Dicas de Leitura - John Le Carré

As Dicas de Leitura de fevereiro relembram o escritor britânico de romances de espionagem John Le Carré, falecido em dezembro passado aos 89 anos.

As Dicas de Leitura de fevereiro homenageiam John le Carré, pseudónimo do escritor britânico David John Moore Cornwell que nasceu em Poole, Inglaterra, em 19 de outubro de 1931 e faleceu no dia 12 de dezembro de 2020. Sua experiência no serviço secreto britânico lhe proporcionou conhecimento para desenvolver enredos em seus livros de espionagem que se desenvolveram no contexto da Guerra Fria. Introduziu em sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos da América no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano.As bibliotecas públicas da cidade possuem várias obras do autor. Escolha a sua e boa leitura!

capas dos livros das Dicas de leitura em homenagem a John Le Carré

A Casa da Rússia (The Russia House)
Katya Orlova, amiga e ex-amante de Dante, um famoso cientista soviético, tenta entregar um livro do seu amigo a Bartholomew Blair, um editor inglês, para que este a publique no Ocidente. A obra, que contém segredos militares que podem ser vitais para a defesa do Ocidente, é extraviada e fica na posse dos Serviços Secretos Britânicos. Estes, especialmente o sector conhecido como Casa da Rússia, pretendem que Blair se encontre com Katya para descobrir quem é o autor destas obras e se há veracidade nas informações. Contudo, a aproximação de Katya com Blair, não só física mas também emocional, vai agitar com as instruções primeiramente dadas a Blair. Adaptado para cinema.

A Garota do Tambor (The Little Drummer Girl)
Martin Kurtz, um espião israelita que trabalha numa agência clandestina, recruta Charlie, uma atriz de esquerda radical da Inglaterra, como parte de um elaborado esquema para descobrir o paradeiro de Khalil, um terrorista palestino. Joseph é o agente encarregado de Charlie. O irmão mais novo de Khalil, Salim, é sequestrado, interrogado e morto pela unidade de Kurtz. Joseph faz-se passar por Salim e viaja pela Europa com Charlie, a fim de fazer Khalil acreditar que Charlie e Salim são amantes. Quando Khalil descobre o caso e contacta Charlie, os israelitas descobrem o seu paradeiro. Charlie é levado para campos de refugiados palestinos para ser treinada como bombista e se torna simpatizante com a causa palestina, e as suas lealdades divididas levam-na perto do colapso. Charlie é enviada numa missão para colocar uma bomba numa palestra dada por um israelita moderado cujas propostas de paz não são do gosto de Khalil. Como resultado, Joseph mata Khalil. Charlie, posteriormente, sofre um colapso mental causado pela tensão da sua missão e das suas próprias contradições internas. Adaptado para cinema.

Nosso Fiel Traidor (Our Kind Of Traitor)
O jovem casal britânico Perry e Gail – ele, professor universitário, ela, advogada – está de férias em um resort paradisíaco em Antígua. Eles pretendem tirar alguns dias de folga para jogar tênis, relaxar e descansar à beira-mar. Mas, ironicamente, se veem em meio a uma perigosa missão que os colocará frente a frente com um dilema ético. O casal acaba se envolvendo no plano do criminoso russo Dima, que pretende fazer um acordo com o Serviço Secreto britânico: entregar os nomes e os detalhes de um esquema internacional de lavagem de dinheiro, pelo qual é o “principal responsável”, e, em troca, será transferido para a Inglaterra, sob novo nome, com a família – uma mulher obcecada por santos e orações, uma linda jovem de 16 anos, os gêmeos pré-adolescentes e duas meninas recém-adotadas que tiveram os pais assassinados pela máfia russa. Dima se agarra ao jovem casal na esperança de que eles intercedam a seu favor em sua terra natal. E, com isso, Gail e Perry aceitam o difícil papel de ajudar a transferir a nada discreta família para um esconderijo temporário, tornando-se assim parte do árduo jogo de espionagem após a Guerra Fria.

O Espião que Sabia Demais  (Tinker, Tailor, Soldier, Spy)
Quem espia os espiões? Na gélida Inglaterra do início dos anos 1970, em plena guerra fria e nos momentos finais da derrocada do Império britânico, George Smiley parece ser o homem certo para essa tarefa. Forçado a se aposentar do Circus — uma divisão de elite do Serviço Secreto inglês — depois do fracasso de uma missão arquitetada por seu ex-chefe, conhecido como Control, Smiley ainda tenta entender o que deu errado. Ele é convocado por um importante político a ouvir a história de Ricki Tarr, um agente durão treinado para missões no Extremo Oriente. Tarr revela seu encontro em Hong Kong com uma agente soviética desiludida com a vida de espiã e decidida a desertar. Enquanto tenta contatar o serviço inglês, a mulher desaparece, mas deixa um diário no qual revela que há um agente duplo infiltrado no alto escalão do Circus. Smiley não tem dúvidas de que a história é verdadeira e que esse agente pode ter sido responsável pelo fracasso de diversas operações, inclusive a que o afastou do serviço secreto, e também por vazamento de informações para os soviéticos. Sua missão agora é encontrá-lo e destruí-lo. Adaptado para cinema.

O Espião Que Saiu do Frio (The spy who came in from the cold)
Numa época em que Berlim ainda convivia com o muro que a dividia em dois, Leamas, um espião britânico, chefiava um grande grupo de agentes ocidentais que agiam no lado soviético da cidade alemã. Na Berlim Oriental, espiões de muitas nacionalidades e ideologias lutavam silenciosamente numa verdadeira terra de ninguém, onde a vida humana não tinha muita importância. Em um momento particularmente difícil, Leamas vê o último agente da rede que chefiava ser morto ao tentar fugir para o lado ocidental da cidade. Derrotado e desiludido, ele volta para sua cinzenta Londres. Mas não consegue se afastar de sua guerra. Acaba voltando ao combate e ao fogo cruzado das mentiras, traições e dissimulações do jogo da espionagem internacional. Mais uma vez ele é obrigado a penetrar na Cortina de Ferro para a tarefa mais difícil de sua vida. Uma missão que o deixa frente a frente com uma situação inesperada, quando o amor o expõe ao fogo cerrado das metralhadoras. Adaptado para cinema.

O Homem mais Procurado (A Most Wanted Man)
Após o 11 de Setembro, Hamburgo tornou-se uma cidade suspeita, depois que alguns dos autores do atentado se mudaram para lá. A fim de evitar novos hóspedes indesejados, impôs aos imigrantes estado de emergência. Um dia, na calada da noite, um jovem checheno faminto entra clandestinamente na cidade. Em uma bolsa pendurada ao pescoço ele carrega uma quantidade expressiva de dinheiro. Trata-se de um muçulmano devoto que afirma chamar-se Issa. Constantemente vigiado, ele mudará a vida de todos com que mantiver contato, principalmente a de Annabel, uma jovem e idealista alemã especializada em direitos humanos, e a de Tommy Brue, um banqueiro influente, que descobre que o banco de sua família mantém uma conta em nome do pai de Issa, um líder militar cruel que acumulou riquezas por meio de práticas desumanas. Motivados por diferentes ideais, Tommy e Annabel acabam se aliando e se unem para defender Issa, acusado de colaborar com o terrorismo. Adaptado para cinema.

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener)
Conta a história de Justin Quayle, um diplomata inglês e jardineiro amador nas horas vagas. Justin e sua mulher, Tessa, vivem na África. A esposa do diplomata parece ser o seu oposto. Conhecida como a Princesa Diana dos pobres africanos, Tessa é uma raridade - uma advogada que acredita na justiça. Durante uma missão misteriosa, a jovem inglesa é assassinada brutalmente perto do Lago Trukuna, no norte do Quênia. Seu companheiro de viagem, um médico que trabalha junto a ONGs internacionais desaparece da cena do crime sem deixar vestígios. Com isso, Justin parte em uma odisséia pessoal na busca dos responsáveis pelo assassinato e da verdadeira história de sua própria esposa. Adaptado para cinema.

Um Legado de Espiões (A Legacy of Spies)
Peter Guillam, parceiro leal e discípulo de George Smiley no Serviço Secreto Britânico, também conhecido como Circus, aproveitava a aposentadoria na fazenda da família na costa sul da Bretanha quando uma carta enviada pela agência de inteligência britânica o convoca a ir a Londres. O motivo? Seu passado na Guerra Fria veio à tona para confrontá-lo. As operações de espionagem que costumavam ser a menina dos olhos da agência estão sendo examinadas por uma geração que não possui nenhuma memória da Guerra Fria. Agora, alguém terá de pagar pelo sangue inocente derramado em nome de um bem maior. A hora do acerto de contas chegou. Intercalando passado e presente para que cada um conte a própria história, John le Carré nos presenteia com uma obra-prima da espionagem.

Uma Verdade Delicada (The Delicate truth)
Uma operação secreta antiterrorismo chamada Vida Selvagem está sendo montada em Gibraltar, a mais preciosa colônia da Coroa britânica. O objetivo: capturar um negociador de armas jihadista. À frente do esquema está Fergus Quinn, alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores. A operação é tão delicada que nem mesmo o jovem e idealista Toby Bell, braço direito de Quinn, está a par dos detalhes. Ao suspeitar de uma conspiração iminente, Toby é logo tirado de cena. De acordo com fontes oficiais, Vida Selvagem ocorreu sem derramamento de sangue e foi bem-sucedida. Três anos depois, Toby Bell retorna de uma passagem pela embaixada britânica em Beirute. Quando entra em seu apartamento, encontra um envelope deixado por Christian Probyn. Ainda desconfiando de que o ministro escondia algo importante, Toby responde ao chamado desse homem desconhecido. Sir Christopher Probyn, um diplomata britânico aposentado, foi convocado — sob o codinome Paul Anderson — para ser os olhos e os ouvidos de Fergus Quinn durante a operação. Após ouvir a versão do experiente Probyn e com informações coletadas sorrateiramente, o jovem funcionário da Coroa descobre que há muito mais escondido no relato oficial. Ao saber que a verdade pode ter consequências devastadoras, ele se vê obrigado a escolher entre sua consciência e o dever para com o Serviço.


Veja também outras obras de John Le Carré disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas: A Guerra no Espelho,
A Vingança de Smiley, Amigos Absolutos, Nosso jogo, O Alfaiate do Panamá, O Amante, Ingênuo e Sentimental, O Canto da Missão, O Gerente Noturno, O Morto ao Telefone, O Peregrino Secreto, Sempre um Colegial, Single & Single, Um Crime entre Cavalheiros, Um Espião Perfeito, Uma Pequena Cidade na Alemanha.

Informações sobre John Le Carré na Wikipédia.

Site de John Le Carré

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis.  Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Veja outras Dicas de Leitura.