Reabertura gradual das Bibliotecas Públicas e Pontos de Leitura

Cinco bibliotecas e três Pontos de Leitura reabrem parcialmente com serviços de matrícula, empréstimo e devolução de livros. Atualizada em 28 de junho.

Com a prorrogação da fase de transição do Plano SP de enfrentamento da pandemia do Covid-19, cinco bibliotecas  reabriram para o público em 26 de abril e três Pontos de Leitura em 6 de maio de 2021. A volta de todas as unidades de CSMB e seus serviços será feita aos poucos, seguindo protocolos de segurança, sendo que neste primeiro momento, os serviços de matrícula, empréstimo e devolução de livros foram adaptados. O acesso ao acervo permanece fechado.

A Biblioteca Mário de Andrade e as bibliotecas do Centro Cultural São Paulo também reabriram ao público e têm regras específicas. Veja mais informações em Orientações sobre a retomada do atendimento presencial nos sites da BMA e do CCSP.

Bibliotecas de bairro de CSMB abertas de segunda a sexta-feira das 11h às 15h:

 Pontos de Leitura com informação de abertura gradual


Matrícula, Empréstimo e Devolução são os serviços oferecidos à população neste momento.

1. Como faço para devolver os livros que emprestei antes da pandemia?
A devolução de materiais emprestados poderá ser feita na entrada/área de atendimento da biblioteca aberta que lhe esteja mais próxima.

2. Posso devolver o livro em uma biblioteca diferente da que retirei?
Os livros pertencentes às 53 bibliotecas de bairros e Biblioteca Monteiro Lobato podem ser devolvidos em qualquer uma das oito bibliotecas de bairros que estão abertas. Livros da Biblioteca Mário de Andrade, Bibliotecas dos CEUs e Bibliotecas do Centro Cultural devem ser devolvidos apenas nos mesmos.

3. Há penalidades pelo atraso dos livros?
Todos os materiais que estão emprestados, com vencimento durante o período da pandemia, poderão ser devolvidos quando as bibliotecas reabrirem, sem prejuízos ou suspensões aos leitores. Materiais em atraso referentes a outros períodos anteriores à pandemia, também poderão ser devolvidos, em acordo com as diretrizes da “Semana do Perdão” de cada biblioteca.

4. Preciso desinfetar os livros antes de devolver?
Não, os livros devolvidos ficarão em quarentena e serão higienizados adequadamente pela equipe da biblioteca.

5. Preciso agendar horário para ir à biblioteca?
Não será necessário. Você poderá ir diretamente à biblioteca, dentro do horário de atendimento e respeitando as diretrizes de segurança e distanciamento social orientadas pela equipe local.

6. Quais os procedimentos de segurança adotados para receber o público na biblioteca?

  • Uso de máscaras obrigatório;
  • Aferição de temperatura de usuários e funcionários na entrada dos equipamentos;
  • Limpeza e higienização de todo o espaço interno e externo das bibliotecas;
  • Reorganização do layout com definição e demarcação dos espaços e locais para atendimento, circulação, entrada e saída de funcionários e público;
  • Adoção da recomendação da distância mínima de 1,5m entre as pessoas;
  • Instalação dos equipamentos e/ou objetos que criam as barreiras de distanciamento entre funcionários e público;
  • Fixação da sinalização em locais previamente estabelecidos e de acordo com o Plano de Retomada da Secretaria Municipal de Cultura;
  • Suspensão de acesso direto ao acervo para usuários. Um funcionário é responsável por acessar as estantes, de forma a evitar o fluxo de indivíduos no mesmo espaço.
  • Estabelecimento de período de quarentena para todo material devolvido, em acordo com estudos e pesquisas científicas mais recentes sobre o tempo de vida do vírus em diferentes superfícies.

7. Preciso me inscrever para emprestar livros nas bibliotecas? Devo renovar minha matrícula anualmente?
Sim. É necessário se matricular na biblioteca para retirar livros. Para tanto, no ato da inscrição, apresente o original de um documento de identidade que pode ser: Carteira de identidade - RG, Carteira profissional, Carteira de ordem ou conselho de classe, Carteira de motorista, Certificado de reservista, Carteira de estudante UBES/UNE ou Passaporte.
Você deve apresentar também um dos comprovantes de residência com seu nome, de seus pais ou cônjuge, emitidos nos últimos três meses: Contas de água, gás, luz ou telefone, Extrato bancário ou correspondência de órgãos oficiais, Recibos e carnês, Fatura de cartão de crédito, Holerite ou Boletos bancários postados pelo correio.
A sua inscrição é válida por um ano a partir da data de seu cadastramento e deve ser renovada ao vencer, porém todos os usuários que tiveram vencimento de março a dezembro de 2020 foram automaticamente revalidados até a data de 31 de dezembro de 2020.

8. Posso retirar livros neste período de pandemia?
Sim. É possível emprestar até cinco materiais, com prazo de devolução para até 30 dias.

9. Como faço para escolher os livros que quero uma vez que o acervo não está aberto para o público nas bibliotecas?
Você pode consultar o Catálogo Online para escolher sua próxima leitura e saber em quais bibliotecas estão disponíveis os livros selecionados. A pesquisa pode ser feita por título, autor ou assunto. A consulta ao acervo e outras informações também podem ser pelo e-mail ou telefone das bibliotecas que já reabriram. Se for presencialmente, você poderá escolher seus livros nos expositores que estarão em área isolada. O usuário escolhe material, sem tocá-lo. O atendente pega o material, realiza os procedimentos de registro e entrega ao usuário.

10. Preciso reservar o livro antes de ir à biblioteca para retirá-lo?
É recomendável, mas não obrigatório, para garantir que o livro desejado esteja à disposição quando for retirá-lo. Você poderá utilizar do Catálogo Online para busca de itens do acervo e realizar suas reservas via e-mail ou telefone da biblioteca aberta mais próxima.

11. Quantos livros posso retirar de uma vez e quanto tempo posso ficar com eles emprestados?
Máximo de cinco materiais, com prazo de devolução para até 30 dias.

12. Posso renovar por telefone, e-mail ou outro canal de comunicação?
Para evitar a necessidade de renovações e deslocamentos pela cidade, o prazo de permanência/empréstimo dos materiais foi estendido de 14 para 30 dias.

13. É seguro emprestar livros nas bibliotecas públicas?
Sim. Estamos tomando todas as medidas necessárias para a segurança do público e funcionários. A forma mais segura de garantir a desinfecção de livros é o isolamento. Aplicar quaisquer tipos de produto ou solução nesses materiais, pode ocasionar danos irreversíveis para a obra, assim sendo, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas adotou o fechamento dos acervos e o isolamento de materiais que sejam devolvidos ou manuseados por um período de quarentena de oito dias. As medidas sanitárias e ações adotadas têm como base diretrizes internacionais e os protocolos da Prefeitura da Cidade de São Paulo, com o objetivo garantir a segurança e saúde dos profissionais que atuam na organização e seus usuários.

use máscara

Atenção, a quarentena não acabou. O novo coronavírus causa a doença respiratória denominada de COVID-19, responsável pela morte de milhares de pessoas em cinco continentes. A COVID-19 chegou ao Brasil no dia 26 de fevereiro.

Plano de retomada de espaços SMC - fase de transição de 18 à 24 de abril.

Consulte o site da Secretaria de Saúde - Coronavirus para obter informações sobre a doença e das ações de SMS.

A Secretaria de Relações Internacionais faz um levantamento internacional de recomendações e medidas adotadas para o enfrentamento da Covid-19 com a finalidade de contribuir para a formulação de projetos e ações de contenção que estão sendo aplicadas na cidade de São Paulo. O documento é atualizado semanalmente, acesse todas as edições do mapeamento de ações internacionais de enfrentamento ao coronavírus.

Controladoria Geral - Transparência COVID-19 - sados, legislação e informações específicas a respeito das medidas tomadas para o combate ao coronavirus.

use máscara corretamente - a covid mata, não importa a idade