Dicas de Leitura - São Paulo 469 anos

Em comemoração ao aniversário da Cidade de São Paulo, selecionamos algumas obras com histórias e fotografias da nossa cidade que vão te surpreender!

São Paulo comemora neste 25 de janeiro os 469 anos de sua fundação. Foi nesta data em 1554 que os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, que seria o centro de educação e formação dos indígenas, fundamental no processo de catequização dos índios. O local hoje é considerado o marco zero da maior metrópole brasileira e uma das maiores do mundo. A data marcou também a celebração pelo padre Manuel de Paiva da primeira missa no Planalto de Piratininga. Porém a cidade só veio a receber um nome em 1771, em homenagem ao dia em que o apóstolo Paulo de Tarso (São Paulo) se juntou ao cristianismo comemorado pela Igreja Católica.

Dicas de Leitura - São Paulo 469 anos

Meu velho centro : histórias do coração de São Paulo - Heródoto Barbeiro ; fotografias Ricardo Hara
O jornalista Heródoto Barbeiro nasceu, cresceu e ainda hoje vive no Centro de São Paulo. As características e as mudanças pelas quais passaram esse lugar agitado são contadas com emoção em Meu velho Centro, que mescla a história da cidade com a vida do autor. Heródoto conta da fundação de São Paulo por jesuítas perto da praça da Sé, ao renascimento do autor que, criança, sobreviveu a um atropelamento de bonde. Das transformações com o ciclo do café, as indústrias e levas de imigrantes, que fizeram da província uma metrópole, às suas aventuras de garoto com carrinhos de rolimã. As manifestações políticas na Sé, o carnaval paulistano, a convivência de japoneses, afro-descendentes, italianos, nordestinos e das "polacas" que fizeram a diversidade de São Paulo. O livro traz ainda curiosidades do presente, como as missas em italiano e espanhol rezadas na igreja Nossa Senhora da Paz. E do passado, como o parque de diversões Shangai, campos de várzea, cinemas e mesmo rios que desapareceram, enterrados pelo crescimento desenfreado da cidade.
Centro (São Paulo, SP) - História; São Paulo (SP) - História

A capital da solidão : uma história de São Paulo das origens a 1900 - Roberto Pompeu de Toledo
De todos os paradoxos de São Paulo, um dos maiores é o que oferece o cotejo de seu presente com o seu passado. A metrópole vertiginosa e trepidante de hoje nasceu distante, fora do alcance dos navios portugueses, escondida pela serra do Mar – uma barreira que foi obstáculo, mas também desafio a vencer, definindo a personalidade de São Paulo. O jornalista Roberto Pompeu de Toledo mergulhou ao longo de quatro anos numa minuciosa pesquisa para reconstituir a história da primeira vila do interior do Brasil, até se tornar metrópole em 1900. Numa narrativa envolvente, o leitor é convidado a conhecer momentos cruciais da trajetória da cidade que, por mais de uma ocasião, esteve ameaçada de penosos retrocessos, senão de extinção, por motivo do abandono dos moradores, da precariedade de recursos e do que por vezes pareceu uma irremediável falta de futuro. Ilustrada com rico material iconográfico como mapas, fotos e gravuras.
São Paulo (SP) - História; São Paulo (SP) - Aspectos sociais

São Paulo, 450 anos em 24 horas - Eduardo Bueno
"São Paulo - 450 anos em 24 horas" conta com cerca de 200 imagens em homenagem aos 450 anos da capital paulista, comemorados em 25 de janeiro de 2004. O trabalho é o resultado do projeto que reuniu 45 fotógrafos para registrar, durante 24 horas, o cotidiano da cidade no dia de seu aniversário.
As obras retratam desde as raízes indígenas da metrópole até a era pós-industrial, passando por vistas aéreas, pontos históricos, ícones e metáforas de São Paulo, criando conexões entre o passado e o presente.
Fotografia - São Paulo (SP); São Paulo (SP) - História

São Paulo : a trajetória de uma cidade : história, imagens e sons - Milton Parron
O livro traz a história da capital paulista, de sua fundação até os dias de hoje. Em uma linguagem fácil e agradável, o leitor vai poder conferir as conquistas, as vitórias, os movimentos políticos, as manifestações artísticas e os grandes momentos do esporte. A obra traz também um CD com músicas, depoimentos e narrativas que fizeram a história, narrado por Milton Parron, traz entrevistas de importantes personagens que fazem parte da história de São Paulo, entre eles Heitor Villa-Lobos, Fiori Gigliotti, Zelia Gattai, Jânio Quadros e Adhemar de Barros.
São Paulo (SP) - História

LITERATURA INFANTOJUVENIL

São Paulo é legal!: patrimônio - Vanessa Sobrino ; ilustrado por Bernardo França
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/autor/SOBRINO, Vanessa
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/autor/FRANÇA, Bernardo
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788562114212
O livro oferece às crianças uma espécie de passeio guiado por parques, museus e outros patrimônios da cidade de São Paulo. Em suas páginas, os pequenos leitores poderão descobrir como espaços como o Parque do Ibirapuera, o Sesc Pompeia, o bairro do Bixiga e o Museu Paulista surgiram e imaginar como se vivia nesses lugares anos atrás. Com ilustrações primorosas e um texto divertido e cheio de curiosidades, o livro é um convite a perceber as qualidades da cidade. Afinal de contas, São Paulo é legal!
São Paulo (SP) - História - Literatura infantojuvenil; São Paulo (SP) - Descrições e viagens - Literatura infantojuvenil - Patrimônio cultural - São Paulo (SP) - História - Literatura infantojuvenil

São Paulo: de colina a cidade - Amir Piedade
Em São Paulo, de colina a cidade, o autor relembra o nascimento e a evolução da maior cidade do Brasil. Remetendo o leitor à longínqua colina que deu origem à metropolitana cidade de São Paulo, conduz-nos a um passeio fascinante pelo passado. A obra é repleta de ilustrações, fotografias e pinturas que contrapõem o passado e o presente desta grandiosa capital tão marcada por contrastes sociais e diversidade cultural.
São Paulo (SP) - História - Literatura infantojuvenil

Surfando na marquise - Paulo Bloise ; ilustrações Daniel Kondo
O parque Ibirapuera é protagonista desta narração-descritiva que se passa no dia 25 de janeiro. Um surfista prateado passeia pelas ondas da cidade paulistana, do centro até o parque. Esboço de livro-imagem, a história também é contada pelas placas e sinais gráficos que permeiam as páginas. Por meio das ilustrações, os olhos do leitor se posicionam sobre os do narrador, e o acompanham por um passeio em meio ao verde e às tribos que o frequentam: punks, skatistas, patinadores, ciclistas, bad boys.
Literatura infantojuvenil; Skate (Esporte) - Brasil - Literatura infantojuvenil; Parque Ibirapuera (São Paulo, SP) - Literatura infantojuvenil

Confira também outras obras presentes nos acervos das bibliotecas indicados nas Dicas de Leitura de anos anteriores elaboradas para comemoração desta data:

Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos

Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos! (2013)

Dicas de Leitura Especial - São Paulo 461 anos

Dicas de Leitura Especial - São Paulo 461 anos (2015)

DICAS DE LEITURA – SÃO PAULO 466 anos

Dicas de Leitura - São Paulo 466 (2020)

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas

________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.