Programação Cultural Online Biblioteca Viva de novembro

Intervenção Artística, Contação de Histórias, Música, Mês da Consciência Negra, Vozes Periféricas e Estéticas da Periferia com Intervenção Artística, Contação de Histórias, Circo e Cultura Indígena.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das Bibliotecas

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Gorde sim, e daí?
Coletivo Boca de Axé Produções ‘’Gorda baleia, saco de areia Gorda baleia, saco de areia’’ Que música é essa? Que ainda ressoa diariamente nos ouvidos de muitas pessoas, o discurso de ódio que se reafirma como opinião, traçando uma linha gordofóbica na vida de pessoas que lutam incessantemente para se sentir parte de um sistema excludente. Estamos propondo uma abertura para apreciação da gordura que se estendem além do emocional, a gordura que nos molda para compor esse corpo monstro, que está estagnada em nosso cotidiano múltiplo. A produtividade não é mais pauta e queremos falar de auto amor, de práticas nossas e individuais para burlar as ofensas advindas de uma conectividade agressiva e quase imoral. Sem cobranças com tempo, roupas, cores estou propondo um encontro obeso e instável em suas proporções, balançando as redes e conexões. Queremos ouvir e ver vocês GORDES, para que juntes possamos nos armar contra a GORDOFOBIA já estabelecida em corpos padronizados e negados em uma sociedade hipócrita. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @DinaMaia
Dia 5 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 6 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 13 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Jayme Cortez
Dia 20 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 27 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Conexão ocupa - Bibliotecas Municipais
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo “Conexão ocupa” é uma ação nascida durante a pandemia de Covid-19 na Ocupação Cultural Mateus Santos, que buscou, durante um momento onde o afastamento social é uma necessidade, criar aproximações, conexões, relações, por meio da construção de um território compartilhado de afetos. Muito além de linhas imaginárias e limites administrativos que conformam a cidade, o Conexão Ocupa busca reconhecer e fortalecer os territórios de afeto, pontos que se conectam a partir do fazer cultural, dos saberes compartilhados, das trocas de experiências. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @movimentoculturalermelinomatarazzo
Sarau Ermelino Ocupa

O Sarau Ermelino Ocupa surgiu em 2015 na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, em meio ao movimento de ocupação cultural da praça como forma de ressignificar o espaço público do bairro e dar fruição para as ações culturais desenvolvidas nesse território. O nome do sarau é um convite para os moradores da região, para que ocupem seus espaços, físicos e simbólicos. Estar presente, ocupado de seus próprios afetos, de seus corpos, de suas mentes, de suas questões. E um convite para que tudo isso se transforme em poesia e em arte. Além das intervenções espontâneas do público, o Sarau Ermelino Ocupa também conta com um time de poetas e músicos convidados, que se revezam no palco com intervenções artísticas e/ou pocket shows, além do lançamento de livros e CDs. Propõe-se a realização de cinco edições do Sarau, em formato presencial, na Biblioteca Rubens Borba de Morais, em periodicidade quinzenal, buscando resgatar a conexão da Ocupação com este equipamento e também criar outras linhas territoriais, como do CIEJA para a Biblioteca, dos CCAs, das escolas do entorno, da rede de CAPS, entre outras possibilidades, na costura de uma rede que seja autônoma e sustentável, na qual a Ocupação represente apenas mais um ponto de conexão, mas cada linha tenha um fluxo próprio e independente.
Dia 24 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Compasso & Estória

Contação de histórias, recursos cênicos corporais e instrumentos musicais se unem nessa atividade para criar um universo lúdico, ativando a imaginação e proporcionando o alargamento dos sentidos de crianças e adultos. São disparadores que buscam ampliar o repertório de possibilidades de enxergar, aprender e entender o mundo.
Dia 25 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 29 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Ventos de Oya
 
Ventos de Oya
Com Pedro Augusto Romão dos Santos e Marisa Romão
O Ventos de Oyá é um projeto que tem como objetivo trazer reflexões acerca da importância das religiões de matriz africana, sobretudo o candomblé, como continuidade dos povos pretos de terreiro e sua cultura de resistência e potência. A oralidade e a arte são base desses povos, que no Brasil, em diáspora dão continuidade aos costumes ancestrais e ressignificam seu sagrado através dos cantos e contos que entoam os orisás, dão força para seguirem seu caminho e abrem discussões importantes sobre o combate ao racismo estrutural e religioso. Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão do Ilê Asé Oyá Mesan Orun e Ogun vão saudar o sagrado com a contação de itáns ao som do agogô. O ofó (palavra) abre caminho para a criatividade, contos e cantos materializam aos poucos peças ancestrais feitas à mão com sementes, pedras e contas. Serão pulseiras, colares, adornos ancestrais criados para homenagear os orisás ao final de cada encontro. Linguagens artísticas que se encontram e se completam em uma intervenção multifacetada do sagrado através da voz e das mãos de Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão. Participe dessa grande roda de conversa e saberes. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil 
@ÌyalódeMarisadeOya
Dia 16 de novembro às 11h -
Facebook da Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 18 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Roberto Santos
Dia 19 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Malba Tahan
Dia 20 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 22 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 25 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Dia 26 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 27 de novembro às 11h - 
Facebook da Biblioteca Castro Alves
 
MÚSICA
Ravi Landim e Convidades
 
Ravi Landim e Convidades
Com Ravi Landim
Ravi cresceu imerso nas vivências do MPA de São Miguel Paulista, e teve ali suas primeiras referências de artistas que interpretam suas próprias canções e as canções dos seus. Para além disso, cantam também as histórias do seu território, como chegaram ali, cantam sobre suas vidas e a vida das pessoas próximas. Este projeto nasce da busca por compreender os diversos processos artísticos e trajetórias dos artistas do território, bem como compreender como esses processos se conectam através dos tempos, entre artistas de diferentes gerações.
O projeto consiste na realização de shows com participações especiais de compositorxs e artistas da zona Leste de São Paulo com longa trajetória e agência na periferia alguns ligados ao MPA de São Miguel Paulista, entre eles Edvaldo Santana, Sacha Arcanjo, Gildo Passos, o duo Eder e Lígia e também Renato Gama (compositor, cantor, produtor e musicoterapeuta, líder do grupo Nhocuné Soul e integrante da Sá menina Produções).Serão convidados também artistas da mesma geração de Ravi que também possuem de alguma maneira ligação com o território. Participarão Aloysio Letra, Lílian Rocha, Rodrigo Marrom, Sá Suhett e Alldry Eloíse.
Para a concepção dos shows, convidamos o cineasta e escritor Escobar Franelas, a fim de elaborar o roteiro dos shows e das entrevistas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facrbook transmitido pelo perfil @Ravi
Dia 19 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 20 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 23 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 25 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Dia 27 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 30 de novembro às 20h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli
 
Websérie Suraras do Tapajós
 Websérie Suraras do Tapajós
Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós
Na websérie Carimbó com as Suraras do Tapajós, serão apresentados os aspectos dessa musicalidade afroindigena típica do Norte do país. A websérie em 10 capítulos também irá mostrar como é o dia a dia na aldeia com as crianças e com os mais velhos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita:Facebook transmitido pelo perfil @SurarasDoTapajos
Dia 1o de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 3 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 5 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 8 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Dia 10 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 12 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 15 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 17 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 19 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra
 

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

LGBTQIA+

Chama Mutatis: Ballroom e Suas Linguagens

Chama Mutatis: Ballroom e Suas Linguagens
KIKI CASA DE MUTATIS
Sempre buscando contribuir com a expansão da Cultura Ballroom nas periferias da cidade, onde ainda não tem presença, acreditando que é importante estar e gerar espaços de reconhecimento, respeito e acolhimento surge a chama de ocupar e transitar em espaços públicos da nossa cidade para o chamamento voltado a atenção para representação da nossa cultura. Chama Mutatis: Ballroom e suas linguagens, apresenta os elementos fundamentais para estrutura de uma Ball, por um circuito de 3 lives, que discute através da performance dançada, discotecada e falada essa estética LGBTQIA+, pretas e periféricas que estão presentes desde 1960 e origem lá nos Estados Unidos da América e agora se expande para cena nacional Brasileira.
O Circuito vai da musicalidade, sonoridade ao movimento com performances inéditas das artistas da Casa de Mutatis, que estudam e vem contribuindo de forma independente seus trabalhos na cena ballroom da cidade de SP. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @houseofmutatis
Roda de Chanters: Musicalidade Rima e Improviso
Dia 17 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Dj Set: Voguing Beat e suas vertentes
Dia 18 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Voguing Perfomance: Movimento e Estética
Dia 19 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof

Similares: à uma live de distância

Similares: à uma live de distância
Coletivo Pilares
Durante dez dias, o coletivo pilares vai entrevistar 10 mulheres pretas, uma por dia.
Mulheres vindas de Moçambique, Angola, Portugal, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Para além da fala, similares promoverá encontros entre artistas, escambos entre nações, afetos entre mulheres e muita desconstrução. Esse bate-papo acontecerá de forma online para o público, onde as convidadas participaram presencialmente ou online, de acordo com sua localização.
Será uma convidada por dia, para abordar assuntos diversos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @patriciaJimin
Mulherismo X Feminismo
Dia 3 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Fita métrica
Dia 4 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg
À uma live de distância
Dia 5 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
Segue o samba
Dia 10 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Casamento LGBTQIA+
Dia 11 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Donas do tom
Dia 12 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Milton Santos
Transitar
Dia 17 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Artista e o apelo pela valorização da sua arte
Dia 18 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp
Mães lésbicas
Dia 19 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
Mulheres pretas no sertanejo
Dia 24 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli

SARAU

SARAU PRETAS PERI CONSCIÊNCIA PRETA

SARAU PRETAS PERI CONSCIÊNCIA PRETA
Coletivo Pretas Peri
No mês da consciência preta sempre tentamos visibilizar e ecoar as potencialidades pretas, mas sobretudo periférica, nesses encontros convidaremos artistas para falar como a arte influenciou em sua pretitude, em sua consciência racial, referente ao mundo. uma vez que se entender preto é um processo distinto para cada pessoa, nós queremos falar sobre racismo, mas sobretudo do colorismo e como ele vem sendo importante discussão atual. esse sarau festival é um espaço para reflexão e difusão da arte preta de diversas regiões. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @SarauPretasPeri
Débora Garcia e pocket show Renato Gama
Dia 5 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Elizandra Souza e pocket show com Pamela Carmo
Dia 9 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Julia Mota e pocket show com Yunei Rosa
Dia 10 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Deusa poetisa e o pocket show Umsoh
Dia 12 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
Guaiana e pocket show Edvan Mota
Dia 16 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey
Tayla Fernandes e pocket show Pedro Peu
Dia 17 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Guto Vieira e pocket show Lyryca Cunha
Dia 19 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Mariana Felix e pocket show Aloysio Letra
Dia 23 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Anne Frank
Cleyton Mendes e pocket show Taisson Ziggy
Dia 24 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Daniel Lobo e pocket show Umsoh
Dia 26 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

VOZES PERIFÉRICAS com Academia Internacional de Poetas Pretas


VOZES PERIFÉRICAS com Academia Internacional de Poetas Pretas
A Academia Internacional de Poetas Pretas vem trazer suas poéticas da literatura, dança e hip-hop para o projeto Vozes Periféricas que é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros serão realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas decoloniais. O evento consiste num bate-papo com diferentes autores/autoras periféricos convidados a cada encontro. A cada encontro é tratado um tema e seguido de uma intervenção artística (dança, música, performance, declamação de poesia, etc). Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @juliana.sete
Dia 4 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 6 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 11 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 12 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 13 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite
Dia 18 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Belmonte
Dia 19 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Milton Santos
Dia 20 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Dia 26 de novembro às 18h30 - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo

ESTÉTICAS DA PERIFERIA

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Favelas e Aldeias: Visão e Voz!

Favelas e Aldeias: Visão e Voz!
Coletivo Salve Kebrada
Uma proposta cultural de intervenção artística à partir das vozes e dos olhares de artistas indígenas, negros e periféricos. O objetivo é promover o fortalecimento, valorização e a visibilidade da produção artística de olhares e vozes historicamente perseguidas e silenciadas. Neste evento convidamos o artista Jamal Grafitti que fará uma Live Paint, o escritor e palestrante Olívio Jekupé e a fotógrafa Gabie Pereira para apresentarem suas visões de mundo através da sua arte, num diálogo conduzido pela poeta Larissa Cordeiro.Classificação indicativa: 8 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil @SalveKebrada
Dia 5 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Quantas Áfricas tem na África?

Quantas Áfricas tem na África?
Agbalá Conta
Uma experiência narrativa onde vamos percorrer o continente africano por meio de um mapa lúdico, uma viagem com histórias que nos apresentará as diferentes dimensões culturais do continente. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 20 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @açãoeducativa
Pássaros mágicos e sabichões:
Tem um que fala demais e não deixa a mentira vencer, tem outro que fala de menos e faz muita mágica acontecer. Histórias de diferentes povos tradicionais africanos, que narram as aventuras e sabedorias de diferentes tipos de pássaros e suas relações no tempo que os bichos falavam com as pessoas do povoado, eles são as estrelas das histórias que serão narradas de mãos dadas com músicas e brincadeiras.
Dia 3 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo
No tempo que os bichos falavam:
Histórias de aventuras, sabedorias e descobertas do tempo em que os bichos eram reis, guerreiros, adivinhos e cientistas. Alguns foram bons governantes e dividiram a comida e as terras igualmente, outro ao assumir o trono da floresta quase acabou com uma tradição milenar. Tem bicho que queria que o amigo doente fosse consertado por um ferreiro, e outro que achava que de tudo sabia mas nada fazia pra ajudar os outros. Uma coleção de histórias tradicionais africanas cheias de sabedorias. Diversão e ensinamento pra família toda.
Dia 9 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Obatalá e Oduduá na criação do mundo:
Quando o universo estava em criação, Olorum designou seus filhos Obatalá e Oduduá a cumprir uma importante missão. A criação do Ayê, o planeta Terra, após muitos conflitos enquanto dividiam a mesma cabaça, e viverem muitas aventuras, será que eles conseguiram
Dia 10 de novembro às 15h - Facebook da Biblioteca Narbal Fontes

CIRCO

Freestyle de Palhaces

Freestyle de Palhaces
TRUPE DO FUXICO
Trata-se de um jogo, campeonato entre duas equipes #amarela e #azul, que entram no campo virtual para dar o seu melhor para os internautas. Através de jogos de improviso e presença virtual esses palhaces estarão dispostos a fazer tudo para que seu time seja campeão. A platéia, nossos internautas, terão um papel fundamental neste jogo, pois eles que irão decidir quem ganhará cada rodada jogada, digitando nos comentários: #amarela ou #azul. A palhaça Funúncia é a comandante desta parada e irá conduzir os jogadores e a platéia neste jogo entusiasmado e totalmente interativo, é de suma importância a comandante deste jogo ser uma mulher palhaça, pois queremos trazer a figura feminina como autoridade. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @FuxiconaRede
Dia 3 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 4 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 5 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 de novembro às 14h - Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos

CULTURA INDÍGENA

MBARAETE RAP GUARANI 

MBARAETE RAP GUARANI
XONDARÔ
1 - introdução/ Apresentação MÚSICA 1- “Guerreiro” com MC Xondaro
2- Falar sobre a aldeia Tekoa Itakupe e demais Aldeias da terra indigena Jaraguá -
resistência dos Guaranis em São Paulo
3 – RAP E GRAFITE - falar sobre a linguagem da periferia que dialogam com a Aldeia –
linguagens da artes como resistência
4- Conversa com Tamikuã Txihi – sobre a sua trajetória e seu encontro com a arte, e
grafite
5- Mirage, fala de seu encontro de grafiteiro/periferia com a Aldeia e suas diferente ações
sociais e artísticas junto aos povos Guaranis
6- MÚSICA 2- “ Somos todos da mesma nação” com MC Xondaro
7- Fehar com a apresentação do vídeoclipe : “ROGUATA JUPIVE” do grupo de RAP OS
GUARANI
Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @OzGuarani
Dia 4 de novembro às 19h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta

Confiram as Oficinas Online nas BibliotecasLogo Facebooh e Instagram

 Veja também outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas