Dicas de Leitura - Coleções mais lidas nas bibliotecas em 2021

A lista dos Livros mais lidos do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas, elaborada anualmente, traz surpresas interessantes. Dentre os primeiros colocados das obras mais emprestadas nas bibliotecas em 2021, percebemos a frequência de livros de séries e coleções, que destacamos nestas Dicas de Leitura de maio.

Selecionamos alguns autores e obras dentre as coleções e séries de livros mais emprestados em 2021 do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas. Algumas obras presentes na lista das mais lidas ou emprestadas são aqui apresentadas no conjunto de séries, coleções, trilogias, etc.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

 Capas dos livros da série Diário de um banana de Jeff Kinney

Diário de um banana - Jeff Kinney
Coleção com 15 livros
Diário de um Banana é uma série de livros humorísticos, escritos pelo cartunista americano e designer de jogos Jeff Kinney. Eles seguem as ilustrações de Greg Heffley, um estudante do ensino fundamental explicando suas aventuras cotidianas através de seus desenhos detalhados e notas simples. (Diary of a Wimpy Kid)

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em "Diário de um Banana", Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.

1 Diário de um banana: as memórias de Greg Heffley

2 Diário de um banana: Rodrick é o cara

3 Diário de um banana: a gota d'água

4 Diário de um banana: dias de cão

5 Diário de um banana: a verdade nua e crua

6 Diário de um banana: casa dos horrores

7 Diário de um banana: segurando vela

8 Diário de um banana: maré de azar

9 Diário de um banana: caindo na estrada

10 Diário de um banana: bons tempos

11 Diário de um banana: vai ou racha

12 Diário de um banana: apertem os cintos

13 Diário de um banana: batalha neval

14 Diário de um banana: quebra tudo

15 Diário de um banana: vai fundo

 Arte do nome Harry Potter escrito em negrito como usado nos seus livros e filmes

Harry Potter – J. K. Rowling - Coleção com 7 livros

 Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O arco de história principal diz respeito às amizades de Harry com outros bruxos de sua idade, como Ronald Weasley e Hermione Granger, e também com o diretor de Hogwarts Albus Dumbledore, considerado o maior dos magos, e seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter, a quem ele considera seu maior rival.

1 Harry Potter e a Pedra Filosofal

2 Harry Potter e a Câmara Secreta

3 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4 Harry Potter e o Cálice de Fogo

5 Harry Potter e a Ordem da Fênix

6 Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7 Harry Potter e as Relíquias da Morte

Há disponibilidade dos livros em braille de 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' e 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe'.

 Percy-Jackson-de-Rick-Riordan-colecao-5-livros

Percy Jackson & os Olimpianos - Rick Riordan

Série literária composta por cinco livros de aventura, romance, suspense e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, que retrata a mitologia grega no século XXI. O personagem principal da série é Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar. Além dele, outros personagens principais secundários são Annabeth Chase, filha de Atena, Grover Underwood, um sátiro adolescente, Thalia Grace, filha de Zeus, Luke Castellan, filho de Hermes, Nico diAngelo, filho de Hades.

1 O Ladrão de Raios

2 O Mar de Monstros

3 A Maldição do Titã

4 A Batalha do Labirinto

5 O Último Olimpiano

Kiera Cass - capa da serie de seis livros 

A Seleção - Kiera Cass - Série com 6 livros

A Seleção, A Elite, A Escolha, A Herdeira, A Coroa e Felizes para sempre da autora Kiera Cass e Editora Seguinte, retratam histórias profundas da literatura jovem. Muitas garotas sonham em ser princesas, mas este não é o caso de America Singer. Tudo o que ela queria era ter um pouquinho mais de dinheiro, para poder revelar seu namoro secreto com Aspen, que pertence a uma casta mais baixa. Ela topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe Maxon escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece entre o das Selecionadas... No palácio, em meio a vestidos deslumbrantes e banquetes deliciosos, America precisa aprender a lidar com a ameaça constante dos ataques rebeldes e a disputa acirrada com as outras competidoras, já que Maxon parece especialmente encantado por ela. Com o coração dividido, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar. A história continua em Felizes para sempre, um livro extra ilustrado que traz quatro contos pelo ponto de vista de outros personagens da série, e em A herdeira e A coroa, que narram a história da filha de America.

1 A Seleção

2 A Elite

3 A escolha

4 A Herdeira

5 A coroa

6 Felizes para sempre

 Veja também os livros de outros autores que estão entre os mais lidos/emprestados em 2021:

Terra sonâmbula - Mia Couto - adulto
Quarto de despejo: diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus; Felipe Vinicius Rossignol (edição ilustrada) - adulto
Quincas Borba - Machado de Assis - adulto
O diário de Anne Frank - Anne Frank - adulto
Culpa é das estrelas - John Green - infantojuvenil
Orgulho e preconceito - Jane Austen - adulto
Assassinato no Expresso do Oriente: um caso de Hercule Poirot - Agatha Christie - adulto

 _____________________________________________________________________________________

Veja aqui a lista completa dos Livros mais lidos em 2021 e a página sumário das listas completas dos Livros mais lidos de anos anteriores desde 2012.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras Dicas de Leitura de temas variados.