Dicas de Leitura - Olimpíadas (infantil)

O lema olímpico é "Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte". A cidade anfitriã dos jogos de 2020 realizados neste ano foi Tóquio. Os cinco anéis olímpicos entrelaçados representam a união dos cinco continentes habitados. Quer saber mais? Veja nossas dicas de leitura de agosto sobre as olimpíadas.

Apesar do nome oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 ainda fazer menção ao ano em que eles estavam previstos para acontecer, optou-se por seu adiamento e as novas datas de realização passaram a ser, respectivamente, de 23/07 a 08/08/2021 e de 24/08 a 05/09/2021. No passado, três edições (1916, 1940 e 1944) precisaram ser canceladas em virtude das grandes guerras na Europa, mas a decisão de adiar os Jogos nunca havia sido tomada em toda a sua Era Moderna. O motivo, conhecemos bem: a pandemia do novo coronavírus, que também impossibilitou os torcedores de assistirem aos Jogos presencialmente.

Com 46 modalidades em disputa, cinco delas (skate, surfe, escalada esportiva, karatê e beisebol/softball) pela primeira vez, a Olimpíada e a Paraolimpíada, assim como toda a cobertura a respeito delas, têm nos proporcionado momentos de alívio e distração em meio a tudo o que tem acontecido no Brasil e no mundo. Além de nos fazer vibrar a cada vitória e medalha e nos emocionar com as derrotas, acompanhar os Jogos nos coloca em contato com diferentes culturas, línguas e sotaques, modalidades e até informações. Você conhece, por exemplo, o termo Fair Play? Ele pode ser traduzido por “espírito esportivo” ou “jogo limpo” e é um conjunto de princípios éticos que norteiam a prática esportiva competitiva. Assim como outros conceitos originados nas (para)olimpíadas, ele pode orientar as práticas do nosso dia a dia e nos ajudar a sermos cidadãos mais coerentes e responsáveis. Pensando nisso, as Dicas de Leitura de agosto sugerem alguns livros que, mantendo o espírito olímpico, estimulam o hábito de leitura dos pequenos e a curiosidade dos adultos.

Capas dos livros das Dicas de Leitura - Olimpíadas (infantil)

Beatriz, a fada aprendiz: a olimpíada das fadas - Emma Thomson
É dia de competição na Escola Nove Desejos. Apesar de ter praticado dia e noite, Beatriz ainda não consegue dar uma cambalhota no ar! Uma historinha encantadora que vem com uma medalha de ouro mágica só para você!

Clara e a Olimpíada de 2016 - Ilan Brenman e Silvana Rando
Treinando para participar das Olimpíadas, Clara encontra a sua maneira de praticar diversos esportes, seja envolvendo sua família, como no levantamento de mãe, ou criando suas próprias modalidades, como o arremesso de boneca e o basquete de meia.

Contos e lendas dos jogos olímpicos - Gilles Massardier
A cada quatro anos, as cidades da Grécia antiga, que viviam em permanente estado de guerra, promoviam uma trégua sagrada e confrontavam-se em competições esportivas na cidade de Olímpia. Os jogos se realizaram durante quatro séculos, até sua proibição, em 394 d.C., pelo imperador romano Teodósio I. Somente em abril de 1896, as Olimpíadas voltaram a se realizar, a primeira tendo como sede justamente a Grécia. Neste volume da consagrada coleção Contos e Lendas, Gilles apresenta informações históricas sobre os Jogos Olímpicos, como essa da sua origem, através de narrativas ficcionais. São nove contos que abordam essa grande competição esportiva a partir de diferentes aspectos. No primeiro deles, que se passa no ano de 2026, um cientista consegue impedir uma grande guerra nuclear que porá fim à vida na Terra enfatizando a importância dos jogos ao longo da história da humanidade e sua relação com a paz. Os contos tratam ainda da busca pela superação dos limites físicos; do uso de doping; do significado de símbolos como as argolas entrelaçadas e a tocha olímpica; da quebra de preconceitos propiciada pelo esporte, e principalmente da importância de competir, e não apenas vencer.

O estranho caso dos jogos olímpicos - Geronimo Stilton
Geronimo Stilton e Intrometido Cuíco se envolveram em um caso estranho nas Olimpíadas. Enquanto Stilton fazia a cobertura das competições, eles perceberam que uma única equipe vencia todas as provas. E todos os atletas dessa equipe eram muito parecidos uns com os outros - tudo muito estranho. Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Odisseia olímpica: a história das Olimpíadas e seus heróis - Marcos Abrucio
O autor traça um panorama das Olimpíadas, em Olímpia no leste da Grécia, em 776 a.C., até 2004, de novo na Grécia. Destaca histórias fascinantes e curiosas de "homens e mulheres derrotando o cronômetro, superando fraquezas e vivendo grandes aventuras para se transformarem em heróis." Um presente para todos os apaixonados por narrativas de superação de si próprios e que sabem que, na história das Olimpíadas, como na vida, participar desta odisseia já é uma vitória.

Olimpíadas: os jogos olímpicos através dos tempos - Richard Platt e Manuela Cappon
O leitor pode conhecer a história das Olimpíadas, de uma pequena competição local na Grécia antiga até um grande evento internacional no século XXI. Conheça os atletas e acompanhe os jogos, de cidade em cidade. Treinos, batalhas, trapaças, lucros, protestos, tragédias, recordes e ouro... muito ouro.

Olimpiadas na cidade Fazendinha - Gilberto José Bertevello 
A obra traz onze pequenas histórias sobre esporte, abordando onze modalidades diferentes, suas rotinas e desafios: handebol, basquete, canoagem, judô, atletismo, vôlei, natação, tênis, futebol, ginástica olímpica e nado sincronizado. Alguns ídolos, técnicos e atletas de alto nível que se destacaram em cada uma das modalidades abordadas, como Aurélio Miguel do judô, Daiane dos Santos da ginástica ou Xuxa na natação, por exemplo, são personagens do livro.

Lendas do Japão - Margaret Presser
O livro traz um pouco da rica cultura oriental, com três lendas repletas de aventuras, que encantam as crianças do mundo todo.
 

ADULTO

Os arquivos das olimpíadas - Maurício Cardoso
Obra que traz relatos apaixonados e verdadeiros da vida por trás de resultados e número de medalhas. Os atletas são apresentados como seres humanos, e não como máquinas. Entre outros assuntos, você pode conferir a lista completa de todos os ganhadores de medalhas, de todas as provas desde 1896, ou os resultados de todos os brasileiros que participaram das competições. Além de um livro de aventuras humanas, é também uma obra de consulta para ser usada sempre.

Japão - João Osvaldo Nunes, Manira Okimoto Nunes e Rosana Bond
Em 1932, o jovem casal de agricultores Kiyoshi e Fumie deixa para trás um Japão empobrecido e parte em busca de melhores oportunidades no Brasil. Mas o sonho de enriquecer e voltar para a terra natal é desfeito pela dura realidade das fazendas de café. Quarenta anos depois, os três netos de Kiyoshi e Fumie refazem a jornada de seus avós, no sentido inverso. Vão para o Japão, agora uma potência mundial, com os mesmos sonhos e esperanças dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil. Conteúdo geográfico - o território, a população e o clima: a ocupação do espaço; o problema da moradia; a preocupação com o meio ambiente. A recuperação do pós-guerra: a transformação de um país agrícola em uma potência industrial. O modelo japonês de desenvolvimento: a robotização, o just-in-time, o controle de qualidade, as relações trabalhistas. A imigração japonesa para o Brasil. - Dekasseguis: os brasileiros no Japão.

 personagem do livro Clara e as olimpíadas de 2016

O Brasil somou 21 medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Foi a melhor campanha do país na história das Olimpíadas ocupando o 12º lugar no quadro geral de medalhas.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis.  Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Veja as Dicas de Leitura - Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada ou Rio 2016, e outras Dicas de Leitura.