Programação Cultural online abril 2021 - Acessível em Libras

Semana de Estudos e Leituras, com Literatura e Contação de Histórias.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas 

SEMANA DE ESTUDO E LEITURA

LITERATURA 

Livros na minha casa

Livros na minha casa
Cia. Circo de Trapo
O mediador de leitura e autor Marco Antonio Ponce traz histórias e poesias através dos livros infantis. Entre um livro e outro são apresentadas brincadeiras com letras, palavras e canções inspiradas na infância. A apresentação virtual conta com tradução simultânea em libras e gera gosto pela leitura de forma prazerosa e livre de obrigações. Classificação indicativa: A partir de 2 anos. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo. Acessibilidade: Libras
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @CircodeTrapo 
Dia 16 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg (atualizado)
Dia 5 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 6 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Dia 7 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 9 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 12 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Jayme Cortez
Dia 13 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 14 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca Narbal Fontes
Dia 15 de abril às 18h - Facebook da Biblioteca InfantoJuvenil Monteiro Lobato

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

SANKOFA: VOLTAR, BUSCAR E TRAZER!

SANKOFA: VOLTAR, BUSCAR E TRAZER!
Com Alline Santana
Muitas histórias, diversão e uma viagem pela nossa cultura, ao todo são 10 apresentações diferentes que nos convida a conhecer lugares diferentes e a nossa cultura num exercício movido à afeto e aprendizado. Interpretado pela atriz e contadora de histórias Alline Santana e convidados que misturam a fantasia com música e a troca de saberes utilizando instrumentos e objetos construídos de forma sustentável e que ajudam a narrar histórias incríveis. Todas as histórias possuem um título literário como base e contam com a tradução em LIBRAS.Classificação indicativa: A partir de 3 anos. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravado.Acessibilidade: Libras
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil respectivo de cada Biblioteca
TERREIRO NOSSO: QUINTAL ANCESTRAL
Dona Gertrudes abre a porta de sua casa e nos apresenta seu quintal. Um Terreiro cheio de sementes, flores, frutos, folhas e chão pisado, onde cada muda tem sua história.
Dia 12 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte
RIO DE CONTAS
Duas crianças se encontram na estrada, uma está se mudando do sertão para cidade, a outra, da cidade para caatinga. Nesse encontro há muita prosa, música, saudade e curiosidade de quem quer entender para onde está indo: A cidade é igual ao sertão? A caatinga é igual a cidade?
Dia 13 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa
HISTÓRIAS DE ONÇA
A narrativa "Histórias de onça" é uma adaptação da obra de Ruth Guimarães, onde personagens (animais, insetos e ser humano), com seus diferentes saberes e habilidades, se organizam de forma a dobrar a poderosa caçadora, enganando e fugindo das garras do felino.
Dia 14 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia
VÁ TE EMBORA
"Vá te embora, que quero brincar" conta a história Ikini e Alara, duas crianças gêmeas, que com muita brincadeira, se lançam na aventura de libertar seu povo das armadilhas mortais "daquele que não se pode pronunciar o nome".
Dia 15 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Roberto Santos
MAMA ÁFRICA
Mama África narra a história de Agbara, uma mãe que precisa mandar mensagens para sua filha, mas não sabe se comunicar com as palavras escritas, então cria uma linguagem materna para se expressar.
Dia 16 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Chácara do Castelo
DESAGUAR
"Desaguar" apresenta Auí e suas irmãs, que tentam acalmá-la do medo do escuro, da noite, do sono e dos sonhos. Cantando cantigas e contando histórias de água, para fazer a pequena Auí descansar um pouco e parar de chorar. Será que elas conseguirão?
Dia 19 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral
CIRCO DE BOLHA
Respeitável público o "Circo Bolha de sabão" chegou! E quando o circo ocupa uma comunidade, tudo se move ao seu redor. Pois, o circo é uma beleza mambembe, ligeira e suspensa, como a bolinha de sabão. Querem ver?
Dia 20 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Castro Alves
A VOLTA QUE O MUNDO DEU
O último dia de apresentação do "Circo bolha de sabão" na comunidade. É hora de desmontar a lona, traçar a nova rota e seguir adiante. Quem vai? Quem fica? Todos levam e deixam algo.
Dia 21 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Malba Tahan
O POVO QUE ESCUTAVA LONGE
"O povo que escutava longe" narra a história de Yeté, curumim que aprende com seus familiares e parentes como colocar o ouvido na Terra e escutar quem se aproxima, para assim, estar pronto para o que vier.
Dia 22 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp
SILÊNCIA
"Silência: a palhaça sem voz" é uma saga divertida e lúdica pelo mundo do silêncio e das palavras. Como se aprende a falar? É a pergunta que move e envolve Silência e o mundo que a cerca.
Dia 23 de abril às 17h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey

Histórias da Rua das Casas Pequenas

Histórias da Rua das Casas Pequenas
Com Liz Moura
Uma casa é feita de paredes, portas, janelas, mobília, família, silêncio e saudade. As casas de Andersen vão além, são feitas de muitas histórias. Histórias da Rua das Casas Pequenas, uma narração de histórias inspirada nos contos escritos por Hans Christian Andersen. São cinco pequenas casas que compõem uma rua, em cada casa mora uma história, ao abrir cada porta, vamos conhecer a história de amor entre um soldadinho de chumbo e uma bailarina, a aventura da pastora e o limpador de chaminés, a descoberta do mundo pelos olhos de cinco ervilhas e muitas outras histórias.Classificação indicativa: A partir de 5 anos. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravado. Acessibilidade: Libras
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @LizMoura
A menina dos fósforos / O menino mau
Dia 14 de abril às 16h - Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo