Programação Online da Biblioteca Affonso Taunay - Março 2021

Mediação de leitura, Contação de Histórias, Dicas de Leitura, Música, Hora da poesia, e Teatro.

Programação de março 2021 da Biblioeca Affonso Taunay

Mediação de Leitura
Vai começar mais uma era uma vez
Com a Equipe da Biblioteca
Contação de História é uma importante ferramenta na formação da identidade e valores de toda criança e para os adultos trabalha com a memória afetiva. Histórias ajudam a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional. Fazíamos isso presencialmente na Biblioteca, mas por conta do virús COVID 19, estamos fazendo on line, onde selecionamos um livro ou conto e fazemos um vídeo para apresentação. Classificação indicativa: Infantil e Adulto. Duração: depende da história contada. Normalmente são vídeos curtos no máximo 10 minutos.
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 (Segundas-feiras) às 16 h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Família Violão
Com Wilson Hermogenes
Aulas online de violão para terceira idade
Classificação indicativa: 3ª Idade. Duração: 60 min.
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 (Terças-feiras) às 12 h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Curtindo uma leitura
Mediação de leitura para 1ª infância
Com a equipe da Biblioteca
O ato de ler para as pessoas gratifica o leitor, dando a possibilidade de lidar com suas emoções e conviver com outras vidas e outros mundos. Fazíamos isso presencialmente na Biblioteca, mas por conta do virús COVID 19, estamos fazendo on-line, onde selecionamos um livro ou um conto e fazemos um vídeo para apresentação. Classificação indicativa: Infantil. Duração: depende da história contada. Normalmente são vídeos curtos de no máximo 10 minutos
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 (Terças-feiras) às 14h30 - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Hora da dica
Com a equipe da Biblioteca
Orientações sobre a Língua Portuguesa, despertando o conhecimento da nossa língua de forma mais informativa e lúdica. Classificação indicativa: jovem e adulto. Duração: 3 min.
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (Quartas-feiras) às 14h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Hora da poesia
Com os Jovens Monitores Culturais da Unidade
Publicação de poesias de um determinado poeta a cada semana. Classificação indicativa: Livre.
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (Quartas-feiras) às 14h30 - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

O mundo da fantasia
Mediação de leitura para 1ª infância
Com a equipe da Biblioteca e com crianças voluntárias
O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. São vídeos sobre as experiências das nossas crianças com a leitura. A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, não deve ser algo imposto. Para isso, o pedido feito para os pais para que as crianças fizessem o vídeo foi feito de forma que os pais respeitassem as crianças e deixassem que elas se sentissem à vontade e que escolham as histórias que chamam mais sua atenção, permitindo que a criança leia ou manuseie primeiro o livro e depois conte para postarmos. O momento de leitura sempre deve ser um momento prazeroso para os pequenos. Classificação indicativa: Infantil. Duração: depende do vídeo da criança que nos é passado. Normalmente são vídeos curtos no máximo de 10 minutos
Dias 4, 11,18 e 25 (Quintas-feiras) às 16 h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Contação de histórias com o time da Taunay
Com a equipe da Biblioteca
O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, atualmente on line, como dica de leituras para favorecer essa familiaridade com os livros. Neste momento onde estamos de quarentena a produção de vídeos para as crianças oferecendo contação de histórias é uma forma de resgatar o repertório de histórias das crianças.Classificação indicativa: Infantil. Duração: depende da história contada. Normalmente são vídeos curtos de no máximo 10 minutos.
Esse mês serão postadas as seguintes histórias: dia 5 – Não me toca seu boboca; dia 12 – Poema diversidade; dia 19 – O direito das crianças e dia 26 – Ou isto ou aquilo.
Dias 5, 12, 19 e 26 (Sextas-feiras) às 14h30m - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

PRÊMIO ZÉ RENATO - TEATRO

Circulação de Berenices online
Grupo Morpheus de teatro (Edital Zé Renato)
O grupo Morpheus Teatro realizará uma circulação on-line com a obra audiovisual nascida do espetáculo teatral Berenices, que foi contemplado com a 10° Edição do prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo. A obra traz a história da pequena Berenice e seu encontro consigo mesmo e suas emoções. A chegada de um irmãozinho dispara na menina uma explosão de sentimentos.
O título em plural sugere quantas versões de si mesma Berenice conhecerá ao longo da história. Uma jornada íntima de descoberta de um mundo interior povoado de sentimentos, por vezes contraditórios, que podem se expandir ou serem controlados de acordo com metáforas visuais construídas pelos artistas em cena, através da linguagem do teatro de bonecos e das máscaras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 16h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay