogia promove intervenções que têm como suporte a linguagem artística. Embora o elemento de maior visibilidade no hip-hop seja a música rap e nos sarau a poesia, identificamos convergências entre ambas as modalidades. Reunirá artistas do movimento Hip Hop, analisando a cultura como uma “nova forma de narrativa” contemporânea.
DIVAS: Abordará a temática do empoderamento da mulher na sociedade, o poder de transformação que a mulher pode exercer no seu papel social através de histórias, relatos, poesias, músicas, poesias performáticas, independentes. Será um encontro promovendo bate papo com as convidadas artistas onde expressarão para além da resistência ressaltando o empoderamento feminino através da arte. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 60 min.
Dia 17 de março às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

MÚSICA

Meus brinquedos e minhas brincadeiras!

Meus brinquedos e minhas brincadeiras! [Em referência ao Dia Mundial da Infância]
Cia. Caixotes Viajantes
Os caixeiros viajantes trazem em seus caixotes: músicas infantis, histórias, brincadeiras e muitas bugigangas. Levarão a todos para um mundo lúdico de possibilidade e imaginação.
O espetáculo Meus brinquedos e minhas brincadeiras reúne em seu roteiro vivências de Azeitona, no Nordeste. São experimentos que dialogam com a infância, ludicidade, olho no olho, afeto, cultura popular, história oral, encontro em roda, música popular, do manuseio à construção de brinquedos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 50 min.
Dia 21 de março às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

CULTURA POPULAR

As Fuás

As Fuás
Bordallo Cultural
A montagem do espetáculo se inspira na pluralidade da cultura popular brasileira, durante a pesquisa desenvolvida pelas artistas em torno dos ritmos e corporeidade do Brasil nos deparamos com uma imensa diversidade e singularidades regionais, o espetáculo faz uma viagem pelas 5 regiões do Brasil: Sul. Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e narra musicalmente cada particularidade existente nos territórios. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 55 min.
Dia 18 de março às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 23 de março às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA TEATRAL

Mulheres que poetizam o Mundo

Mulheres que poetizam o Mundo [Em referência ao Dia do Bibliotecário e dia da Mulher]
Cia. Clementine
Em Mulheres que Poetizam o Mundo, uma parceria da Sendero Cultural com a Cia. Clementine, três atrizes, trazendo referências de diferentes nacionalidades, apresentam ao público autoras do mundo todo. A poesia feminista pode vir como forma de manifesto, narrativa, diálogo ou até canção. Com um globo terrestre na mão, o trio pede aos passantes para escolherem um ponto da esfera. E de cada região surgem estas palavras de importantes mulheres que escreveram sobre suas questões - feminismo, igualdade de gêneros, preconceitos, patriarcado. Das escritas de Chimamanda, Ana Cristina Cesar, Carolina de Jesus, Malala Yousafzai, Frida Khalo, Elisa Lucinda, Hilda Hilst, Pagu, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, até às composições de Violeta Parra, são apresentadas como ponto de intersecção entre estas feminices. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

PROGRAMAÇÃO NOS BOSQUES DE LEITURA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contos e Cantos de Guiné Bissau
Cia Oya ô
A tradição oral guineense se mistura à cultura portuguesa trazendo referências literárias que nos fazem pensar na cultura dos povos africanos espalhados pelo mundo com canções, poesias e histórias. As madjuandades, mulheres guineenses, moradoras da Quinta do Mocho em Portugal, trazem nas suas vivências, a cultura, a música e as histórias, sendo enredo e abertura para as histórias tradicionais de Guiné Bissau que nos fazem refletir na nossa vida em sociedade. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 40 min.
Dia 19 de março às 14h - Bosque de Leitura Parque do Carmo

Histórias sobre mulheres: a mulher que tece o mundo [Em referência ao Dia da Mulher]
Poesia no Espaço
Nessa apresentação, a contadora de histórias Letícia Chiochetta, do grupo Poesia no Espaço, irá narrar contos de mulheres sábias. Contos que chegaram até nós através da oralidade e que nos apresentam caminhos sensíveis, potentes e poéticos para nos reconectarmos à nossa essência humana. Entre os contos narrados estão "O que mais desejam as mulheres?", mito celta encontrado nas histórias de Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda; "Pele de foca, pele da alma, conto tradicional encontrado em diversas culturas; e “A mulher que tece o mundo”, conto da tradição oral dos indígenas norte-americanos. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 19 de março às 14h - Bosque de Leitura Parque do Trote

PROGRAMAÇÃO NOS PONTOS DE LEITURA

CULTURA POPULAR

As Fuás
Bordallo Cultural
A montagem do espetáculo se inspira na pluralidade da cultura popular brasileira, durante a pesquisa desenvolvida pelas artistas em torno dos ritmos e corporeidade do Brasil nos deparamos com uma imensa diversidade e singularidades regionais, o espetáculo faz uma viagem pelas 5 regiões do Brasil: Sul. Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e narra musicalmente cada particularidade existente nos territórios. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 55 min.
Dia 17 de março às 11h - Ponto de Leitura Severino do Ramo

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA TEATRAL

Mulheres que poetizam o Mundo [Em referência ao Dia do Bibliotecário e dia da Mulher]
Cia. Clementine
Em Mulheres que Poetizam o Mundo, uma parceria da Sendero Cultural com a Cia. Clementine, três atrizes, trazendo referências de diferentes nacionalidades, apresentam ao público autoras do mundo todo. A poesia feminista pode vir como forma de manifesto, narrativa, diálogo ou até canção. Com um globo terrestre na mão, o trio pede aos passantes para escolherem um ponto da esfera. E de cada região surgem estas palavras de importantes mulheres que escreveram sobre suas questões - feminismo, igualdade de gêneros, preconceitos, patriarcado. Das escritas de Chimamanda, Ana Cristina Cesar, Carolina de Jesus, Malala Yousafzai, Frida Khalo, Elisa Lucinda, Hilda Hilst, Pagu, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, até às composições de Violeta Parra, são apresentadas como ponto de intersecção entre estas feminices. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 17 de março às 11h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos

Aproveitem e confiram as nossas Dicas de Leitura em referência ao Dia da Mulher e ao Dia Mundial do Teatro.

VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS EM MARÇO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas