Programação Cultural online março 2021 - Acessível em Libras

Dia Internacional da Mulher com Música e Literatura e Dia Internacional da Infância com Contação de Histórias.

 Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MÚSICA
Segue o Samba

Segue o Samba
Coletivo Alcova
Esse momento que estamos atravessando requer de nós muito respeito, responsabilidade, equilíbrio e principalmente autocuidado. Pensando em trazer respiro e leveza para os espectadores e seus dias na quarentena que o Coletivo Alcova apresenta o espetáculo músico poético, Segue o Samba. É um projeto musical que homenageia mulheres no samba, com intervenções poéticas e mistura do samba de raiz com o samba contemporâneo e autoral, interpretados pelas vozes potentes de Alldry Eloise e Dani Rosa, duas sambistas com características vocais distintas e marcantes.
Em cada apresentação as cantoras contarão as histórias e a importância das mulheres no samba. Serão 10 apresentações, 10 mulheres e muitas histórias a serem contadas. Entendendo que todas as pessoas devem se sentir incluídas e representadas, todas as apresentações terão acessibilidade em Libras.Classificação indicativa: a partir de 10 anos . Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo.  Acessibilidade: Libras
Página/perfil onde será feita:Facebook transmitido pelo perfil @coletivoalcova
Dia 16 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 18 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 19 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 20 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 23 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 26 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 27 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Helena Silveira
Dia 30 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector
Dia 31 de março às 17h30 - Facebook da Biblioteca Álvaro Guerra

LITERATURA
Slam Delas: Brasil x África [Culturas Negras]

Slam Delas: Brasil x África [Culturas Negras]
Coletivo Alcova
O Slam Delas: Brasil x África é um campeonato de poesia falada onde 12 poetas se enfrentam numa batalha inédita e totalmente online. São 6 poetas brasileiros e 6 poetas diretamente do continente africano. O objetivo principal é, além de unir culturas, aproximar poetas que antes da pandemia estavam afastados pelo espaço e a distância, mas que hoje se aproximam, dividem experiências e saberes.
Formado por Jessica Marcele, Deusa Poetisa, Patrícia Meira, Daniela Rosa e convidadas, o Coletiva Alcova trafega,constrói, desconstrói e se recria na educação e produção cultural. Tem como objetivo alinhar tramas já entrelaçadas de pluralidades sociais, pessoais e físicas, utilizando a cultura e arte como fio condutor e vetor à segregação. Abraçando a definição de Alcova, buscar espaços acolhedores, de conforto para a alma, lugar de encontro. Nesta edição, o Slam Delas vai contar com um time especial de juradas: Jady Maria Bandeira, Myla Silva, Thaiany Campos, Monique Martins (Amora), Luz Ribeiro, Cristina Assunção, Jô Freitas, Juliana Jesus, Luja e Luana Milani. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 90 min. Formato da apresentação: Ao Vivo. Acessibilidade: Libras
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @slamluso
Dia 3 de março às 17h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
Dia 5 de março às 17h - Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 6 de março às 17h - Facebook da Biblioteca Milton Santos
Dia 12 de março às 17h - Facebook da Biblioteca Cora Coralina
Dia 13 de março às 17h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Histórias para adiar o fim do mundo

Histórias para adiar o fim do mundo
Cia Passarinho Contou
A proposta “HISTÓRIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO” é uma coletânea de dez narrativas diferentes em que o tema “cuidado do meio ambiente e sustentabilidade” estão presentes em todas as sessões.Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 min. Formato da apresentação: Gravado. Acessibilidade: Libras
João Jiló
Página/perfil onde será feita:Facebook transmitido pelo perfil da comunidade @thayame.passarinhocontou 
Um menino arteiro, apelidado de Jiló não está satisfeito com suas artes e, resolve caçar passarinhos. Mas o passarinho que está vivinho da silva dentro da barriga do menino, depois de ter sido caçado e devorado pede saída. Adivinha como e o que vem depois? Essa história é um conto da tradição oral brasileira.
Dia 1o de março às 15h - Facebook da Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Cocô de Passarinho
Uma vila cheia de árvores e passarinhos é visitada por grandes empreendedores que querem derrubar tudo e construir um grande shopping. As crianças propõem uma votação e adivinha quem ganha essa briga? Resposta: os passarinhos.
Dia 2 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Paulo Setúbal
Fauna e Manacá
Duas crianças percebem que algo não está bem com o nosso planeta, e começam uma aventura de investigação para descobrir o que está acontecendo: Muitas indústrias, consumo inconsciente, monocultura, individualismo, são itens encontrados e colocados na listinha das descobertas dos amigos Fauna e Manacá que pediram ajuda para a Vovó Naná e os passarinhos. O que Fauna e Manacá podem fazer com essa descoberta, já que ele e ela são duas crianças querendo salvar o planeta? Festa! A Festa foi a solução encontrada para comunicar a todas amigas e amigos que nós precisamos olhar pro planeta, se perceber parte dele e contribuir. E não estamos falando de uma festa simples e, sim, de uma festa à fantasia com a participação da Comadre Fulozinha, do Saci, do Boto rosa e toda Fauna e Flora trazida para essa festa. Vem brincar essa festa à fantasia e descobrir como salvar o planeta, você vem?
Dia 3 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof
O elfo e a sereia
Uma história de amor e amizade entre dois seres protetores na natureza.
O elfo é protetor da mata. A sereia, protetora das águas. O encontro deles acontece e é uma história de aventura, fantasia e desafio de proteger a fauna e a flora do Brasil dentro e a fora. Será que é possível esse encontro entre seres diferentes?
Onde será que eles conseguem se encontrar sem deixarem seus reinos de água e terra? Vem descobrir essa aventura.
Dia 4 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava
O leão e o passarinho
Um leão agricultor está arando a terra quando de repente é surpreendido pela queda de um pequeno ser de asas feridas. Um leão no tamanho todo de leão resolve fazer alguma coisa. Que coisa você acha que é essa?
Não! O leão é vegetariano, e o passarinho vira seu melhor amigo. Quer saber como isso aconteceu?
Dia 5 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant’Anna
Tartaruga voa sim
Um sonho de voar, mas você é pesada dizem alguns, mas podemos te ajudar sugere a Fauna toda. E ela vai realizar seu sonho. Mas para realizar seu sonho, uma pesquisa da geografia da Terra precisa acontecer. E uma aventura de rios, mares e pedras é revelada nessa história. Um conto de tradição oral africana sobre colaboração e natureza.
Dia 8 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite
Monstro rosa e seus amigos
Um monstro muito monstruoso não está feliz na sua terra natal. Ele é rosa e ninguém espera tamanha ternura de um monstro. Isso faz com que sua vida fique um pouco difícil. No desafio de sair pelo mundo e encontrar seu lugar, o Monstro rosa descobre que a Terra precisa de ajuda, então ele se alia a super amigos para melhorar o planeta em que vivemos.
Dia 10 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Jayme Cortez
Ombela, menina das águas
Inspirada num conto de tradição angolana, essa história conta a aventura de uma menina com uma forte conexão com as águas. Sua amizade com passarinhos nos faz conhecer um pouco das origens das águas doces e salgadas que nutrem o planeta.
Dia 11 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Brito Broca
O boitatá e os boitatinhas
História inspirada nos contos de tradição do Brasil e no livro do mesmo título da editora Boitatá.
Seres encantados da floresta precisam de ajuda humana para proteger a mata da ambição de homens que querem derrubar muitas árvores. Uma missão que só pode se tornar real se todxs ajudarem. E como sempre, quem motiva a transformação são as crianças.
Dia 12 de março às 15h - Facebook da Biblioteca José Paulo Paes
Crescer pra passarinho
Dois irmãos crescem entre brincadeiras de rio e de árvores. Aprendendo da natureza, das ciências e das gramáticas de chão. Depois de todos esses saberes os tios da cidade perguntam o que eles planejam ser quando crescer.
Sem resposta certa, o tempo é que revela como cresceram pra passarinhos esses dois irmãos.
Dia 13 de março às 15h - Facebook da Biblioteca Lenyra Fraccaroli