Destaques da Semana - 4 a 10 de novembro

Destaques da semana de 4 a 10 de novembro, programação presencial Biblioteca Viva com Sarau, Teatro, Culturas Negras - Mês da Consciência Negra (sarau, espetáculo poético, contação de histórias), Literatura Musical, Circo, Vozes Periféricas, Cultura Popular (teatro, música) e Parcerias (teatro, contação de histórias, intervenção artística).

SARAU

Sarau Poetas do Tietê – memórias, chá bolo & poesia

Sarau Poetas do Tietê – memórias, chá bolo & poesia
Poetas do Tietê
Memórias, chá, bolo & poesia é um sarau intimista, onde os poetas do coletivo instigam o público com declamações e recordações poéticas, fazendo com que as pessoas presentes saiam do papel passivo de espectadores e resgatem suas próprias memórias, relembrando e compartilhando suas trajetórias de vida. O sarau é conduzido como um reencontro de família, onde as histórias e recordações vêm à tona regadas por chá, café, bolo e poesia. Nesse encontro iremos traçar novos caminhos de sensibilidade e reconstruir memórias com o público presente. Como em um encontro de família, teremos bolo, chá, café, resgate de histórias e muitos abraços. O sarau terminará com uma grande ciranda com todos os presentes. Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 120 min.
Dia 7 de novembro às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo

TEATRO
Realejo Cultural

Realejo Cultural
Cia Canta Circo & Teatro
De longe se escuta uma música... Uma imagem singela se aproxima, lembrando os antigos parques de diversões. Vem chegando o Realejo Cultural, uma intervenção literária e musical onde uma dupla de atores convida o público a desfrutar de um momento poético, dando vida a um pequeno palhaço, que atende pelo nome de Periquito, e tira de dentro de uma caixinha uma poesia, conto, música ou um pequeno trecho de alguma obra literária, presenteando o público com um momento lúdico e descontraído. O poema, música ou trecho sorteado pelo Palhaço Periquito é dado de presente para o público, incentivando crianças e adultos a conhecerem um pouco mais sobre outras obras daquele autor. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 4 de novembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 4 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Tramarias: libertando-se das tramas

Tramarias: libertando-se das tramas
Coletivo As Trapeiras
Tecer era tudo que Maria fazia, tecer era tudo o que queria fazer. Todos os dias bem cedo, Maria acordava e caprichosamente colocava em seu tear mágico linhas e fios que utilizaria para alinhavar o mundo ao seu redor. Tudo estava sempre em perfeita harmonia. Mas, tecendo e tecendo, ela própria trouxe o dia em que se sentiu só. E com isso, ela teceu um homem…Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 90 min.
Dia 9 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

CULTURAS NEGRAS - MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SARAU
Sarau da Antiga 28: Memórias de um Teatro Maloqueiro

Sarau da Antiga 28: Memórias de um Teatro Maloqueiro
Grupo Rosas Periféricas
Sarau da antiga 28: Memórias de um Teatro Maloqueiro é a proposta do Grupo Rosas Periféricas que prevê o lançamento do livro Rosas Faz 10 Anos: Memórias de um Teatro Maloqueiro, escrito por Akins Kintê, lançado em 2022, nas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo. Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 60 min.
Dia 8 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

ESPETÁCULO POÉTICO
A Menina que nasceu sem cor

A Menina que nasceu sem cor
Midria
Neste trabalho, indo para além dos três minutos do slam, as poetas trazem uma nova proposta de exercício da oralidade. No espetáculo poético “A menina que nasceu sem cor”, idealizado e protagonizado pela escritora e slammer Midria, ela busca trazer ao palco a experiência versada da jovem mulher negra que é, com suas lutas, dores e paixões, propondo não apenas uma simples leitura de poemas, mas sim a interpretação completa de seus textos com o apoio visual de projeções, unindo-se a dança, e embalada também por um acompanhamento musical. Desse modo, Midria convida para estar ao seu Iado Tawane Teodoro, Yasmin Gabrielle, Ingrid dos Anjos, Milena Nascimento, Vic Sales e Talita Aia, e juntas trazem ao público suas escrevivências e uma mostra da potência emergente da cena literária de São Paulo. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 50 min.
Dia 8 de novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Castro Alves
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Um Conto de Kwanzaa

Um Conto de Kwanzaa
Cia Oya ô
Inspirado no conto Os Sete Novelos - um conto de Kwanzaa de Angela Shelf Medearis, o público é convidado a conhecer um pouco do Reino de Gana, do povo Ashanti, dos adinkras e os princípios da Kwanzaa a partir da história de sete irmãos ashantis que brigavam muito, porém após a morte do pai eles tiveram que se unir para cumprir uma quase impossível missão. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 40 min.
Dia 4 de novembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 9 de novembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Pequenas Notáveis

Pequenas Notáveis - Carolina de Jesus
Cia. Núcleo
Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é este período da vida que a Cia. Núcleo aborda nesta contação. Carolina de Jesus é uma das mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papéis sociais. Enquanto trabalhava como catadora, Carolina registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 40 min.
Dia 4 de novembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 8 de novembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

LITERATURA MUSICAL

Palavras Preta
DJ Llobato
O projeto visa o incentivo e difusão a cultura negra, proporciona a população e frequentadores do equipamento o acesso a bens e serviços culturais, promove o incentivo a leitura e a criação artística autoral, através da música e da cultura hip hop, e seus processos reflexivos. O projeto, tem como histórico a participação e colaboração e a execução dos artistas preto periférico DJ Llobato, que já atua há mais de 25 anos na cena cultural da Cidade de São Paulo, realiza ações, eventos e projetos em parcerias com mais de mais de 20 coletivos e grupos de Rap e Hip Hop, da Região Sul da Cidade de São Paulo, através dos projetos 99 Probl3ms, e ainda os Saraus Enfrentamento Preto e Trançado Periférico. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min.
Dia 8 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 9 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

Slam das Minas SP

Slam das Minas SP
Slam das Minas SP
A Slam das Minas SP promove uma batalha de poesia, com poetas mulheres, não bináries e pessoas trans. No torneio, os poemas são autorais, o júri é escolhido na hora entre o público que dá as notas, entre as competidoras, a maior nota vence. A poesia promove informação, troca, escuta e diálogo. A Slam cria o espaço para que a oralidade literária, a poesia, permitam a descoberta das palavras como ferramenta de participação, identificação, engajamento, reflexão e divertimento. Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 90 min.
Dia 4 de novembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 5 de novembro às 13h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

CIRCO
Espetáculo Catappum!

Espetáculo Catappum!
Coletivo Catappum!
Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes caiam num sono profundo, Catappum! No meio do emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair no sono profundo. Nesta busca eles se deparam com a falta de comunicação, e o medo permanente de dormir a qualquer momento. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 8 de novembro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte

Eranko Circo de Ébanos

Eranko
Circo de Ébanos
O espetáculo é inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nesta obra circense, o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, ou seja, resgata a essência da natureza selvagem em nós, por isso Eranko, que significa animal no idioma Yoruba. O elenco do Circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros. São Jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro-brasileira.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min.
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Narrativas Literárias Africanas na Diáspora
Afrikanse
Narrativas literárias africanas na diáspora é um evento que contempla giras de conversas e intervenções artísticas sobre a arte e cultura africana advindo de artistas e pensadores imigrantes africanos residentes na cidade de São Paulo. Classificação indicativa: Adulto (18 a 59 anos). Duração: 130 min.
Dia 4 de novembro às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CULTURA POPULAR 

TEATRO
Arrasta pé do mamulengo

Arrasta pé do mamulengo
Trup Trolhas
O espetáculo faz o resgate do teatro de mamulengos, com músicas originais, facilidade de linguagem, para público de todas as idades, independente de espaço. Contada por dois atores sendo um músico que conduz o espetáculo, utilizando violão e diversos instrumentos para a dramatização e um contador manipulador de bonecos. Um espetáculo em que o público irá rir e se divertir muito com as encrencas do Zé Quirino, seu parceiro Brexó, coronel Tiburso e sua filha Filomena.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 min.
Dia 4 de novembro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 5 de novembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 8 de novembro às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes

As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha
Fanfarrosas
O coletivo Fanfarrosas apresenta um espetáculo de teatro de mamulengo que traz situações e causos da sociedade, dando protagonismo às figuras populares e distintas do cotidiano; Benedite, vendedora ambulante, Rosquelina e seu boi fujão, Padre Lobrobró enviado de Jericó e a cobra Gitirana que só arruma confusão. Uma grande festa que mescla culturas nordestinas e paulistas cheias de encantaria, brincadeiras e memórias. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min.
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 9 de novembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

MÚSICA
Histórias contadas e cantadas

Histórias contadas e cantadas
Ana Maria Carvalho
Ana Maria, acompanhada pelos sobrinhos, herdeiros diretos da Cultura Popular, se juntam aos artistas educadores Guilherme Kafé e Thais Ribeiro para realizar uma vivência de saberes tradicionais através de histórias, músicas, danças e as mais variadas brincadeiras singulares do Brasil. O encontro se inicia com uma história acompanhada de efeitos musicais dando espaço para a música cantada, que embala cada corpo presente na brincadeira e se desfecha no despertar do brincante, da criança que há em nós.
Histórias e brincadeiras são intercaladas dando sentido uma para a outra, são linguagens que se entrelaçam costurando narrativas na imaginação, na curiosidade e nas memórias que transcendem o tempo na escuta e na sensibilização do viver em cantorias e movimentos nos encantos do brincar. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 40 min.
Dia 4 de novembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay

PARCERIAS

TEATRO

Um Quase uma confissão ou quando eu era Labirinto
Antonio Junior Siqueira
Por meio de passagens do livro - A confissão de Lúcio - de Mário de Sá-Carneiro, entremeadas por poemas do mesmo autor, a encenação transita entre a realidade e a fantasia, buscando compartilhar com o público as agruras da busca de si e a incompletude da vida. O espetáculo se inicia com o poema “Fim” - Quando eu morrer batam em latas/ Rompam aos saltos e aos pinotes/ Façam estalar no ar chicotes/ Chamem palhaços e acrobatas! – A proposta de começar pelo fim é para elucidar o moto contínuo da vida e trazer à cena a ideia dos ciclos ininterruptos de nascimento e morte. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 90 min.
Dia 4 de novembro às 15h - Biblioteca Raimundo de Menezes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Cada livro, uma história
Mariana Pitta & Cia. Para fora do Livro
Cecília é uma jovem viajante que leva em sua mala as memórias de uma infância cheia de descobertas, aventuras e muitas histórias. Ao abrir sua mala, encontra uma fotografia antiga e traz ao público através de músicas, histórias e brincadeiras algumas de suas lembranças com sua amada avó. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Dia 8 de novembro às 15h - Biblioteca Raimundo de Menezes

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Escritor Sacolinha
Palestra-show com o escritor Sacolinha, falando de sua trajetória na literatura e convidando as pessoas presentes a interagir com ele, seja recitando um poema, cantando uma música ou apenas fazendo perguntas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

  

VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS EM NOVEMBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas