Dicas de Leitura - Dia Mundial do Teatro

Nossas Dicas de Leitura do mês unem-se as celebrações, que anualmente, no dia 27 de março, marcam o valor e a importância do teatro.

O Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março. Essa data comemorativa foi estabelecida pelo Instituto Internacional de Teatro, em junho de 1961. O presidente Arvi Kivimaa propôs, em nome do Centro Finlandês do Instituto Internacional de Teatro, que fosse instituído um Dia Mundial do Teatro. A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962.

Conhecido como “a quinta arte", o Teatro é uma arte muito tradicional na qual pessoas encenam personagens para narrar uma história. Separamos alguns títulos que nos apresentam um pouco da história do teatro no Brasil. 

Dicas de Leitura - Dia Mundial do Teatro

Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas - Augusto Boal
Obra fundamental da teoria do teatro e livro mais conhecido de Augusto Boal, traduzido para mais de quinze línguas, Teatro do Oprimido foi publicado originalmente na Argentina, em 1974, onde o dramaturgo se exilou após ser preso pelo regime militar brasileiro. Em seus textos, o autor analisa momentos-chave da poética teatral do Ocidente, de Aristóteles a Brecht, passando por Maquiavel, além de explicar os fundamentos técnicos e teóricos do trabalho do ator desenvolvidos por ele no Teatro de Arena, do qual foi um dos fundadores, nos anos 50 e 60, e em sua experiência de teatro popular no Peru, em 1973.
Crítica Teatral

Teatro de Arena : uma estética de resistência - Izaías Almada
Neste livro, Izaías Almada - ele mesmo personagem dessa aventura de liberdade e de criação - recolhe a história e o sentido daquele período, por meio de relatos e análises que ajudam a inserir definitivamente o Teatro de Arena no imaginário de São Paulo e do Brasil do século XXI. Izaías reúne testemunhos de Décio de Almeida Prado (uma das últimas entrevistas concedidas em vida), Guarnieri, Boal, Vera Gertel, Marilia Medalha, Chico de Assis, Antonio Fagundes e outros para falar de um teatro que deu voz ao autor brasileiro, introduziu a luta de classes como temática, inovou não apenas na encenação e na dramaturgia, mas fundou um jeito brasileiro de representar, como nação independente, como povo a organizar o seu futuro.
Teatro de Arena - São Paulo (SP) - História; São Paulo (SP) - História

História concisa do teatro brasileiro, 1570-1908 - Décio de Almeida Prado ; reproduções fotográficas Vicente de Mello
Abrangendo o período que vai dos autos do padre José de Anchieta ao teatro do Rio de Janeiro no começo do século XX, Décio de Almeida Prado analisa as manifestações do barroco setecentista, como as festas religiosas e a ópera; o teatro romântico de Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo; o nascimento da comédia em meados do século XIX, com Martins Pena; o drama histórico da segunda metade desse mesmo século e o realismo de, entre outros, José de Alencar; os três tipos de teatro musicado (a opereta bufa, a revista de ano e a mágica) e, por fim, a burleta na virada do século.
Teatro brasileiro - História e crítica

Panorama do teatro brasileiro - Sábato Magaldi
O autor apresenta um importante panorama histórico do teatro brasileiro, desde as primeiras manifestações dramáticas do século XVI, passando pela criação da comédia brasileira, pelas primeiras manifestações do teatro brasileiro moderno, até o incremento da produção do espetáculo nas últimas décadas do século XX. Por fim, o livro apresenta dois apêndices que abordam o texto no moderno teatro e as tendências contemporâneas e as referências internacionais mais próximas do público e dos artistas nacionais.
Teatro brasileiro - História e crítica

Teatro em versos - Vinicius de Moraes ; organização, introdução e notas Carlos Augusto Calil
Vinicius de Moraes investiu parte considerável de seu talento no teatro. Como dramaturgo, exercitou-se em diversos gêneros: poema dramático, tragédia, drama realista e comédia musicada. Orfeu da Conceição, Procura-se uma rosa e Pobre menina rica são algumas de suas peças incluídas nesta coletânea.
Teatro brasileiro - Século 20

Dois nós na noite e outras peças de teatro negro-brasileiro - Joel Rufino dos Santos
Neste livro desfilam a preocupação da mulher em face da traição, o medo da morte iminente, a opressão urbana e seus perigos, o adultério, a historicidade, o indivíduo, as contradições familiares nas relações interraciais, a hipocrisia política em face de seus eleitores, o descaso pelo teatral e os processos de consciência racial, a previsibilidade na criação dramatúrgica como emblema das relações de poder, e as incompreensões comunicativas quando há prevenção quanto ao discurso do outro.
Negros no teatro - Brasil - História; Teatro brasileiro - História e crítica; Atores negros - Brasil

Links de interesse:
Teatro - Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
Instituto Internacional do Teatro - Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Internacional_do_Teatro
International Theatre Institute ITI - https://www.iti-worldwide.org/index.html
 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas

________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.